Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Entenda o significado e os benefícios da Mirra

Se você conhece a história do nascimento de Jesus Cristo, já deve ter ouvido falar da mirra – um dos presentes que os três reis magos levaram para Jesus na manjedoura. Mas você sabe o que é a mirra e o que ela significa na Bíblia? Atente-se ao artigo e entenda profundamente tudo sobre ela!

O que é a mirra?

Mirra é uma planta medicinal que pode beneficiar a saúde humana de inúmeras formas – “Commiphora myrrha” é o seu nome científico. Árvore que pode chegar a cerca de cinco metros de altura e que possui caules espinhosos, a mirra originou-se no nordeste da África e pode ser encontrada em outras localidades como no Oriente Médio, na Tailândia e na Índia, por exemplo. O mais curioso desta planta é que ela nasce e cresce em solos extremamente secos, onde é grande a incidência de luz solar. Como não precisa de umidade para florescer, é considerada uma "sobrevivente" e símbolo de amor e força.

A resina obtida dos seus caules também é intitulada mirra e é comumente utilizada na preparação de diversos tipos de medicamentos e itens com incumbências espirituais. Essa planta é repleta de propriedades benéficas ao organismo humano e é utilizada desde a Antiguidade na produção de incensos e fragrâncias.

Mirra e os três reis magos

Imagens de três Reis Magos

Levar um ramo de mirra para uma criança pode parecer um presente meio incomum, mas a verdade é que a Bíblia é repleta de significados que necessitam de interpretação. No dia em que Jesus Cristo nasceu, os três reis magos levaram três presentes a ele: ouro, incenso e mirra. Cada um desses itens possui um significado espiritual muito grandioso e importante.

Nesse contexto dos reis magos, a mirra é um símbolo da vitória da vida sobre a morte, isto é, da imortalidade – pois eles já sabiam que Cristo era o Messias, que chegara ao mundo para salvar o povo dos pecados. Além dessa narração, a mirra ainda está presente em outros contextos bíblicos, ao ser utilizada para como remédio para cessar sangramentos e dores e como ingrediente em processos funerários.

Conheça os incensos mágicos que atraem boas energias

Essa planta medicinal foi o primeiro ingrediente que Deus escolheu para produzir o azeite ungido para o Tabernáculo de Moisés. Também foi o cosmético base do longo tratamento de beleza de Ester.

Dando ainda mais sentido ao seu significado, a mirra, junto com o vinho, foi oferecida a Jesus enquanto estava crucificado, para que a sua dor fosse aliviada. Já em seu sepultamento, o corpo de Cristo foi preparado com essência de mirra e mais alguns aloés.

Mirra no mundo espiritual

Itens de Mirra espalhados com flores cor-de-rosa

Para o mundo espiritual, a mirra simboliza a feminilidade do Cosmos. Ela é tida como a representatividade da pureza da alma e da compreensão do ser e é utilizada com a intenção de desfazer amarras, desatar nós e, por conseguinte, direcionar as pessoas à própria purificação.

Tais características tornam a mirra uma planta poderosa, que pode ser transformada em incensos e óleos usados em técnicas e rituais que proporcionam limpeza energética, proteção e cura espirituais e promovem bênçãos àqueles que os utilizam com a intenção correta. Mas além disso, a mirra é conhecida por atrair boas energias e positividade. Pessoas que de alguma forma a utilizam afirmam que a presença dessa planta promove sensação de harmonia, de autoconhecimento e de ternura.

Veja 13 simpatias de proteção com sal grosso

Espiritualmente falando, a mirra causa tranquilidade e calma por meio dos seus aromas, além de promover um renovo energético e espiritual.

Benefícios da mirra

Óleo essencial de Mirra

A mirra é uma planta que carrega consigo inúmeras propriedades medicinais e, por isso, pode beneficiar o corpo humano. Ela possui ação antisséptica, antibacteriana, antimicrobiana, cicatrizante, anestésica, aromática, antioxidante, entre muitas outras. Confira a seguir alguns de seus benefícios:

– Trata e previne a presença de fungos e bactérias. Desde a Antiguidade, a mirra é utilizada para o tratamento de feridas, irritações e alergias na pele, acne e infecções. Ela é um grande remédio natural para a gengivite.

– Promove saúde ao fígado. Pelo seu alto teor de antioxidantes, a mirra protege o fígado durante determinados tratamentos medicamentosos.

– Alivia o processo digestivo. Essa planta auxilia na nossa digestão e promove alívio a diarreias e problemas estomacais.

– Rejuvenesce a pele. A mirra possui propriedades que ajudam a manter a saúde da pele em dia. Age como um hidratante para as peles secas e previne as rugas.

– Pode prevenir o câncer. Ela tem o potencial de evitar que células cancerosas se proliferem no organismo humano.

Descubra quais são as plantas que afastam maus espíritos

– Ajuda na cura de úlceras. A mirra possui propriedades que aumentam as células necessárias para que o organismo seja mais eficaz no processo de cura.

– Relaxa. Muito utilizada na aromaterapia, a mirra pode promover estados relaxantes de acordo com o seu modo de uso.

– Hipotireoidismo. Ela é eficaz na diminuição dos sintomas causados pela má atividade fisiológica da glândula tireoide.

– Alivia doenças respiratórias. Por ser um expectorante, a mirra alivia congestão nasal, tosses e sintomas causados por resfriados.

Como a mirra pode ser encontrada

Ela pode ser produzida e encontrada de inúmeras formas. Algumas pessoas compram as suas folhas para fazer chá, outras utilizam o seu óleo ou essência, enquanto outras preferem a sua forma de incenso. Confira algumas formas em que essa planta pode ser encontrada e saiba como usá-las:

– Pó de mirra para chá

Colher com pó de chá

O chá de mirra é ideal para a saúde bucal, pois elimina bactérias e tonifica as gengivas. Também é uma opção para aqueles que possuem problemas estomacais e digestivos. Além disso o vapor do chá quente é benéfico contra doenças respiratórias.

Ingredientes

- 02 colheres de sopa de pó de mirra

- 01 colher de café de sal marinho

- água

Modo de preparo

Coloque a mirra e o sal em uma xícara de chá de água fervente. Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos e beba ainda morno. Também é válido fazer bochecho com o chá uma vez por dia.

Obs.: O chá de mirra não deve ser consumido por grávidas e nem por mulheres em período de amamentação.

Confira 7 plantas que equilibram os chakras

– Óleo de mirra

O óleo de mirra possui propriedades que causam um efeito calmante e hidratante na pele e promove bem-estar e equilíbrio quando usado em aromaterapias. Se você deseja hidratar a sua pele, acrescente duas gotas do óleo de mirra para cada colher de sopa de creme hidratante; se deseja melhorar o seu humor, coloque de cinco a seis gotas do óleo em um aromatizador; se quer promover o rejuvenescimento da pele, misture três gotas de óleo de mirra em uma colher de sopa de óleo de coco, espalhe a mistura no rosto e deixe-a agir por 10 minutos.

Obs.: É importante deixar o óleo de mirra longe do alcance das crianças. Caso haja qualquer reação adversa, procure um médico.

– Incenso de mirra

Incenso de Mirra

O incenso de mirra possui relação com a purificação e é capaz de eliminar energias negativas, além de renovar forças e promover a sensação de relaxamento e tranquilidade, purificando qualquer tipo de ambiente.

Para beneficiar-se das propriedades desse incenso, ascenda-o como de praxe e deixe a fumaça tomar conta do ambiente desejado. O diferencial nessa forma de uso é a intenção com que você receberá o aroma. Foque em energias positivas e naquilo que você deseja absorver do perfume da mirra.

– Sabonete de mirra

O sabonete de mirra promove a hidratação e a saúde da pele. Muitas pessoas o fabricam em casa, mas também é possível encontrá-lo em lojinhas naturais ou orgânicas. É indicado tomar banho com esse sabonete três vezes na semana, de preferência com intervalo de um dia.

O que você achou de todas essas informações sobre a mirra? Além de ter um grande simbolismo na Bíblia Sagrada, essa planta é cheia de benefícios para a saúde humana. Compartilhe esse artigo com os seus amigos e mostre a eles os poderes da mirra!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.