Compartilhar

por Erickson Rosa

A origem do sofrimento e suas 3 causas

Se está lendo esse texto significa que deseja encontrar um fim ao sofrimento. Não importa aqui qual seja a área de sua vida que esteja produzindo esse sofrimento, pois a origem dele será sempre a mesma. Esse texto é para quem não vem mais uma saída da dor e deseja realmente uma mudança em sua vida. Para quem está cansado de sofrer e quer realmente encontra a felicidade.

Nesse texto quero elucidar essa origem e porque nosso sofrimento nessa terra parece algo interminável. Abordarei as três principais causas que geram o sofrimento e como fazer para conseguir sair desse ciclo interminável de angústia e dor. Vamos às três causas.

As 3 causas do sofrimento

1ª Desejo:

Esse pode ser a mais polêmica origem do sofrimento, pois muitas pessoas acreditam que o desejo lhes trará felicidade, quando na verdade é exatamente o contrário. Saiba que quando desejamos que algo aconteça, ou que alguém realize ou faça tal coisa, é plantada em nós a semente do sofrimento. Isso porque, se aquilo que desejamos não acontece, ficamos frustrados e tristes. Achamos que as situações não são favoráveis e que nada em nossa vida acontece corretamente.

Iludimos nossa mente com o desejo de ser feliz, sem notar que, na verdade, estamos condicionando nossa felicidade às expectativas externas. Uma pessoa que acredita que o desejo é a origem de sua felicidade, que as coisas são sua felicidade, que as pessoas são sua felicidade, inevitavelmente sofre. Pois se sua expectativa de comportamento do outro ou de que tal situação ocorra de maneira adequada é frustrada, logo o sofrimento se instaura na pessoa.

O desejo é a grande causa de muitos sofrimentos, pois gera em nós a armadilha da expectativa. Como disse Osho: "Uma vez que abandone as expectativas, você aprendeu a viver".

2ª Fixação:

A mente se fixa naquilo que acredita ser real. Essa afirmação é muito poderosa, pois mostra mais um aspecto muito importante da origem do sofrimento. A fixação é quando estamos olhando a vida por somente um ponto de vista. Estamos fixos em nossas ideias e de como é o funcionamento da vida. Se alguém nos diz que podemos agir diferente, ficamos irritados, ou então incomodados. 

A fixação nos faz acreditar que só existe um modo de existirmos, só existe uma maneira correta de ser feliz, uma maneira correta de viver. Isso limita nossas possibilidades e cria, consequentemente, o sofrimento. A pessoa que se prende em suas ideias aprende pouco e não consegue avançar e nem evoluir em sua vida. Fica presa aos seus padrões e crenças. 

O sofrimento atinge ainda mais essa pessoa quando os resultados desfavoráveis começam a acontecer em sua vida. Seus padrões não funcionam, pois como poderiam padrões rígidos funcionar em uma realidade tão variável e flutuante como a nossa. Ela não consegue ver que são seus próprios comportamentos e pensamentos que geram seu sofrimento. Fica presa sem saber como agir, pois agir diferente significa pensar diferente, algo que suas crenças não permitem.

3ª Imutabilidade:

Não sofremos porque as coisas possuem um fim, sofremos porque acreditamos que elas são imutáveis, impermanentes, infinitas. Essa frase reflete bem nossa limitação de pensar que tudo dura para sempre. Não compreendemos que a realidade e tudo nela são mutáveis. As coisas sempre se modificam, pois tudo tende ao fim e a mudança.

Entretanto, agimos como se fossemos durar para sempre, como se nada fosse mudar, como se as coisas fossem eternas. A pessoa que acredita ser eterna não perdoa, guarda rancor e nunca expressa suas verdadeiras emoções. Ela não compreende que a cada minuto, a cada dia viveu e sua vida diminuiu. Se estamos a cada minuto mais perto de nossa morte, então não há porque não viver intensamente, de forma verdadeira.

Por isso diga a quem você ama como se sente, perdoe rapidamente quem você guarda mágoa, perdoe a si mesma, não se apegue a coisas pequenas como opiniões e certezas de como a vida funciona, viva mais leve e deseje o bem a todos. A vida é muito curta para se apegar a pequenezas. Não espere a morte chegar para se dar conta de que tudo nessa vida passa como a brisa de uma manhã.

Se gostou desse texto e acredita realmente que isso irá ajudar outras pessoas, compartilhe. Coisas boas devem ser compartilhadas. Deixe seu comentário abaixo, vou adorar saber o que está achando do meu trabalho que realizo com tanto carinho. 

Um grande abraço e que a felicidade esteja em seu caminho.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.