A depressão é uma doença séria, que rouba a energia do depressivo e que gera uma desesperança, onde a pessoa acredita que nada nunca mudará. Essa terrível condição altera a visão da pessoa, fazendo-a ter uma visão negativa do mundo e de si mesma. A tríade cognitiva da pessoa está alterada para uma visão negativa.
Mas o que é tríade cognitiva?
Tríade cognitiva é um termo da psicologia cognitiva comportamental que se refere a três tipos de visões. A visão de si mesmo, a visão dos outros e do mundo e a visão do futuro. Ela parte de dois princípios básicos: o primeiro que nossas emoções e comportamentos são influenciados por nossos pensamentos. O segundo que o contrário também é verdadeiro, que nossos comportamentos e emoções afetam nossa cognição.
Cada visão da tríade, alterada por causa da depressão, gera distorções na visão do mundo e isso afeta os comportamentos e emoções, que por sua vez irão alterar os pensamentos que temos sobre a realidade.
A visão de si mesmo é afetada pela depressão quando a pessoa vê a si mesma como incapaz de fazer qualquer coisa e de realizar qualquer mudança em sua vida. Ela acredita ser uma pessoa triste ou sem recursos para mudar sua realidade. A visão do mundo e dos outros se modifica para uma percepção de que o mundo é um lugar terrível, onde acontecem coisas ruins e é um lugar que se deve temer. Já a visão do futuro é relacionada a uma crença de que nada muda, de que todas as coisas sempre serão ruins.
Mas como mudar essas crenças e sair da depressão?
A primeira coisa a notar é que seus pensamentos e sua visão do mundo está alterada. Não é porque você é uma pessoa depressiva, mas sim porque está naquele momento com suas emoções influenciando sua percepção da realidade.