por Erickson Rosa

O sofrimento como aliado

Nesse exato momento você pode se encontrar em um lugar que não gosta, em uma situação ruim que não está respondendo suas expectativas, em um momento ruim de sua vida que traz para seu coração muito sofrimento. 

Sei que parece não haver nenhuma solução neste momento. Às vezes a vida parece um caminho sem volta, um lugar sombrio, onde você só pode contar com você mesmo. Porém, quero sugerir algo diferente para você. Sei que já deve ter ouvido que há soluções mágicas para sair do sofrimento, mas quero propor algo diferente. 

Que tal usar esse sofrimento como combustível para sua própria mudança?

 

Isso mesmo. Vou lhe explicar o porquê.

Você já deve ter tentando eliminar as coisas que fazem sofrer, lutado diariamente para evitar o sofrimento em sua vida. Eu pergunto a você, deu resultado?

O sofrimento parece ser algo inevitável em nossa vida. Seja por expectativas frustradas, seja por objetivos não alcançados. Parece que sempre permeamos por essa dicotomia de felicidade e tristeza. Quanto mais lutamos contra o sofrimento e as situações que o geram, mais sofremos por não conseguirmos evitar. Mais inteligente seria aceitar essas situações, ver que elas são necessárias para nosso aprendizado e até mesmo evolução.

Minha sugestão para você é não lutar contra o sofrimento que assola seu coração por alguma situação, mas sim aceitar que esse mesmo sofrimento tem muito para ensinar para você. 

Não estou dizendo que você deve aceitar todo tipo de situação e que deve ficar passivo diante as dificuldades da vida. Estou falando exatamente o contrário. Aceite a situação e não lute contra ela. Veja onde estão seus valores, o que você realmente deseja do fundo do seu coração e caminhe em direção aos seus objetivos, mas sem tentar evitar o sofrimento.

Para pensar nesse novo conceito podemos imaginar uma pessoa que vive evitando o sofrimento. Com o intuito de não sofrer ela não se submete a situações que poderiam fazê-la feliz.

Evita viver um novo amor, se arriscar em uma nova profissão, se arriscar a viver sua missão de vida.

Quanto mais evitamos o sofrimento, mais evitaremos as situações que podem nos fazer felizes. Aqui temos uma frase que ajuda muito a compreender o que estou dizendo: Sofre mais quem possui medo de sofrer.

Viver evitando o sofrimento, paradoxalmente, faz você evitar a felicidade e atrair mais sofrimento.

Liberte-se dessas amarras. Saiba que o sofrimento é também aprendizado. É impossível viver uma vida sem sofrimento. Ele é um professor importante em nossa jornada, e sem ele jamais saberíamos o que é felicidade.

Como encontrar um novo amor se você tem medo de se entregar? Como viver de sua missão de vida se você tem medo de arriscar? E todos esses medos são porque você possui medo de sofrer.

Aceite o medo como um visitante que aparece toda vez que você dá uma festa. Algumas pessoas param de dar essa festa para que esse visitante não venha mais. 

Eu acredito que mais sábio é aquele que dá a festa mesmo com esse visitante indesejado.

E você? Está cancelando sua festa, ou festejando cada dia?

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.