Compartilhar

por Valquiria Rita Geraldini

Espantando a preguiça com a essência floral Hornbeam

Conhecido como o floral da segunda-feira de manhã, Hornbeam é indicado para espantar a preguiça e o desânimo, proporcionando mais disposição. Muito útil nesta época do inverno, que normalmente ficamos mais preguiçosos, com dificuldade de sair da cama pela manhã e enfrentar a rotina de trabalho.

Julian Barnard, no livro “Remédios Florais de Bach - Forma e Função”, diz que Hornbeam (Carpinus betulus da família das Coriláceas) é uma árvore decídua de madeira dura e que quando floresce é uma demonstração magnífica de força, vitalidade e cor. Ela cresce naturalmente no sudeste da Inglaterra. Em séculos anteriores, a árvore era utilizada para obter lenha e particularmente apreciada pelo calor e a chama alta da queima da sua madeira, que pega fogo com facilidade. 

O tronco é liso, de uma cor apagada, marrom acinzentado, mas riscado de linhas prateadas verticais que cintilam como luz. Cresce com facilidade em qualquer solo. As flores masculinas e femininas são encontradas na mesma árvore. A visão magnífica em flor não ocorre a cada primavera e com frequência as flores estão ausentes, porém a cada tantos anos (diz-se que depois de um verão quente) essa árvore dá um espetáculo memorável com as suas flores.

Leia também sobre como cultivar a alegria com o auxílio das essências florais!

Dr. Edward Bach, criador dos Florais de Bach, em seu livro “Os Remédios Florais de Bach”, escreve que Hornbeam auxilia os que sentem que não têm força suficiente, tanto mental quanto física, para carregar o fardo da vida que lhes foi colocado sobre os ombros, as solicitações da vida cotidiana lhes parecem excessivas, se bem que costumam cumprir com as suas obrigações de modo satisfatório. Aconselhável para os que creem que uma parte da mente ou do corpo necessita fortalecer-se antes que possam fazer bem o seu trabalho. 

Para crianças e adolescentes que têm preguiça de estudar, mas estão sempre disponíveis para o lazer e a diversão, Hornbeam também é muito útil.

Hornbeam impulsiona as pessoas que se sentem sem vontade de cumprir as suas obrigações, auxiliando a participarem da vida e realizar as tarefas cotidianas com prazer e disposição, trazendo vitalidade e espontaneidade para enfrentar a rotina com energia, leveza e objetividade.

Os florais não possuem contraindicação, podendo ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês, sendo possível usá-los conjuntamente com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação de todo o país. Normalmente são utilizados tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia. 

Compartilhar

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.