por Valquiria Rita Geraldini

Libertando-se dos traumas com o auxílio da essência floral Star of Bethlehem

Estrela de Belém é a tradução do nome desta pequena liliácea de 3cm de diâmetro. É desta flor que é feito o penúltimo floral descoberto pelo médico inglês Edward Bach, criador dos Florais de Bach.

No livro "A Terapia Floral", escritos selecionados de Edward Bach, o Dr. Edward Bach afirma que Star of Bethlehem é para os que se encontram extremamente angustiados e sob condições que causam grande infelicidade. É muito útil para os choques decorrentes de notícias graves, a perda de um ente querido, o medo após um acidente e para aqueles que durante um tempo se recusam a ser consolados. Este floral traz conforto.

Star of Bethlehem pertence ao grupo de florais do desalento e desespero. Seu nome científico é Ornithogalum umbellatum. Seus meses de floração são abril e maio, e suas flores são listradas de verde por fora e brancas por dentro.

Devido às suas flores terem uma forma hexagonal (que também é conhecida como ornitogalo) ela possui essa denominação de estrela de seis pontas, que guiou os reis magos até o menino Jesus. As flores são agrupadas em buquês e só se abrem sob o brilho e a luz do Sol, em dias claros e quentes, normalmente em torno das 11 horas. Um nome local dado à Star of Bethlehem é “dama das onze horas” e os franceses a chamam de dame d’onze heures. O seu florescimento anuncia a chegada da primavera nas florestas e nos campos da Inglaterra.

São lindas! As flores brilham com a luz, espalhadas como um tapete de estrelas em meio à grama.

Na Terapia Floral, Star of Bethlehem é indicada para traumas e choques do presente ou do passado, como, por exemplo, notícias ruins, acidentes, assaltos, catástrofes, perda de pessoas ou animais queridos ou qualquer evento que deixe a pessoa fora de si.

Os florais não possuem contraindicações, podendo ser utilizados por pessoas de qualquer idade (inclusive por bebês), sendo possível utilizá-los conjuntamente com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e de manipulação em todo o país. Normalmente são utilizados tomando-se 4 gotas, 4 vezes ao dia. 

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.