Compartilhar

por Erickson Rosa

A repetição que gera o sofrimento

Em meus textos escrevo sobre a felicidade e como não ser uma vítima da autossabotagem, que são os comportamentos inconscientes que sabotam nossos objetivos e todas as coisas que desejamos. Neste texto, quero falar de um comportamento muito comum chamado repetição. Quero explanar sobre esse ponto, auxiliando você a entender como isso se dá e como sabota sua vida, sem perceber que isso ocorre.

Repetição 

Em um primeiro momento, parece ser muito simples entender o que é a autossabotagem de repetição, entretanto essas repetições não são tão fáceis de se perceber, pois se dão em um nível inconsciente. Minha tentativa aqui é explicar para você como isso ocorre, para que você perceba se isso está acontecendo. 

O primeiro sintoma que se estabelece quando entramos no ciclo de repetição é vivermos situações iguais com pessoas diferentes. E ao invés de observarmos nosso grau de participação nesse sofrimento, acabamos achando que são as pessoas que nos geram os problemas. Assim vamos afastando as pessoas e/ou situações que achamos que nos geram sofrimento, sem olhar se estamos repetindo algum comportamento. 

Por exemplo, lembro de um caso onde um paciente havia vivenciado uma infância onde seus pais colocavam na igreja todas as regras e punições, dizendo à criança que se fizesse alguma coisa errada, Deus a puniria. Quando essa pessoa cresceu, não se permitia errar em nada e toda vez que estava em uma situação onde poderia errar ou havia errado acabava se culpando. Sempre se culpava pelos fatos, inclusive quando outra pessoa fazia mal para ela. Isso fazia que ela continuasse em relações difíceis e que sofresse sempre que situações difíceis acontecessem. 

Assim como essa pessoa, podemos ter comportamentos que possuem uma origem tão antiga que nem nos lembramos o que está ocorrendo. Assim a repetição da autossabotagem ocorre em nossa vida. Precisamos reconhecer os sinais para conseguirmos identificar se estamos sendo vítimas da autossabotagem. Listo alguns desses sintomas abaixo:

Entenda a origem do sofrimento e suas três maiores causas

1º. Dificuldade nos relacionamentos.

Relacionamentos são difíceis, mas quando temos os mesmos problemas em diferentes relacionamentos, temos que perceber qual o nosso nível de responsabilidade nisso. Por exemplo, podemos nos relacionar sempre com pessoas difíceis, mas o simples fato de isso se repetir nos diz algo sobre nós mesmos.

2º. Não conseguir atingir seus objetivos.

Pode ser que isso ocorra por causa de vários fatores, mas se isso é repetitivo em sua vida, é bom que avalie novamente se não está repetindo algo que gera uma autossabotagem inconsciente. Reflita sobre quais comportamentos está tendo e se algum deles acaba sendo contra seus objetivos. Também é bom pensar sobre qual a motivação desse objetivo que deseja atingir.

3º. Procrastinar.

Se você procrastina as situações e deixa para depois coisas importantes, comece a verificar por que isso ocorre com você. Por que deixa as coisas para depois? A procrastinação pode ser uma poderosa sabotadora, e por isso precisamos entender o porquê adiamos as coisas. O ideal é começar percebendo o que você adia. Pode ser que seja uma decisão, um novo projeto. Essa pode ser uma pista para descobrir qual a origem da sua repetição. 

Irei, nos próximos textos, dar mais dicas, por isso continue acompanhando. 

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.

site www.coachmatinal.com.br

email [email protected]

celular (51) 99543-3715