por Equipe Horóscopo Virtual

Magia moderna: o que é o Neoxamanismo?

Corro o risco de generalizar, mas aceito dizer que tudo nessa vida precisa se atualizar para continuar fazendo sentido e atraindo o interesse das novas gerações. É desse princípio que também advém o Neoxamanismo. Uma nova vertente baseada no xamanismo, mas que atualizou os seus preceitos a partir da realidade atual.

É uma filosofia de vida que bebe um pouco da água de diversas fontes religiosas e de energias que encontram na natureza a resposta e orientação para a sua vida. É o entendimento de que todos nós precisamos de um pouco do melhor de cada mundo para conseguir viver plenamente os nossos dias. Assim como o xamanismo, o Neoxamanismo respeita os preceitos básicos dessa prática, mas não condena e nem denigre as demais vertentes. Muito pelo contrário, ela consegue buscar um pouco de cada e construir uma energia completa e muito mais vigorosa.

É todo baseado na ancestralidade, mas com o aprimoramento de seus princípios para os dias atuais e para o meio em que se vive, trazendo um pouco de urbanidade para os seus seguidores, que não podem viver exclusivamente na natureza. No entanto o foco continua sendo tudo aquilo que é natural e a conexão com a espiritualidade, pois só assim se atinge a pureza pretendida e a sabedoria almejada. 

Leia também "Xamanismo: um instrumento terapêutico"

Por meio de práticas específicas e de rituais, o Neoxamanismo também visa conectar os humanos com os seus seres mais primitivos pelas forças da natureza. Respeita tanto as práticas do xamanismo quanto ao animal de poder, espíritos da natureza, guias e também não acredita na soberania tola de apenas um mestre supremo. Além disso, é uma prática que também pode ser aprendida por meio de palestras, rituais e workshops específicos.  

É importante ressaltar que o Neoxamanismo não deve e nem pode ser rotulado como religião, mas como uma prática filosófica baseada em conceitos éticos. Essa evolução do xamanismo também tem o tambor como o seu instrumento primordial, pois as suas batidas são capazes de abrir as portas da consciência e da percepção interna de cada um de nós. É por meio da música que todo ritual tem início e se desenvolve. 

É o melhor da prática xamânica aliada ao melhor do conhecimento dos xamãs desenvolvidos por todos esses anos. É uma filosofia em seu melhor estado de consciência. Uma prática que visa ao mesmo tempo mostrar que o primitivo e o mais elaborado podem e devem viver em harmonia dentro de cada um de nós e que só quando atingirmos esse estado finalmente poderemos conhecer a plenitude de uma vida em paz. É um convite para entender que ninguém é capaz de viver sozinho, é o ensinamento do coletivo e do olhar para e pelo próximo. 


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.