por Valquiria Rita Geraldini

Melhorando a saúde com o auxílio da Terapia Floral

Muitas pessoas me escrevem perguntando se as essências florais podem tratar doenças físicas. Existe ainda muitos equívocos por parte de algumas pessoas achando que existem essências florais para tratar diabetes, problemas hormonais, pressão alta, enxaqueca, doenças autoimunes, entre outras. 

A minha resposta para todos estes questionamentos é sempre a mesma. A atuação da Terapia Floral é através do tratamento da pessoa e não dos sintomas ou da doença propriamente dita. Isso significa que será a condição emocional da pessoa afetada que será tratada. Sendo assim, os florais não substituem tratamentos médicos ou qualquer outro, mas atuam como excelentes coadjuvantes para tratar-se qualquer doença ou enfermidade, uma vez que os medicamentos tradicionais atuarão nos sintomas e no corpo físico da pessoa, enquanto os florais atuarão nas emoções. Isso proporcionará uma cura completa. 

Existem muitas comprovações que as nossas emoções influenciam diretamente em nossa saúde. Por exemplo, em períodos de estresse é comum pegarmos uma gripe, termos uma crise de enxaqueca ou, após uma frustração, sentirmos dores fortes no corpo ou ainda, após uma situação em que passou muito nervoso, ter uma crise de gastrite ou uma crise de cólica renal, entre outros sintomas. 

Esse fenômeno é chamado de somatização, que é quando o corpo reflete o nosso estado emocional através de doenças ou sintomas. 

Então, aí entra o papel da Terapia Floral, que muito pode contribuir para o aprimoramento emocional e pessoal, além do resgate da harmonia, do equilíbrio e da paz interior. 

É importante ressaltar que não é necessário estarmos doentes para utilizarmos florais. Podemos usá-los, por exemplo, para melhorar os nossos relacionamentos, estimular a nossa criatividade ou concentração, superar medos ou traumas, desenvolver mais flexibilidade, aumentar a nossa autoestima ou autoconfiança, quando precisarmos realizar mudanças importantes em nossas vidas ou até mesmo realizarmos escolhas de forma mais decidida e responsável. Podem auxiliar sempre que quisermos trilhar um caminho de desenvolvimento pessoal ou de autoconhecimento, além, é claro, de contribuir para que as nossas emoções fiquem harmonizadas. 

Os florais não possuem contraindicação, podendo ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês, sendo possível usá-los conjuntamente com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação de todo o país. Normalmente, são utilizados tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia. 

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.