por Equipe Horóscopo Virtual

Dicas para quem quer iniciar uma meditação

Os benefícios da meditação são cada vez mais evidentes. Ainda mais agora que a ciência comprova com seus estudos que ela pode ajudar a diminuir o estresse, a ansiedade e outros males de quem vive na correria o tempo todo. O problema é que, para muitas pessoas, meditar não é algo fácil. Vivemos com os pensamentos tão ligados e tão frenéticos o tempo todo que fica difícil focar e se concentrar na meditação. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a dar os primeiros passos para aprender essa prática oriental que ajuda a tantas pessoas. Veja abaixo!

Lugar e horário 

Tentar aprender meditação em um lugar não adequado só vai dificultar a tarefa. Por isso, é importante que você tenha um lugar e horário adequado para a prática. Escolha um lugar que seja o mais silencioso possível e no qual as pessoas não te atrapalhem. Evite lugares com movimento e perto de onde passem muitas pessoas fazendo barulho. Quanto ao horário, é bom ter uma hora fixa todo dia para criar o hábito. Recomendamos logo pela manhã, quando você acordar, ou antes de dormir, para aproveitar as horas do dia em que existem menos barulhos ao redor.

Preste atenção na respiração 

Antes de tentar qualquer técnica de visualização ou concentração mental, comece por algo mais fácil, mas muito importante: o controle da respiração. Feche os olhos e repare em como você está respirando. Tente aos poucos controlar o fluxo de ar que entra e sai de seu corpo. Não tenha pressa e respire lentamente. Aos poucos, vai ficar mais fácil controlar a forma como você respira. Comece devagar e sem pressa.

Não tente parar os pensamentos 

No começo, é normal que, quando você feche os olhos, os pensamentos venham em um turbilhão para a sua cabeça. Não tente forçá-los a sumir. Pará-los de forma abrupta no começo, é muito difícil. Apenas observe-os como se fosse uma terceira pessoa. Não interfira no que vier. Observe os pensamentos e deixe-os fluírem. Aos poucos, você vai perceber quais são mais fortes e quais são mais fracos e como eles podem ser passageiros. Mas, nesse momento, aprenda a observá-los.

Foco no presente 

Um ensinamento muito importante que existe em diversas correntes de pensamento oriental, entre elas o zen budismo, fala sobre a importância de focarmos no presente, no aqui e agora. Toda vez que você perceber que começou a soltar a mente para muito longe, pare e volte a sua atenção para a respiração. A respiração acontece no presente e parar para reparar nela é uma forma de trazer a consciência para o que o seu corpo está fazendo no momento presente. Esse é um dos primeiros passos para melhorar o foco nas meditações.

Volte aos poucos 

Quando achar que a meditação já está na hora de terminar (ou se der o tempo estipulado por você), abra os olhos lentamente e sinta cada parte do seu corpo. Essa é uma forma de fazer a mente voltar ao seu estado comum sem ser de forma brusca. Depois disso, agradeça a si mesmo por ter se dado a oportunidade de aprender a meditar. A gratidão sempre é uma boa forma de encerrar toda atividade que você se propor a fazer. Obrigado por ler esse texto até aqui!


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.