por Equipe Horóscopo Virtual

Trabalhe a inteligência com meditações

Quando queremos nos tornar pessoas mais inteligentes, o que fazemos? Provavelmente, a resposta que surgiu em sua cabeça para essa pergunta foi: estudar, ler, escrever, resolver exercícios e coisas relacionadas. Porém, existem outras formas de desenvolver a inteligência, além dos tradicionais meios de estudo e aprendizado. Inclusive, a meditação é uma dessas possibilidades.

A meditação é uma ótima opção para melhorar a concentração, a ansiedade, o estresse e, inclusive, os níveis intelectuais do ser humano. Tratando especificamente da melhora na concentração e da inteligência, a teoria foi posta à prova e comprovada por uma equipe de pesquisa nos Estados Unidos.

De acordo com o estudo realizado pela Harvard University, em 2011, a prática de meditação provoca aumento na densidade da massa cinzenta do hipocampo, uma das regiões cerebrais responsáveis pelo aprendizado. Porém, vale destacar que este aumento de densidade ocorre caso a prática seja exercida, no mínimo, por 30 minutos todos os dias.

E como os pesquisadores comprovaram a eficácia dessa teoria? Realizaram exames de ressonância magnética nas pessoas enquanto meditavam. O exame mostrou aumento da atividade de algumas regiões do córtex cerebral, responsável pela capacidade de foco, concentração, memória, entre outras atividades do ser humano.

É claro que suas habilidades conectivas não vão melhorar de uma hora para a outra de forma drástica. Depois de algumas semanas de prática, com certeza você verá certa diferença. Mas a evolução exige tempo, principalmente a evolução exigida em larga escala.

Para ver grandes resultados, é preciso praticar muito, ou seja, treinar a meditação todos os dias, aliado a outras formas de exercitar a mente e o corpo. Com isso, com certeza suas habilidades intelectuais vão melhorar.

O cérebro, nesse aspecto, é como se fosse outro tecido muscular do seu corpo: deve ser exercitado para evoluir, melhorar e se desenvolver. Se deixarmos de treinar, suas capacidades vão atrofiar. Ou seja, se treinarmos nossa memória diariamente, com certeza essa capacidade vai melhorar. Funciona da mesma forma com a capacidade intelectual por completo.

Ser mais inteligente significa ter uma maior capacidade mental. A meditação te trará a oportunidade de ser mais focado em seu eu interior e, por isso, você conseguirá não somente exercitar seu foco e concentração, como também aprenderá a relaxar – tarefa difícil nos dias de hoje, devido aos altos níveis de estresse que também comprometem todas as atividades do nosso corpo, sejam físicas ou intelectuais.


Artigo escrito por Giovanna Frugis da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.