Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Santa Bárbara: História, Oração, Dia e Imagem

Sem os seus personagens icônicos e muito marcantes, o catolicismo perderia grande parte de sua essência. Isso porque todas as suas histórias são contadas por meio de figuras que despertam a empatia das pessoas, tocando o seu coração e garantindo que elas formem um tipo de conexão muito forte com a “Bíblia” e com a religião.

Além disso, diversas datas comemorativas ao longo do ano possuem teor cristão e católico, e dizem respeito a algum santo que foi muito importante para a religião. Por isso, a sua retirada traria um grande espaço em branco em nossa vida.

Santa Luzia, a santa protetora dos olhos

Entretanto, para aproveitar ao máximo essas datas que marcam o calendário cristão, é necessário saber de quem eles estão falando, não é mesmo? Santa Bárbara, por exemplo, é uma figura de extrema importância para o catolicismo e, por isso, merece ter a sua história contada e lembrada.

Com isso em mente, o Horóscopo Virtual criou um artigo que honra essa figura cristã, contando não só a sua história mas permitindo que mais pessoas conheçam a sua trajetória e, assim, passem a homenageá-la. Confira!

A história de Santa Bárbara

Nascida no final do século 3, Santa Bárbara era uma bela jovem rica. Seu pai, querendo protegê-la de todos os perigos da cidade e da sociedade corrupta daquela época, decidiu que ela iria morar em uma torre, sem nunca sair de lá. Nesse ambiente, ela estudava, admirava a natureza e muito mais.

Em meio a essas observações, Bárbara começou a questionar aquilo que lhe era ensinado. Será mesmo que tudo era criação dos deuses ou havia alguém mais poderoso por trás de tudo o que existia no Universo?

Apesar de ficar reclusa em sua torre, por ser rica, muitos jovens tinham a intenção de desposá-la. Quando ela atingiu certa idade, seu pai decidiu que ela poderia receber visitas desses pretendentes, contanto que ela não visitasse a cidade. Entretanto, Bárbara era exigente, e não estava em busca de pessoas interesseiras: ela queria experimentar o amor verdadeiro. Por isso, rejeitava todos aqueles que apareciam em sua porta.

Isso se tornou um problema para o seu pai, pois ele acreditava que era sua obrigação casar a sua filha. Suas desfeitas e má educação perante os seus pretendentes eram inaceitáveis, e ele passou a acreditar que isso se dava porque ela nunca tinha feito contato com o mundo exterior. Por isso, decidiu que ela poderia conhecer a cidade.

O contato de Santa Bárbara com o cristianismo

Foram essas visitas à cidade que permitiram que Santa Bárbara passasse a ter maior contato com o cristianismo. Isso porque lá ela conheceu diversos fiéis, que lhe passavam as palavras de Jesus Cristo com muito entusiasmo, o que aumentava ainda mais a sua curiosidade.

Nesse cenário, Bárbara entendeu que, na verdade, o senhor criador de tudo era Deus, e não as figuras que sua família e seu povo cultuavam com tanto fervor. Por isso, decidiu se converter, tornando-se uma jovem muito entusiasmada em relação ao cristianismo. Para a religião, ela era a fiel perfeita, pois encontrou o sentido de sua vida na Igreja!

Esse acontecimento, entretanto, criou problemas para a jovem. Isso porque, no momento em que o seu pai descobriu sua nova religião, ele ficou furioso. E tentou fazer de tudo para que ela desistisse e renegasse a sua fé. Quando percebeu que isso não aconteceria, tomou uma medida drástica: denunciou Bárbara para o prefeito.

Assim, a santa foi torturada de todas as formas. Era esperado que ela renegasse a fé cristã, mas ela surpreendeu a todos ao continuar irredutível. Por isso, ela foi sentenciada à morte.

Protetora contra relâmpagos e tempestades

Foi o seu próprio pai que a assassinou. Quando Bárbara morreu, um raio muito forte apareceu no céu, assim como um grande trovão foi ouvido pelas pessoas. Nesse mesmo momento, seu pai foi atingido por um raio, morrendo instantaneamente.

Por causa disso, Santa Bárbara ficou conhecida como a protetora contra relâmpagos e tempestades. Não só isso: ela é conhecida, até os dias de hoje, como a padroeira dos artilheiros, mineradores e de todas as pessoas que lidam com o fogo em sua área de trabalho.

O santo de cada signo

Dia de Santa Bárbara

Por causa de seu sacrifício, Santa Bárbara se tornou uma figura muito importante para o cristianismo. Por esse motivo, a Igreja estabeleceu uma data dedicada especialmente a ela: 4 de dezembro.

Esse dia, chamado de Dia de Santa Bárbara, é recheado de celebrações, comemorações e homenagens a ela. Não só isso: todos relembram o seu sacrifício de maneira respeitosa, deixando-a tocar o coração de todos os fiéis ao mesmo tempo que a sua mensagem é passada de boca em boca.

Mártir, Santa Bárbara mostra não só que, mesmo em momentos de dificuldade, nós não devemos abandonar a nossa religião, mas também que temos sempre que procurar o amor verdadeiro, e que o interesse não nos leva a nada!

Imagem de Santa Bárbara

A representação da imagem de Santa Bárbara sempre é feita de maneira padrão e, dessa forma, é possível encontrar diversos elementos em comum. Vamos conhecer os principais:

• Torre: por ter vivido quase toda a sua vida em uma torre, essa estrutura aparece ao fundo da imagem de Santa Bárbara;

• Cálice: representa a comunhão e a conversão de Bárbara ao cristianismo;

• Espada: simboliza o instrumento de sua morte – Bárbara foi degolada – e, também, a sua fé, pois foi por ela que a santa foi assassinada;

• Coroa: representa a vitória de Cristo na vida da santa, ao mesmo tempo que demonstra a grandeza da jovem como uma cristã;

• Túnica: sempre podemos ver Santa Bárbara vestindo uma túnica vermelha, que representa o santo de Cristo e de todos os mártires do cristianismo;

• Manto: por fim, o manto azul utilizado pela santa representa o céu, ou seja, a casa de todos os santos.

Se livre do mal com as orações de Nossa Senhora da Cabeça

Oração de Santa Bárbara

Para finalizar, vamos conhecer a oração de Santa Bárbara que, com lindas palavras, homenageia a figura.

“Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abale a coragem e a bravura.

Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.

Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.”

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.