por Erickson Rosa

Os 6 benefícios do perdão

Viver é se relacionar e se relacionar é administrar nossos pontos de diferenças. Muitas vezes esses pontos de diferenças geram mágoas, sejam essas mágoas feitas por uma má comunicação, por um instinto de defesa, ou por uma maneira de afastar o outro, o ponto é que isso gera rancor e tal sentimento faz mal a nossa saúde e nossa alma.

Sabe-se hoje, através de diversas pesquisas, que a mágoa e o rancor aumentam a probabilidade de doenças como câncer, problemas cardíacos, ansiedade, etc.

Por essa razão o perdão é algo que traz inúmeros benefícios a sua saúde, tanto física quanto psicológica. Separei para você os seis benefícios principais do perdão para que você comece a libertar seu coração hoje mesmo.

Vamos aos seis benefícios de soltar as amarras que seguram a dor em seu coração:

1. Diminui o estresse:

No momento em que perdoamos, em que soltamos de nosso coração a necessidade de vingança, isso acaba por ter um poderoso efeito fisiológico. O cortisol, hormônio relacionado com o estresse acaba sendo reduzido e isso se traduz em uma melhora de nosso sistema nervoso. A mágoa produz mais estresse e é capaz de gerar mais ansiedade. 

2. Melhora o ritmo cardíaco:

A redução do estresse equilibra e harmoniza seu coração. Diversas pesquisas realizadas demonstraram que pessoas que guardam rancor possuem ritmos cardíacos mais altos, enquanto que pessoas com maior capacidade de perdão possuíam ritmos menos acelerados. Cuide de seu coração e não permita que ele guarde sentimentos que o prejudicam.

3. Mais disposição:

Quando perdoamos nos sentimos leves e livres. Nada mais prende nossa vontade e podemos voltar nossa atenção às verdadeiras felicidades da vida. Quanto mais nos prendermos ao sentimento e a necessidade de vingança (e que muitas vezes chamamos de justiça) mais limitaremos nossa felicidade. Solte seu coração.

4. Aumenta sua longevidade: 

Vive mais quem perdoa mais. É o que revela estudos com pessoas centenárias. Esse é uma das características das pessoas que possuem longevidade. Quanto mais perdoar os erros dos outros e também os seus próprios verá que sua vida fluirá mais livre, e fluindo livre ela também irá durar mais.

5. Melhora seus relacionamentos:

Muitas vezes temos mágoas com pessoas que amamos, e acabamos nos apegando no rancor e na situação que nos fez sofrer. Às vezes esquecemo-nos de dialogar, de falar o que pensamos e de perdoar. Exatamente, perdoar quem amamos. Perdoar melhora nossos relacionamentos porque passamos a ser mais autênticos e verdadeiros com aqueles que amamos. Perdoe para que você possa viver melhor ao lado de quem ama.

6. Felicidade: 

Como ser feliz se seu coração está preenchido com vingança, raiva e rancor? Um dos passos da felicidade é perdoar, deixar seu coração livre, não pelas outras pessoas, mas por você. Ter mágoa em seu coração é carregar um veneno que aos poucos mata sua alegria de viver. Perdoe agora mesmo.
Depois de todos esses benefícios o que você está esperando para começar a liberar seu coração das mágoas que ele carrega? Não faça isso com você, liberte seu coração das amarras do rancor. Garanto a você que a vida ficará muito mais leve e mais colorida.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.