por Valquiria Rita Geraldini

O uso das essências florais no tratamento de crianças

A Terapia Floral através do uso das essências florais se mostra excelente para ajudar as crianças a crescerem com equilíbrio e com saúde psicoemocional.

As crianças têm recursos bastante fortes para mostrar o que estão sentindo. Seu olhar, seu comportamento, seu choro, seus gestos, a maneira como brincam e como se relacionam é a forma como as crianças expressam o que sentem.

Selecionei algumas essências florais que podem ser muito úteis para as crianças. Todas são pertencentes ao Sistema dos Florais de Bach criado pelo médico inglês Edward Bach. São elas:

Chicory

Indicada para crianças possessivas, ciumentas e apegadas. Vai aliviar o ciúme que a criança sente seja dos pais, dos irmãos ou dos seus brinquedos bem como amenizar a necessidade que apresenta de ter atenção só para si;

Holly

É muito útil para crianças agressivas, que batem nos amiguinhos da escola e que quando sentem raiva pensam em vingança. Holly auxiliará a criança a tornar-se amável, carinhosa, generosa e com grande sentimento de compaixão;

Vine

Indicada para crianças dominadoras, autoritárias e que não aceitam ser contrariadas. Vine trará a determinação, mas sem o domínio, redirecionando o excesso de autoritarismo da criança e ajudando-a a tornar-se um líder, mas sem imposição.

Para maiores informações sobre outras essências florais que podem ajudar, procure um Terapeuta Floral.

É importante ressaltar a influência dos pais no processo de desenvolvimento e crescimento das crianças. Se houver necessidade, os pais também devem buscar acompanhamento profissional e também tomar essências florais.

Os florais não possuem contraindicações e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês. São encontradas nas farmácias de homeopatia e manipulação de todo o país. Normalmente são utilizadas tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia.

Para finalizar deixo algumas palavras do Dr. Edward Bach para a nossa reflexão:

“Uma criança decidiu desenhar uma casa, a tempo de dá-lo à sua mãe como presente de aniversário. Em sua pequena mente, a casa já estava desenhada, sabia como ficaria até no seu menor detalhe, faltando apenas colocá-la no papel. Com o maior esmero possível ela traduziu a sua ideia de uma casa em uma forma. Era um trabalho de arte porque tudo era inteiramente uma ideia sua, cada traço proveniente do amor que sentia por sua mãe, cada janela e cada porta pintada com a convicção de que deveriam estar ali. Mesmo que se parecesse com um monte de feno, era a casa mais perfeita que jamais fora desenhada: ela era um sucesso, porque o pequeno artista nela havia colocado todo o seu coração, a sua alma e todo o seu ser ao fazer aquilo. Isto é saúde, isto é sucesso e felicidade e serviço autêntico. Servir através do amor em perfeita liberdade, da nossa própria maneira.”

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.