Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Nossa Senhora Aparecida: história e milagres

Um símbolo de pureza, maternidade, amor e obediência. Nossa Senhora Aparecida é vista como um exemplo, como uma figura de devoção ou como uma heroína. Existem inúmeras interpretações sobre essa santa e cada uma delas será explicada a seguir, assim como a história dela. Confira!

História de Nossa Senhora Aparecida

No Brasil, acredita-se que a primeira imagem de Nossa Senhora Aparecida tenha surgido em 1717. Naquela época, o território brasileiro ainda era povoado por capitanias hereditárias, na época da colonização do país.

Quem alegou ter visto a imagem da santa foi o governante das capitanias de Minas Gerais e de São Paulo, no momento em que estava passando por Guaratinguetá, no Vale do Paraíba.

Com a possibilidade de estarem em um território sagrado, três pescadores da região, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, entraram em um barco para pescar o que seria o alimento de um grande banquete comemorativo.

O santo de cada signo

Quando isso aconteceu, ainda não era a época em que os peixes chegavam ao local da pescaria. Ainda assim, os três homens foram persistentes. Lançaram a rede de pesca e aguardaram pelos animais.

O que eles pescaram, no entanto, foi diferente do que imaginavam. Na rede de pesca estava o corpo de uma estátua. Lançando a rede novamente, capturaram a cabeça da estátua.

Depois disso, o barco se encheu de peixes. Para os pescadores e para as pessoas da região, aquela era a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Tendo a imagem em mãos, as pessoas das redondezas se reuniram para rezar em nome dela.

Assim começava a devoção por Nossa Senhora Aparecida, que conquistou todo o Brasil. Em 1930, foi nomeada a padroeira do Brasil, pelo Papa Pio XI. Desde então, a santa é homenageada em 12 de outubro, anualmente.
 

Milagres de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida é conhecida por concretizar os mais variados milagres. É comum que as pessoas façam longas peregrinações em homenagem à santa, com o objetivo de agradecê-la pela graça concedida.

Alguns dos milagres de Nossa Senhora Aparecida, que se tornaram mais conhecidos, estão descritos a seguir:
 

1) Milagre das velas

Em uma noite tranquila e sem vento, duas velas que foram acesas para rezar por Nossa Senhora Aparecida apagaram repentinamente. Silvana da Rocha, uma das fiéis, caminhou até as velas para acendê-las novamente. Antes que fizesse isso, os pavios pegaram fogo sozinhos. Acredita-se que foi Nossa Senhora Aparecida quem acendeu as duas velas.

2) Milagre das correntes

Um homem chamado Zacarias vivia em um regime de escravidão. Para se locomover de um lugar ao outro, correntes prendiam suas mãos. Em uma dessas caminhadas, ao passar pela igreja onde havia uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, Zacarias pediu para rezar. E então, durante a oração para a santa, as correntes que prendiam o homem se romperam, libertando-o.

3) Milagre do cavaleiro

Um homem que não compartilhava a crença por Nossa Senhora Aparecida estava, a cavalo, em frente a uma igreja. Ele zombava dos fiéis e queria provar que estava certo em não acreditar na santa. Quando tentou entrar cavalgando na igreja, no entanto, o homem caiu do cavalo, que prendeu a pata em um dos degraus da escada, marcando-a com a ferradura. O homem arrependeu-se e passou a acreditar no poder da santa.

4) Milagre da menina cega

A família Vaz, que residia em Jaboticabal, em São Paulo, era muito devota de Nossa Senhora Aparecida. O homem e a mulher eram os pais de uma menina que nasceu cega. Ela tinha o desejo de ir até a igreja, para rezar por Nossa Senhora Aparecida de frente para a imagem da santa. Vencendo todas as dificuldades logísticas de ir até a igreja, a família chegou ao local. Antes mesmo de pisar na casa de Deus, a menina passou a enxergar.

Nossa Senhora Aparecida em outras religiões

O Brasil é conhecido por seu sincretismo religioso, ou seja, por sua mistura de religiões. Sendo assim, a imagem de Nossa Senhora Aparecida não está restrita somente à religião católica.

Na Umbanda e no Candomblé, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, como uma mãe protetora, está presente em Oxum. Essa é um Orixá que representa a rainha das águas calmas, as mulheres e a fertilidade.

Sendo assim, as pessoas que não seguem o catolicismo ainda têm a figura de uma mãe divina, que é capaz de atender às preces e trazer proteção. Oxum é Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Aparecida é Oxum.

Os nomes de Nossa Senhora Aparecida

Embora o nome original de Nossa Senhora Aparecida seja Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ela é conhecida por outros nomes. Será que você sabe quais são todos eles?

Nossa Senhora Aparecida é o mais comum, mas também há quem se refira a ela por Virgem Maria. Isso porque ela é a mãe de Jesus, que deu à luz o menino mesmo nunca tendo relações sexuais. Ela foi escolhida por Deus para trazer a criança ao mundo, em sua forma humana.

Como dito anteriormente, Nossa Senhora Aparecida também é conhecida por Oxum, em outras religiões. Em alguns casos, até mesmo a figura de Iemanjá é associada ao que seria a mãe de todas as pessoas. Existem semelhanças físicas entre as duas, considerando que são mulheres negras que usam a cor azul.

Conheça a história de Santa Bárbara

Representações de Nossa Senhora Aparecida

As representações de Nossa Senhora Aparecida são as formas como essa santa é traduzida em pinturas, desenhos, esculturas e em igrejas. Em geral, a santa sempre é uma mulher que está em pé, com os braços abertos ou com as mãos unidas, em posição de oração.

A coroa de ouro e o manto azul que por vezes aparecem nas imagens da santa são ofertas da Princesa Isabel, como forma de pagamento por uma graça alcançada. Ainda que a sofisticação desses itens não combinasse com a vida que Nossa Senhora Aparecida levava, a inclusão dos acessórios é vista como algo positivo.

A pele da santa é representada, principalmente, como negra. Porém, em algumas representações, Nossa Senhora Aparecida é uma mulher branca. Em ambos os casos, ela é representada com cabelos longos e escuros.

O traje pode ser branco, com um manto azul ou azul por inteiro. Os ornamentos em dourado também ficam a critério de quem está produzindo a peça, mas não interferem no que a imagem transmite, assim como qualquer outra diferença na reprodução da santa.

Quando Nossa Senhora Aparecida trouxe conflito


 

Se Nossa Senhora Aparecida é uma figura de pureza e de amor para a religião católica, a religião protestante pensa de outra forma. O culto a uma imagem não está de acordo com o que prega o protestantismo.

Assim, um homem evangélico, em 1978, depois de um culto, tentou destruir a primeira imagem encontrada de Nossa Senhora Aparecida. Artistas do Museu de Arte de São Paulo conseguiram recuperá-la, com muita dificuldade.

Em 1995, na Rede Record, um bispo evangélico chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Por ser algo tido como sagrado, o acontecimento gerou comoção nacional, tendo sido noticiado pela Rede Globo, na manhã seguinte ao fato.

Em 2007, houve uma tentativa, por parte de Victório Galli, peemedebista na época, de remover o título de padroeira do Brasil de Nossa Senhora Aparecida. Para ele, a santa deveria ser referida como a padroeira dos brasileiros católicos apostólicos romanos. Esse projeto de lei foi recusado.

Em 2012, outro homem evangélico tentou destruir uma imagem da santa, deferindo marretadas contra ela. As pessoas que estavam ao redor impediram o homem, ameaçando linchá-lo. Foi preciso que a Polícia Militar interviesse no caso.

Oração a Nossa Senhora Aparecida para alcançar a graça

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.