por Erickson Rosa

Como iniciar a prática da Meditação

Richard Davidson, famoso neurocientista americano, comprovou em suas pesquisas que o hábito de meditar pode gerar mudanças cerebrais que modificam seu modo de pensar, agir e até mesmo de sentir. Isso significa que ao meditar podemos mudar a forma que observamos a vida e que agimos diante das dificuldades. Segundo Davidson, a meditação reduz a ansiedade, auxilia no combate contra a depressão, além de propiciar uma qualidade melhor de vida.

Contudo, nem todas as pessoas conseguem sentar para meditar. Possuem dificuldade em iniciar a meditação, exatamente por acreditarem ser muito difícil. Neste texto, quero ensinar a você como iniciar nessa prática de maneira simples e eficaz. No final deste artigo, quero ainda fazer-lhe um convite especial, por isso leia todo o texto se realmente deseja iniciar nessa prática. Vamos lá!

Como iniciar a Meditação - Motivação

Antes de iniciar a prática temos que começar pela motivação que irá gerar o ato de meditar. Para isso, você precisa trabalhar 3 passos simples.

  • 1º Passo: Entenda que é um hábito que deve cultivar. A meditação é um hábito, assim como tomar banho, escovar os dentes ou lavar o rosto. Esses hábitos de higiene, você faz todo dia para manter seu corpo saudável, mas e sua mente? Para manter a mente saudável devemos ter o hábito de meditar. Se você pensa em apenas começar a prática para relaxar um pouco, sugiro que aprenda técnicas de relaxamento. A meditação deve ser praticada diariamente para manter sua mente clara, limpa e serena.

  • 2º Passo: Compreenda os benefícios que ela gera em sua vida. A meditação possui inúmeros benefícios que auxiliam sua vida. Desde a redução da ansiedade até controle hormonal. Se você sabe desses benefícios consegue se motivar para gerar o hábito em sua vida.

  • 3º Passo: Saiba que meditar é ter um tempo consigo. Quando meditamos, criamos um ponto de refúgio do mundo. Ao meditar você observa suas emoções, seus pensamentos e cria uma proximidade com seu interior. Na maior parte do dia estamos concentrados em olhar para fora, para os problemas, as tarefas e nossas obrigações. Quando meditamos, mudamos o foco de nossa lente para o nosso interior e assim damos a atenção que precisamos.

Iniciando a prática

  • 1º Sente-se: Iniciamos a prática com algo simples que é o sentar. Dentro do budismo ZEN se diz que meditar é apenas sentar. Sentar é fácil, mas o mais difícil vem pelo “apenas”. Basta sentarmos para que a nossa mente comece a gerar mil pensamentos. Mas cuidaremos disso depois. Primeiro escolha um local confortável e sente-se onde ninguém irá incomodá-lo.

  • 2º Não se mova: Parece uma instrução simples, mas aqui iremos testar a nossa capacidade de controlar impulsos. Como estamos o dia inteiro nos movendo em direção das nossas tarefas, sair desse hábito requer controle mental. Para isso, podemos treinar a nossa mente simplesmente controlando o impulso de se mover ao ficarmos parados. Tente ficar em uma posição confortável e não se mover. Assim treina essa capacidade de controlar impulsos e ter maior autocontrole.

  • 3º Foque em sua respiração: Mantenha sua atenção em sua respiração. Comece focando no ar entrando e percorrendo seus pulmões. Posteriormente faça que o ar vá até o baixo ventre (diafragma) e sinta o ar saindo por seu nariz de maneira suave. Faça isso por pelo menos 5 minutos no seu dia.

Claro que essas são as primeiras instruções para começar a prática de meditar. Mas eu preparei algo especial para ajudar você nessa caminhada.

Convite especial:

No dia 26/03/17, eu realizarei um evento online e gratuito. Um Workshop sobre os primeiros passos da meditação. Se quiser saber mais e se inscrever gratuitamente, basta acessar o link.

Um grande abraço e até o próximo artigo! 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.