Compartilhar

por Erickson Rosa

O movimento inconsciente que gera sofrimento

De maneira geral não conseguimos seguir nossos objetivos nem sustentar nossas ações. Por exemplo, iniciar uma academia, dieta ou até mesmo prometer não fazer algo nunca mais. Outras vezes desejamos atingir um objetivo em nossa vida, mas não conseguimos manter essa ação. É como se fôssemos carregados pelas situações e pelas nossas percepções das situações. Mas por que isso acontece conosco? Neste texto irei falar sobre uma das principais causas que geram essa falta de energia constante e como podemos fazer para lidar com isso.

Nossa mente regula nosso comportamento. Esse é o senso comum sobre nossas ações. Claro que se você pensar em levantar seu braço ele se erguerá. Entretanto, por que essa mesma mente que levanta um braço não consegue manter uma ação? Ou então é carregada por emoções perturbadoras, como raiva, depressão, tristeza?

Entenda o poder que há por trás de uma mente vazia

Isso acontece porque nossa mente possui uma base. Essa base é o que mantém nosso comportamento e gera em nós os desejos, ânsias e impulsos. Quando somos bebês, nossos pais, cuidadores e familiares geram inscrições em nossa mente. Essas inscrições são muito primárias e não nos lembramos delas. Apesar de não nos lembrarmos, não significa que não nos afetem.

Pense que é como a estrutura de uma casa. Você não vê a fundação nem como ela está. Mas se essa estrutura é malfeita os sinais começam a aparecer. Rachaduras aparecem nas paredes, mofo pode surgir, umidade pode ser um problema com que precisa lidar. Com a nossa mente, é a mesma coisa. Temos uma estrutura que é calcada em nossas experiências infantis. Essas experiências podem ser positivas ou traumáticas e geram em nós comportamentos que podem ser negativos ou positivos.

Essas experiências podem ser revividas em situações que se assemelham, fazendo com que tenhamos comportamentos de que não nos damos conta. É como o mofo que cresce sobre por uma viga que não está bem impermeabilizada. Quando você vê, o mofo está ali. Você não percebe quando ele começou, mas de repente está ali. Assim temos emoções e impulsos que estão em nossa estrutura e que geram ações que não percebemos. Assim temos pessoas que se sabotam e não percebem porque estão imersas em suas estruturas. Por essa razão muitas vezes sabemos o que devemos fazer, mas não conseguimos fazer.

Aprenda a gerar abundância em sua vida

Mas como podemos lidar com isso?

Precisamos aprender a conhecer nossa casa. Estudar a base de nossa mente e conhecer como ela foi estruturada. Assim você saberá o que está criando as rachaduras, o porquê de você ter que lidar com um mofo que sempre volta e por que há tantos problemas no encanamento.

Muitas vezes precisamos de pessoas que estudaram casas para nos ajudar. Como psicólogos, psicanalistas e profissionais da área. Pois eles podem olhar para nossos pontos cegos, pontos doloridos. Pontos que geraram traumas, que por sua vez criaram comportamentos repetitivos que geram sofrimento. Ao olharmos para esses pontos cegos, podemos mudar nossa forma de ver a estrutura e de lidar com ela. Não é nada fácil mexermos em nossas estruturas, mas é muito libertador conhecer a si mesmo e entender como sua mente movimenta não apenas seu braço mas toda sua vontade, desejo e necessidades.

Aprenda a lidar com as suas emoções

 

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.

site www.coachmatinal.com.br

email [email protected]

celular (51) 99543-3715