por Erickson Rosa

Aprenda o mantra da gratidão

Quero nesse texto ensinar a você uma forma simples de mudar a sua realidade. Não estou falando de mudar sua realidade de uma maneira mágica, mas sim modificar a forma que olha para os acontecimentos em sua vida, pois quando mudamos nosso olhar, modificamos nossa forma de entender e de agir na realidade. Vou explicar nesse breve texto como o mantra da gratidão pode gerar uma visão de abundância, substituindo a visão de falta em sua vida.

Mudando a visão

Quando temos uma visão de falta, olhamos para nossa vida sempre na espera de uma mudança. Acreditamos que no futuro as coisas poderão ser melhores, que se conseguirmos a situação específica aí sim seremos felizes. Nesse cenário nossa atenção está naquilo que nos falta, sem notarmos o que já possuímos. Ao olhar para seu ser e ver todas as capacidades que possui e tudo aquilo do que é capaz, sua visão de falta se transforma em abundância. 

Pode ser que nesse momento não consiga ver em si toda sua capacidade e veja apenas aquilo que lhe falta. É como olhar para uma macieira carregada de maças e procurar abacaxis. Obviamente, não terão abacaxis, mas essa macieira é muito abundante. A questão é que o seu olhar está procurando aquilo que ela não possui, ignorando todas as maçãs. Será que você não está fazendo isso consigo hoje?

Ser grato

Leia também "Gratidão – Uma ferramenta poderosa para a transformação"

Ser grato não é simplesmente um sentimento de retribuição, mas um entendimento da sua incrível natureza. É um sentimento de profundo reconhecimento da natureza criativa que existe em cada ser vivo nesse planeta. No Budismo, chama-se essa natureza de Dharmakaya. A incrível capacidade que temos de criar nossa realidade. Podemos modificá-la através de nosso olhar, pensamento, palavras e ações. Modificamos através do olhar quando mudamos a forma como olhamos para determinado fenômeno. Por exemplo, talvez você veja em sua vida muitos problemas e não enxergue nada por ser grato. Mas quem sabe poderia agradecer por estar lendo esse texto, por poder ter acesso a esse conhecimento, por poder tomar um banho quente, por estar vivendo. Existem diversas coisas muito simples em nossa vida e que esquecemos de agradecer, mas que se nos tirassem iriam fazer muita falta como, por exemplo, a luz do sol.

Precisamos ser gratos diariamente pelas coisas simples que a vida nos provém, pois em nossa sociedade, muitas vezes, somos facilmente enganados a pensar que a felicidade está na capacidade de adquirir as coisas. Ledo engano. Quando compramos ou conquistamos algo, sentimos prazer, que com o passar do tempo se esvai. A gratidão pelas verdadeiras coisas que nos fazem felizes, como o contato com quem amamos e até mesmo as dificuldades que nos fazem crescer, é que são os verdadeiros causadores de nossa felicidade.

Mantra da gratidão

Por essa razão, para poder ajudar você a ampliar sua visão para uma mais abundante, é que ofereço o mantra da gratidão. Realize-o todo dia pela manhã e à noite antes de dormir. Recite-o assim:

"Sou grato pela minha vida, pelas pessoas que conheci, que convivo e que ainda conhecerei. Sou grato pelos meus pulmões que me enchem de vida, pelo sol que me traz o calor. 

Sou grato pelas pessoas que amo e que me geram felicidade. Sou grato pelas pessoas que tive alguma dificuldade de relacionamento, pois foram mestres de minha vida emocional e espiritual. Sou grato pelas coisas simples que tenho e por todas as coisas boas que acontecem em meu dia. Que a gratidão preencha meu ser."

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.