Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Os 4 mandamentos do Budismo

As religiões orientais têm despertado o interesse de muitas pessoas que buscam uma espiritualidade que se volta para dentro, para a introspecção e o autoconhecimento. Uma dessas religiões, o budismo, possui uma sabedoria que pode ajudar muito em dias turbulentos como os que vivemos hoje. Se você compreender os quatro pilares que sustentam a filosofia budista, pode encontrar uma nova forma de ver o mundo e a vida. E, quem sabe, isso pode te ajudar a evoluir e se tornar uma pessoa melhor. Leia abaixo um pouco sobre esse quatro pilares, também chamados de “o caminho das quatro verdades”:

O sofrimento se manifesta - Dukkha

Tudo o que passamos é um tipo de sofrimento. Os desejos causam sofrimento. O apego ao passado causa sofrimento. Não aceitar que a morte é inevitável causa sofrimento. As coisas são passageiras e devemos aceitar isso para não nos apegarmos, gerando mais sofrimento desnecessário. Devemos aceitar a vida como ela é: passageira. Assim causaremos menos tormento em nossa caminhada.

De onde surge o sofrimento - Samudaya

De acordo com o budismo, a causa primordial de todo sofrimento é o desejo. Os seres humanos desejam a todo instante e isso causa sofrimento. Muitos dos nossos desejos nascem de sentimentos egoístas, como a ganância e a inveja. Se combatermos a raiz dos sofrimentos, conseguiremos acabar com eles.

O fim do sofrimento - Nirodha

O sofrimento é inevitável se tivermos desejos. Se conseguirmos combatê-los, evitando também os sentimentos egoístas que os causam, conseguiremos dar um fim ao nosso sofrimento. Por isso a expansão da consciência é necessária para reconhecer esses desejos e conseguir eliminá-los um a um, com o objetivo de um dia alcançar o nirvana.

O caminho que leva ao fim do sofrimento - Margha

Devemos cessar os desejos para findar o sofrimento, mas como fazer isso? É a quarta nobre verdade do budismo. Buda criou um método para conseguirmos alcançar esse estado. Ele o chamou de “nobre caminho óctuplo”. São métodos que levam a pessoa a seguir as outras três nobres verdades e, com isso, atingir a quarta e última verdade do budismo, acabando de vez com o sofrimento.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.