por Erickson Rosa

O poder da mente vazia

A tristeza, a preocupação, o estresse, a ansiedade e diversos outros problemas são oriundos de nossa mente conturbada pelo excesso dos pensamentos. Porém, podemos buscar a paz e a serenidade dentro de nós. Basta que entremos em sintonia com o que os orientais chamam de "mente vazia".

A mente vazia é quando sentamos e aquietamos nossa mente e deixamos fluir em nosso corpo a energia vital. Essa postura meditativa faz reduzir o fluxo de pensamentos, permitindo acessarmos uma paz e tranquilidade muito além dos pensamentos e da própria mente.

No momento em que estamos com nossa mente inquieta, cheia de preocupações, estamos utilizando de maneira errônea nossa ferramenta cerebral. Deixamos que os pensamentos de preocupação e estresse afetem nosso corpo, interfiram em nossa vida. A meditação, por exemplo, auxilia nesse processo, na redução dos pensamentos, trazendo sua mente para o momento do aqui e do agora.

"Somos escravos de nossa mente ao invés de sermos senhores dela"

A grande maioria de nossos problemas está na falta de quietude da mente. Acreditamos que se pensarmos sobre os problemas acharemos suas soluções, mas o que ocorre é que ficamos mais preocupados, aumentamos o fluxo de pensamentos, sem entender que a resposta está no silêncio. A resposta para nossos problemas, sejam quais forem, encontram-se na quietude de nossa mente. Muitos artistas e cientistas relatam que seus grandes momentos de criatividade ocorrem quando estão em uma grande serenidade mental.

Sei que é difícil dizer que a cura encontra-se na quietude. É difícil parar a mente que se encontra inquieta. Achamos que devemos aumentar nossos pensamentos para solucionar nossas questões, mas esquecemos de que quando aumentamos os pensamentos apenas aumentamos a ansiedade, o estresse e a falta de serenidade.

Meditar é uma ferramenta que nos permite acessar esse estado de mente vazia, pois fornece, além de vários outros efeitos, a serenidade mental. Quando sentamos em silêncio, buscando a serenidade e tranquilidade da mente, estamos diminuindo o fluxo de pensamentos, estamos dando espaço para o silenciar da mente, para a expansão da consciência, para o viver consciente.

Viver consciente significa estar presente em cada evento cotidiano como comer, andar, vestir-se, banhar-se, limpar a casa. Esse estado traz uma profunda calma a quem o pratica, pois se está consciente no momento presente. Veja que o futuro ou o passado são invenções da mente humana, pois de fato eles não existem. Mesmo assim insistimos em continuar vivendo  na tristeza do passado ou na ansiedade do futuro. Somos escravos de nossa mente ao invés de sermos senhores dela. Vivemos aprisionados pelo fluxo contínuo de pensamentos.

Para verificar o que estou falando basta que analise seus pensamentos diários. No momento que estamos dirigindo nosso carro, por exemplo, estamos com o pensamento em vários lugares diferentes, menos no momento presente, menos na vivência do aqui e do agora.

Darei uma visão mais prática do assunto para você. Se estamos conversando com alguém e, enquanto essa pessoa está falando, ficamos pensando na resposta ou na contra-argumentação, nossa mente está na verdade fora do tempo, está no futuro, pois focaliza em nossas respostas futuras. Não estamos na verdade prestando atenção naquilo que o outro nos diz, estamos com a mente inquieta, cheia de pensamentos.

Por outro lado, se nos concentramos naquilo que o outro está dizendo, se focamos nossa atenção no momento do aqui e do agora, estaremos aumentando nossa consciência, nossa lucidez na situação. Deixamos de ser as vítimas de nossos pensamentos.

Mente vazia significa consciência, voltar a encontrar a sintonia da paz e da felicidade que reside em você. Volte a sintonizar a paz e a consciência que está em seu interior. 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.