por Valquiria Rita Geraldini

O uso das essências florais para o tratamento da depressão infantil

Aproveitando a celebração do Dia das Crianças que acontece neste mês de outubro, vou falar um pouquinho do uso das essências florais no tratamento da depressão infantil. Realmente é difícil acreditar, mas a depressão infantil existe.

Do ponto de vista biológico a depressão acontece por um desequilíbrio bioquímico entre dois neurotransmissores: a noradrenalina e a serotonina. Porém, é importante verificar outros aspectos na vida da criança como, por exemplo, estresse por excesso de atividades, medos, mudanças bruscas e inesperadas, brigas familiares constantes, falta de atenção, perdas afetivas, cobranças excessivas e, até mesmo, o histórico familiar.

Os sintomas mais observados na depressão infantil são: sentimentos de culpa, baixa autoestima, tristeza, comportamentos autolesivos, sono excessivo ou insônia, alterações no padrão alimentar, cansaço excessivo, desempenho escolar ruim, perda de prazer em atividades que anteriormente eram consideradas agradáveis, dentre outras. Dependendo do caso, o tratamento com antidepressivos pode ser necessário conjuntamente à psicoterapia.

A Terapia Floral, por meio do uso das essências florais, pode contribuir no tratamento da depressão infantil. Apenas para exemplificar, vou citar três essências florais, todas pertencentes ao Sistema de Florais de Bach criado pelo médico inglês Edward Bach. São elas: Gentian, Gorse e Mustard.

Leia também: O papel da Terapia Floral como auxiliar no encontro da felicidade

  • Gentian vai ajudar as crianças que ficam tristes e desmotivadas diante das dificuldades. Gentian traz confiança e a fé de que todas as dificuldades serão superadas no final. 

  • Gorse é indicado para crianças que estão muito tristes, desanimadas e acham que nunca mais vão se sentir felizes. Auxilia todas as crianças que perderam a esperança. Gorse devolve essa esperança e a vontade de lutar e trilhar novos caminhos.

  • Mustard é indicado para as crianças que sentem uma tristeza profunda sem causa aparente. Mustard traz de volta a felicidade e a alegria de viver.

Para uma indicação mais precisa no tratamento da depressão infantil é importante a consulta a um Terapeuta Floral.

Os florais não possuem contraindicações, podendo ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês. É possível utilizá-los conjuntamente à qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação de todo o país. Normalmente são utilizados tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia.

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.