por Equipe Horóscopo Virtual

Dicas para aprender a se perdoar

Uma das maiores lições que precisamos levar para toda a nossa vida é o perdão. O perdão é libertador. Quando alguém nos fez mal e não o perdoamos, o mal cometido continua nos acompanhando. Só aprendemos a superar de verdade um momento ruim quando perdoamos. E, se perdoar os outros é importante, mais ainda é sabermos perdoar a nós mesmos.

Para evoluirmos como pessoas, é preciso que perdoemos os erros que fizemos lá atrás, senão nunca teremos a força para seguir em frente e melhorar. Quem não se perdoa abdica dos próprios sonhos, pois nunca se considera merecedor das coisas boas que a vida traz. E também não aprende com o que passou, pois nunca consegue ver além da culpa e do erro. A falta de autoperdão leva a uma vida opaca e vazia.

Aprender a se perdoar, como tudo na vida, exige determinação. Pode ser difícil, como em geral é mais difícil para aceitarmos nossa próprias falhas do que as dos outros, mas é possível. E aprender a se perdoar é essencial para viver uma vida mais feliz, cheia de amor e plenitude. Conheça algumas dicas podem ajudá-lo nesse processo.

Identifique as origens desses sentimentos negativos - seus medos, sua insegurança, a inveja que sente de alguém - nem todas as nossas emoções são bonitas, mas todas são válidas

É preciso compreender de onde se originaram para que possamos viver acima delas. A partir daí, determine a responsabilidade pelos seus erros - o que foi de fato cometido por você e onde você não teve escolha, ou a escolha certa estava fora das suas mãos? Assumir suas responsabilidades impede que você assuma uma posição de vítima, ou que se culpe por tudo o que há de ruim no universo, além de trazer força para continuar no seu processo de perdão.

Lembre-se de que seus erros não te tornam uma pessoa ruim

Você pode ter agido de forma negativa, ou não impedido algo de ruim de acontecer. Ainda assim, é digno de perdão. Os seus erros não anulam os seus atos bons, e é por esses atos que você deve guiar sua vida. Aceite que você não vai mudar o passado e pare de se desgastar com esse desejo. Mas não finja que ele não existiu. Ao contrário, aprenda com ele. Estruture sua mentalidade com o conhecimento que você trouxe do seu passado e tudo aquilo que deseja para o seu futuro.

Aceite que a perfeição é inatingível, e que todos erram

Um dia você também vai errar de novo, mas não fique paralisado por esse pensamento. Acredite num futuro onde você, novamente, será capaz de superar esses erros. Acredite em si mesmo e nos seus sonhos. E, então, perdoe-se. Deixe que a luz desse momento de perdão ilumine a sua mente e te guie para que, nos dias que virão, a culpa e o medo não te impeçam de se amar e ser feliz.


Artigo escrito por Ana Beatriz Monteiro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.