Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Equilíbrio emocional: como conseguir?

Se você está lendo esse texto é porque está ansioso demais, com problemas no trabalho, em casa, ou simplesmente com vontade de esfregar a cara de alguém no asfalto. Pode parecer exagero? Sim, mas a questão é que ao não termos nosso equilíbrio emocional estabelecido, nós deixamos nossas piores emoções tomar conta e os pensamentos mais diabólicos resolvem vir a mente. Somos pessoas ruins? Não! Mas, definitivamente, precisamos melhorar.

Ter controle sobre as nossas emoções não é fácil e não estamos falando apenas de quando estamos explodindo de raiva. Questões como criar expectativas demais, cair de amores por alguém, ficar muito ansioso antes de uma apresentação são situações que exigem nosso controle emocional. Quando não temos isso, nos afundamos numa maré de terror, desespero e preocupação. 

A fim de melhorar esse lado em você, nós preparamos algumas dicas para te ajudar nessa trajetória:

Entenda os motivos do que está te incomodando

Saber o que nos incomoda significa compreender as nossas fraquezas. Uma vez que você entenda o que te aflige, será capaz de reconhecer seus sentimentos e controlá-los.

Saiba como utilizar a fala para manter o controle emocional

Mude o ponto de vista

Tente colocar-se no lugar do outro — se existir essa posição. Isso pode te trazer uma nova perspectiva, te mostrar que você não é o único que está sofrendo, ou que existe alguém numa situação pior do que a sua — e, querendo ou não, saber que tudo podia ser pior é um ótimo calmante.

Ter equilíbrio emocional não significa ser santo

É claro que o ideal é que você controle seus conflitos internos, no entanto se a situação exigir que você tome uma posição mais dura, é isso que você tem que fazer. Argumente, responda, defenda-se, mas sempre abusando da boa educação. Vença através de argumentos, nunca de xingamentos.

Leia também: 5 dicas para não se tornar uma vítima emocional

Lembre-se de que você é melhor do que isso

Algumas pessoas abusam da nossa boa vontade. Certas situações nos colocam no limite e nos fazem ter os piores sentimentos do mundo e, consequentemente, nos sentirmos as piores pessoas do mundo. Você deveria sentir-se culpado por isso? Não, é humano. Acalme-se. Sinta a raiva, mas não deixe-a controlá-lo. Lembre-se de que você é melhor do que qualquer coisa que estiver enfrentando.

Use sua autoestima e autoconfiança

Para driblar uma situação difícil, qualquer esforço é válido. Use sua autoconfiança para vencer seus medos e inseguranças. Você sabe que você é simpático, inteligente e educado para vencer qualquer obstáculo. Use isso ao seu favor!

Use essências florais para momentos difíceis!

Use as lições do passado

Você já quebrou a cara mais de uma vez com a mesma situação e, realmente, não aprendeu nada com isso? É claro que não é certeza que a história vai repetir-se, mas você pode usar o que aprendeu para não cometer os mesmos erros e viver as mesmas aflições.

Respire

Existe uma verdade incontestável: às vezes, não podemos fazer nada para mudar uma situação. E se não podemos fazer nada, o que nos resta é controlar a angústia através da respiração. Respire fundo quantas vezes forem necessárias até sentir-se mais calmo.

Dentre todas as dicas, a primeira é a mais importante. Afinal, equilíbrio emocional é algo que exige prática e extremo autoconhecimento. Treine seu cérebro para controlar suas emoções e não deixe que elas o dominem. Você tem o poder para isso, acredite!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.