Compartilhar

por Valquiria Rita Geraldini

Essências florais para quem dorme muito

Nos dias atuais, é muito comum as pessoas se queixarem de insônia ou de dormirem pouco e mal. Mas existem aqueles que têm um outro tipo de queixa: ter muito sono e dormir demais. 

A primeira orientação para quem possui este tipo de queixa deve ser procurar um médico especialista em distúrbios do sono. Este médico vai investigar possíveis causas orgânicas do sono excessivo e assim indicar um tratamento. 

A Terapia Floral, através do uso das essências florais, poderá ser utilizada para complementar o tratamento permitindo que emoções, pensamentos e sentimentos que possam estar causando este sintoma físico possam retornar ao equilíbrio e à harmonia. É importante uma investigação minuciosa para que exista a compreensão das razões mais sutis da sonolência. 

Selecionei algumas essências florais que podem ajudar nesses casos. Um ou mais desses florais podem ser utilizados. A escolha vai depender do que a pessoa está sentindo. São eles: 

- Gentian (Gentiana amarella) 

Teste: O que seus hábitos de sono dizem sobre você?

Meses de floração: agosto a outubro 

Cor das flores: varia do azul púrpura ao violeta 

Gentian é indicado para o desânimo após uma causa conhecida. É ótimo para aqueles que desanimam diante dos obstáculos. É útil para os casos em que o sono excessivo esteja associado ao desânimo. Vai proporcionar a confiança e a certeza de que todos os desafios serão superados no final. 

- Star of Bethlehem (Ornithogalum umbellatum) 

Meses de floração: abril e maio 

Cor das flores: listradas de verde por fora e brancas por dentro 

Star of Bethlehem é indicado para traumas e choques do presente ou do passado, como, por exemplo, notícias graves ou acidentes. É útil para os casos em que o sono excessivo esteja associado a um evento traumático. Star of Bethlehem vai neutralizar os efeitos dos traumas e choques, trazendo o consolo nos momentos difíceis. 

- Agrimony (Agrimonia eupatoria) 

Saiba como a Terapia Floral auxilia no sono!

Meses de floração: junho a agosto 

Cor das flores: amarela 

Agrimony é indicado para aqueles que ocultam seu tormento interior atrás de um rosto alegre. São ótimas companhias por estarem sempre bem humoradas, mas, por trás dessa aparência, ocultam suas ansiedades, medos e preocupações. É útil para os casos que a sono excessivo seja uma forma de fuga para os sentimentos negativos. Vai auxiliar para que os sentimentos sejam assumidos e que ocorra a aceitação de que a vida tem um lado menos agradável. A alegria falsa irá diminuir surgindo uma verdadeira sensação de contentamento interior. 

- Gorse (Ulex europaeus) 

Meses de floração: abril e maio 

Cor das flores: amarelo ouro 

Gorse é útil para os casos que o sono excessivo esteja associado à perda total da esperança e a desistência de lutar. Vai restaurar a esperança e o otimismo, permitindo que a vontade de lutar ressurja. 

- Hornbeam (Carpinus betulus) 

Descubra como é o sono de cada signo

Meses de floração: abril e maio. 

Cor das flores: esverdeada 

Hornbeam auxilia nos casos em que o sono excessivo esteja associado à insegurança quanto à energia de realização de trabalho e a dúvida em relação à capacidade de encarar a rotina diária. Vai proporcionar a restauração da força e da vitalidade para enfrentar a rotina de trabalho.

Os florais não possuem contraindicação, podendo ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês, sendo possível usá-los conjuntamente com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação de todo o país. Normalmente, são utilizados tomando-se 4 gotas, 4 vezes ao dia.

 

Compartilhar

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.