por Anisia de Castro

A importância do meio ambiente para o Xamanismo

Nós somos ar, água, terra e fogo!

Para todos os Xamãs a natureza e seus elementos são a maior força existente, é tudo que move, é tudo que cria, é tudo que vive e nos atende.

Se eu fosse uma árvore teria muito o que dizer. Se eu fosse um rio, um mar, também. Mas, mesmo sendo apenas uma humana em meio a muitos humanos, desorientados, desatentos, desvinculados da natureza, tenho algo a dizer.

Vejamos todos nós, como viver sem água? Impossível, não é? Mas, quantos sabem que a terra precisa do fogo, que o fogo precisa do ar, que o ar precisa da terra, que a terra precisa da água, que precisa do ar, que precisa da terra, que precisa do fogo… E que neste círculo dos elementos uns não vivem sem os outros? E que tudo que parece estar fora está também dentro de nós?

Creio que poucos estão atentos. Todos os seres neste planeta comungam de muitos credos diferentes, são de religiões e de regiões diferentes, mas todos nós respiramos o mesmo ar, bebemos da mesma água… alimentamos-nos dos mesmos frutos.

Então, em nome de tudo que é vivo precisamos a-cor-dar para a vida que nos acolhe, pelo chão que nos sustenta.

O ar, a água, a terra e o fogo. O sol, a atmosfera terrestre, os rios, os lagos e os mares.
As forças que habitam em nós são as forças da natureza, somos terra, somos ar, somos água, e somos fogo, na astrologia todos os signos tem seus atributos movidos por elementos que se atraem, os 4 elementos e o éter que representa o espírito.

Para os Xamãs as forças dos 4 elementos tem espíritos, tem vida em dimensões diferentes da nossa. Quando a Terra é devastada por máquinas, desrespeitada em seu curso natural, os elementos vivos (espíritos) que a mantêm viva vão embora, e aí geram a morte e as catástrofes… terra sem espírito fica árida e seca, são os elementais que trazem a fertilidade à terra.

Estes elementos estão na composição do nosso corpo físico, 90% água, fogo nos ácidos/ circulação/ bombeamento cardíaco, ar na respiração e terra nos sólidos, até pedras nós formamos, não é mesmo?

Estes elementos estão em nosso temperamento: 

Ativo (positivo) ou Colérico (negativo) – Elemento fogo;
Emotivo / Sensitivo – Elemento água;
Mental (positivo) ou distraído (negativo) – Elemento ar;
Seguro/ Realizador (positivo) ou Apegado (mesquinho) – Elemento terra.

Enfim, somos também consciência e plenitude, abundância e generosidade, amor e compaixão. Inteligência e reconhecimento meus amigos, atitude e humanização.

O meio ambiente é onde nos criamos, nos alimentamos e travamos nossas relações com a vida. Nos criamos na barriga de uma mãe e em seguida nascemos para a vida de uma mãe generosa que nos dá alimento, nos desenvolvemos através desta natureza mãe.

Nossas águas precisam de nossa inteligência, nossas sagradas árvores precisam ser preservadas, cuidadas, assim como a mãe precisa do reconhecimento de seus filhos.

Equilíbrio, reconhecimento, atitude e preservação são o que eles precisam para generosamente nos retribuir a vida.

Ahow!
 

Anisia de Castro

+ artigos

Psicoterapeuta, astróloga e xamã. Formada em psicologia e com formação em diversos cursos, como Xamanismo, Exorcismo, Metafísica da Saúde, Atendimento a tentativas de suicídios, Biodança, Bioenergética, Meditação Osho e Yoga. É especializada em síndromes do século XXI, como pânico, estresse, depressão e problemas de relacionamento.