Lua Minguante em Câncer — 28 de setembro de 2021

A vida é composta de pequenos ciclos, que se renovam constantemente, oferecendo-nos a cada instante uma oportunidade de reescrever com êxito uma nova história, com base em experiências passadas que não foram bem-sucedidas.

Na Astrologia, as fases lunares reforçam essa condição, sendo a fase Minguante a que indica o tempo de refletir sobre as atitudes praticadas em momentos anteriores, desapegando-se do que não é positivo, a fim de traçar novas metas.

A Lua é responsável pelas bases emocionais, e seu arquétipo representa a feminilidade, a fertilidade, a sensibilidade, a intuição, o espírito maternal, as relações afetivas, as familiares e a estabilidade financeira.

Além disso, à sua natureza cíclica são atribuídas as variações de humor de cada um de um de nós, podendo nos levar de um estado de extrema euforia ao de profunda melancolia.

Sendo assim, o que podemos depreender do ingresso da Lua Minguante no signo de Câncer, no dia 28/09, às 22h58, fazendo um aspecto desarmônico com Sol e Marte em Libra?

Ao se associar ao signo de Câncer, esse astro tem suas tendências dilatadas, tornando as pessoas, de alguma maneira, sensíveis à influência desse trânsito lunar, a depender de seu Mapa Astral.

Mulher e homem brancos sentados num sofá com um cachorro branco.

Diante desse fato, a fim de manter as bases emocionais em equilíbrio, pode-se dizer que as pessoas se sentirão mais dependentes das relações familiares, assumindo o papel de manter o bem-estar da casa e dos parentes.

Em contrapartida, quando se oferece demais, cria-se a expectativa de receber uma recompensa, que nem sempre é retribuída, surgindo uma atmosfera densa no ambiente doméstico, que precisará ser dissipada por meio de um diálogo que use a luz da razão.

Todavia a solução de conflitos e insatisfações costuma ser sempre desafiadora, ainda mais diante de um aspecto desarmônico entre a Lua e Sol em Libra, em que há mais facilidade para dar início a desentendimentos e discussões, em vez de promover a harmonia.

Em todo caso, é fundamental reavaliar toda a dinâmica de dependência extrema das relações afetivas e familiares, uma vez que a hipervalorização, bem como o excesso de zelo, pode prejudicar o exercício da individualidade, causando baixa autoestima e outras doenças psicossomáticas.

E por mencionar sobre individualidade, tornamo-nos mais corajosos e destemidos em empreender novos projetos, uma vez que nos sentimos seguros afetivamente.

Contudo o aspecto tenso de Marte em Libra à Lua pode nos manter na zona de conforto, uma vez que ficaremos mais inclinados a abrir mão de nossas ambições diante do medo de receber desaprovação de nossos familiares.

Esse momento de lunação Minguante está um pouco tenso, dificultando a solução de conflitos por meio de um bom diálogo. Por esse motivo, recomenda-se adiar conversas com opiniões muito divergentes.

Você também pode gostar:

No âmbito coletivo, a Lua em Câncer exprime o desejo pertencimento à pátria, de construir uma nação que represente nossos valores de família, ideal de prosperidade material e senso de segurança territorial.

Por essa razão, o trânsito desta semana também nos sensibilizará mais no que tange à construção de uma sociedade justa, com estabilidade econômica, política e com segurança social.

Porém, a fim de atender as demandas da coletividade com temperança, é indispensável saber ouvi-la com bastante racionalidade, sem tomar partido e livre de pré-julgamentos.

O diálogo diplomático, amistoso, cujo único objetivo é o de solucionar conflitos e desentendimentos pacificamente, deve ser sempre o foco em uma negociação.

Entretanto a relação desarmônica entre Lua e Sol no signo de Libra indica que equilibrar os pratos da balança com justiça poderá representar um desafio maior ainda sentido por todos nós.

Diante disso, em vez de apostarmos na cordialidade e na empatia para entendermos o ponto de vista do outro, observaremos o uso da comunicação violenta na tentativa de se impor uma opinião.

Nesse momento de reflexão proporcionada pela fase Minguante, é importante ponderar-se sobre o passado, a fim de almejar um futuro melhor, agindo com racionalidade nos dias atuais, mesmo apesar dos desafios.

Confira também: