Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Meditação: Saiba como incluir essa prática em sua vida

Em um mundo tão acelerado e rápido, é importante reservarmos um tempo especial para relaxarmos não só o nosso corpo, mas também a nossa mente. Essa tarefa, entretanto, pode ser mais difícil do que imaginamos, afinal é complicado sair de nossa rotina tão sobrecarregada e simplesmente nos esquecermos de todos os nossos problemas. 

A meditação, então, surgiu para auxiliar nesse momento essencial de nosso dia a dia. Ao reunir um conjunto de técnicas, visa promover maior concentração e relaxamento, e pode até mesmo diminuir a ansiedade e a tensão. Embora a origem desta atividade não seja certa, é comprovado que ela existe há séculos e que surgiu no Oriente. Felizmente, espalhou-se e pode ser encontrada, hoje em dia, em todos os lugares do mundo. 

Mesmo que o objetivo sempre seja o mesmo – maior concentração e elevação da mente –, a meditação pode possuir diferentes explicações e definições. Isso porque tudo depende da cultura em que você está inserido. Existe a crença, por exemplo, de que por meio dessa prática é possível conhecer a si mesmo de forma mais profunda.

Saiba como meditar durante o banho

Como meditar? 

Falar é fácil, não é mesmo? Ao pesquisarmos e conhecermos tudo sobre a meditação, ficamos muito empolgados e já queremos praticá-la rapidamente! Contudo se aperfeiçoar nessa técnica pode ser mais difícil do que parece! 

Por esse motivo, é importante entender como meditar. No momento de iniciação, seguir alguns passos à risca pode ser muito benéfico. São eles:

  • Local correto: a meditação, além de ser um ato muito íntimo, requer certos requisitos para que seja bem-sucedida. O silêncio, por exemplo, é um deles. Por isso, é importante realizar essa prática em um local calmo, longe da televisão e do celular; 

  • Prepare o ambiente: depois de escolher o local em que a meditação será feita, prepare o ambiente de forma especial. Uma vela aromática ou um incenso, por exemplo, são ótimos recursos para nos ajudar neste momento de concentração. Apagar as luzes também é uma boa ideia; 

  • Fique confortável: nesse momento, é importante que você fique o mais confortável possível, para que nada te atrapalhe durante a meditação. Sendo assim, evite roupas apertadas; até mesmo o pijama funciona. A presença de uma almofada também é uma ótima pedida, já que te ajuda a ficar ereto e evita dores nas costas;

  • Foque na respiração: depois de todos os passos acima, é hora de começar, de fato, a meditar. Por isso, com as mãos livres, relaxe o maxilar e foque na sua respiração e tente acalmá-la o máximo que você conseguir. Isso ajuda a espantar o estresse do dia a dia.

Como controlar a respiração durante a meditação

A partir dos passos acima, se torna mais fácil meditar, de fato. Lembre-se de que dominar a prática não é algo que acontece do dia para a noite, então é importante ter paciência e não desistir. Não se cobre tanto! Tenha em mente que você está lá para relaxar, não para se estressar ainda mais. 

No começo, é indicado fazer sessões de 3 a 5 minutos. Com o tempo, você pode ir aumentando, conforme se sentir mais confortável. Para não interromper o processo, coloque um alarme para saber quando deve terminar.

Meditação guiada 

Seguir todos os passos da meditação e entrar em um transe de concentração sem o auxílio de alguém, para algumas pessoas, pode ser algo muito complicado. Por isso é que a meditação guiada foi criada. Por meio dela, você tem a ajuda de um profissional que irá, como o próprio nome diz, te guiar por todas as fases e nuances desse processo, com palavras que serão ditas especialmente para você e que penetrarão seu subconsciente. 

Além disso, a meditação também pode ter objetivos específicos – diminuição do estresse, relaxamento do corpo, tratamento contra a ansiedade, entre outros. Para os iniciantes, esse tipo de meditação pode ser a mais indicada. 

Entenda a relação entre signos e meditação

Na internet, é muito fácil encontrar vídeos, áudios e até mesmo aplicativos que te ajudam neste processo. Eles normalmente possuem de três até 30 minutos, basta escolher aquele que mais te agradar.

Meditação para dormir 

Muitas pessoas possuem dificuldades para dormir. Isso acontece por uma série de motivos, mas o principal deles é que é muito complicado desligar e relaxar a mente o suficiente durante a noite. Esquecer-se dos problemas e de tudo o que aconteceu durante o dia é o maior problema enfrentado por esses indivíduos, então a meditação surge com um excelente antídoto. 

Antes de dormir, procure meditar nem que seja por apenas alguns minutos. Essa prática relaxará a sua mente e, assim, cair no sono profundo será mais simples. 

É novo na meditação? Saiba por onde começar

Existem diversas técnicas que podem te ajudar neste momento. As três principais são: meditação mindfulness (a mais simples de todas, na qual você irá procurar por um local tranquilo para focar em sua respiração), meditação de concentração (aqui, em vez de tentar esvaziar a sua mente, você irá prestar atenção apenas em uma coisa. Pode ser a sua respiração ou até mesmo a repetição de um mantra, até que você relaxe) e a meditação guiada, que já foi citada anteriormente. 

Tenha em mente que a falta de um sono de qualidade pode resultar em diversos problemas não somente para o nosso corpo, mas também para a mente. Falta de concentração, irritabilidade, ansiedade e até mesmo depressão podem ser consequências desse problema. Por isso, mesmo que você não opte pela meditação, procure outros métodos para solucionar essa condição!

Música para meditação 

Você provavelmente já escutou falar sobre pessoas que realizam todas as suas atividades escutando música; talvez você até mesmo seja esse indivíduo! Isso acontece porque as canções possuem frequências que despertam diferentes tipos de sensações em nosso organismo. 

Conheça a meditação da Lua Cheia

A calma e tranquilidade, por exemplo, são alguns sentimentos que podem ser transmitidos por meio das músicas. Como esses dois fatores são muito importantes para a meditação, é normal que algumas pessoas prefiram praticá-la com algum tipo de som ao fundo. 

É possível criar a sua própria playlist personalizada, com músicas que você já conhece e que te oferecem esse tipo de sentimento, ou até mesmo encontrar algumas playlists prontas, que possuem esse propósito em específico. O importante é escolher aquela que mais vai lhe ajudar!

Meditação Transcendental 

Como você provavelmente já percebeu, a meditação pode ser praticada de várias maneiras. Por esse motivo, há diversas técnicas que se adequam aos mais variados tipos de pessoas. 

A meditação transcendental, por exemplo, foi criada por Maharishi Mahesh Yogi, em 1958. Nesta técnica, mantras são utilizados para estimular a nossa mente e facilitar o processo conhecido como transcender. Por meio dele, é possível atingir um nível incrível dentro de nosso subconsciente, tudo isso sem a necessidade de concentração ou outros pensamentos ativos – ou seja, do qual temos controle. Esse é, portanto, o seu principal diferencial. 

Conheça mais sobre o poder da meditação

Os benefícios dessa prática, que são inúmeros, incluem: redução de riscos de AVC, hipertensão e infarto, além da redução dos sintomas de problemas psicológicos – são comprovados por vários estudos científicos. Para que você possa observá-los, é preciso realizar a atividade com muita atenção, duas vezes ao dia, por 20 minutos.

Meditação ho oponopono 

Tudo o que vemos e a forma como interpretamos os acontecimentos partem da individualidade de nossa mente. É por isso que algo muito simples pode ter diversos significados, que variam de pessoa para pessoa. É dessa premissa que a meditação ho'oponopono surge. 

Essa prática havaiana é muito antiga e se tornou popular por causa do terapeuta e professor Ihaleakala Hew Len, que ficou conhecido por curar inúmeras pessoas que sofriam com doenças mentais sem nem ao menos conversar com elas. 

O mantra se baseia em quatro frases (sinto muito, me perdoe, eu te amo e sou grato) e procura guiar todos os seus praticantes por estas etapas. Assim, além de “limpar” e purificar o nosso próprio corpo e mente, também ajuda todas as pessoas a se livrarem de sentimentos negativos que as prendem em um ciclo vicioso. 

A meditação e a busca pelo eu interior: entenda

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.