Dicas para cada signo começar a meditar

Olhos fechados, pernas cruzadas e pronunciando “Ommmmm”. É assim que muitas pessoas imaginam a meditação, mas você sabia que ela não é bem assim? Há muitas outras formas de meditar, como meditar em grupo, fazer meditações guiadas ou explorar a arte enquanto medita.

Como cada pessoa tem uma personalidade diferente e essa personalidade é influenciada pelos signos do zodíaco, encontrar o tipo de meditação que mais combina com você pode ser essencial na hora de experimentar a meditação.

Sendo assim, confira a lista que preparamos com as dicas e as melhores técnicas para que cada signo comece a praticar a meditação e a aproveitar seus benefícios, que incluem diminuição do estresse, sensação de bem-estar e, é claro, melhora na relação consigo mesmo. Veja!

Áries

Agitados e com bastante energia para gastar, os arianos podem ter dificuldade para encarar uma sessão de meditação daquelas tradicionais, sentados na posição de lótus por uma hora consecutiva.

Mulher correndo com um sorriso

Para eles, talvez a melhor opção seja fazer meditações em movimento, como praticar corrida e fazer exercícios de respiração enquanto passeiam por aí. Às vezes, porém, fazer um “tratamento de choque” e tentar ficar quietinho e em silêncio pode ser engrandecedor.

Touro

Taurinos gostam de estabilidade e são criaturas bastante pacientes, então as formas mais tradicionais de meditação podem ser muito boas para eles, especialmente se forem mais longas, de 30 minutos a 1 hora, para que eles sintam aquela sensação de conforto que amam.

Encante-se com os benefícios da meditação no chuveiro

E esse é justamente o ponto-chave: conforto. Para que eles comecem a explorar a meditação, encontrar um lugar confortável e usar roupas leves e agradáveis são fatores essenciais, por isso devem se lembrar disso na hora de organizar suas sessões de meditação.

Gêmeos

Geminianos são inquietos e bastante agitados, então sua mente nunca está focada e “parada” em um lugar. Para eles, o melhor tipo de meditação pode ser aquele que envolve exercícios de respiração.

Quando nossos níveis de adrenalina sobem, um dos principais sinais disso é a nossa respiração descontrolada e descompassada. Dessa forma, fazer meditação com foco na respiração profunda e ritmada pode ser uma boa maneira de acalmar os sempre agitados geminianos.

Câncer

Os emotivos cancerianos precisam ver uma explicação profunda e humana em tudo o que fazem, então eles provavelmente vão adorar sessões de meditação não só em grupo, mas em grupo com pessoas que não tenham condições financeiras ou acesso à informação para começar a praticar meditação.

Grupo de meditação

Além disso, como adoram ajudar pessoas, talvez o maior incentivo para eles seja começar a praticar meditação tendo em mente aprender a técnica para ensiná-la e proporcionar mais qualidade de vida para muitas outras pessoas.

Leão

Qualquer situação que ofereça aos leoninos a oportunidade de se destacar e ser notado é extremamente interessante para eles. Meditações em grupo, portanto, podem ser um belo incentivo para que eles deem seus primeiros passos numa prática nova.

Em grupos, leoninos podem entrar em contato com novas pessoas, destacar-se e ser notados, o que vai ajudá-los a matar essa vontade enorme que têm de aparecer e de serem admirados.

Virgem

Virginianos não dão ponto sem nó, então têm muita dificuldade de fazer qualquer coisa se não estiverem bem claros os motivos pelos quais eles estão investindo seu tempo tão precioso naquela atividade.

Saiba quais são as 5 formas de respirar na meditação

Para que possam aproveitar adequadamente a meditação e para que se animem a começar a investir tempo nessa prática tão benéfica, é essencial que eles vejam um objetivo nisso. É ter mais foco? É combater o estresse? Seja qual for o motivo, eles só precisam que ele esteja claro e cristalino.

Libra

Librianos são seres que precisam de equilíbrio em qualquer coisa que façam na vida, então encontrar uma maneira de harmonizar uma prática mental, como é a meditação, é essencial para que eles se animem para começar algo do tipo.

Mulher fazendo yoga no parque

O que pode animá-los a embarcar nessa prática é o yoga, que une conceitos da meditação, de controle de respiração e foco no momento presente com atividade física e movimentos, que acompanham esse momento de interiorização.

Escorpião

Escorpianos são pessoas conduzidas pelos seus desejos, sejam eles românticos, afetivos e sexuais ou relacionados à vida profissional, aos seus projetos, às relações com os amigos e por aí vai.

Para eles, portanto, a meditação deve estar acompanhada de uma mudança no estilo de vida, abandonando uma postura de querer para adotar uma postura de ser grato. Se não houver essa mudança de mentalidade, a paz da meditação será uma gotinha num oceano de desejos desenfreados que eles têm.

Sagitário

Os bem-humorados e bem-apessoados sagitarianos amam estar na presença de pessoas e adoram fazer tudo em companhia. Talvez a ideia de meditação em grupo funcione para eles, mas também muitas pessoas em volta possam ser distrações, visto que os sagitarianos podem acabar querendo largar a meditação e ir conversar.

O melhor, provavelmente, é optar por meditações guiadas, aquelas em que, com fones de ouvido, ouvimos alguém que conduz nossa meditação, dá instruções e sugestões. Dessa forma, os nativos de Sagitário não vão se sentir desacompanhados, mas não vão se distrair de maneira desnecessária.

Capricórnio

Nenhum signo precisa da meditação tanto quanto Capricórnio. Focados em seus objetivos e em suas vidas profissionais, eles podem acabar engolidos pelo estresse e podem se perder em meio a tantas responsabilidades e necessidades da vida.

Mulher meditando em casa com cachorro ao lado

Para eles, portanto, a meditação deve ser um momento calmo, individual, de reencontro consigo mesmo e com a sua essência, por isso a meditação mais tradicional, de pernas cruzadas e em silêncio completo, pode ser a melhor para eles.

Aquário

Aquarianos são criaturas que precisam de novidade o tempo todo, então ficar sentado por horas todos os dias pode ser uma coisa bastante maçante, por isso é importante que encontrem uma maneira de variar a meditação, a fim de que se animem a realizá-la.

Duas opções são boas para eles: meditações guiadas, que podem proporcionar uma experiência diferente em cada prática, ou procurar lugares que ofereçam tipos diferentes de meditação, o que vai atrai-los prontamente.

Peixes

Piscianos amam navegar pelos mares de suas mentes, então, para eles, pode ser bastante difícil o “não focar em nada” que a meditação exige. Há, porém, uma coisa que eles amam e que podem ser de grande ajuda na hora de meditar: a arte!

Colocar uma música em língua desconhecida ou instrumental para tocar pode ser exatamente aquilo que os nativos de Peixes precisam para mergulhar nessa prática. Explorar seus dotes artísticos pintando também pode ser uma grande ideia para eles!

Aposte em dicas para relaxar o corpo e a mente

E aí, o que achou da dica que separamos para o seu signo? Não importa qual seja a sua personalidade, a meditação pode ser de grande ajuda para combater o estresse e fazê-lo se aproximar de si mesmo. Sendo assim, dê uma chance para essa prática mudar a sua vida de uma vez por todas.