Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O compositor de cada signo

O Dia Mundial do Compositor é comemorado no dia 15 de janeiro. A data homenageia todos os compositores do mundo pela linda arte que é a composição. Uma música conta uma história, seja por meio de uma letra ou por meio de notas musicais. Os artistas expõem sentimentos, rotinas, vontades e segredos, abrindo as suas vidas para o público. A parte mais encantadora de ouvir uma música é conhecer a história que existe por trás dela, tudo faz mais sentido e nos aproxima de alguma forma de quem compõe.

Os compositores têm como principais características a criatividade, a paciência e a capacidade de analisar e detalhar os mínimos detalhes de vivencias pessoais e alheias. Tocar um instrumento faz com que a obra seja mais completa e mais pessoal, e dominar as técnicas que compõem o processo composicional faz toda a diferença.

Nos dias de hoje, parece muito fácil compor uma canção, mas saiba que os maiores compositores do mundo são músicos clássicos e dotados de muitos atributos que poucos se atentam em conhecer.

Dentro do Zodíaco, podemos fazer uma análise para concluir qual é o signo que mais se identifica com a profissão de compositor. São 12 signos, e cada um tem o seu ponto forte, enquanto o mundo da música é um leque repleto de opções e estilos. Então, pode ter espaço para todos, será? Vamos comparar compositores internacionais e brasileiros com seus respectivos signos!

Steven Tyler x Cazuza (Áries)

Para um signo de fogo, nada como um trabalho que envolva desafios e movimento. O perfil explosivo, impulsivo e contagiante do ariano se identifica muito bem com os palcos. Steven Tyler é um cantor, compositor e multi-instrumentista, conhecido por seu trabalho como vocalista da banda Aerosmith, e também tem fama pelas suas performances contagiantes nos palcos (é válido contar que as primeiras músicas da banda foram escritas na sala de casa por Steven e Joe Perry, guitarrista). Arianos anseiam pela transformação e, por isso, costumam estar entre os pioneiros.

Cazuza foi um compositor, poeta, cantor e letrista brasileiro. Sua maior característica como compositor e letrista, foi unir a crítica social e política às batidas do rock. Tudo isso regado a muita ousadia e o jeito ariano de ser.

Bono Vox x Pixinguinha (Touro)

Taurinos são românticos, amorosos, quentes e sensuais. Nos palcos, a ênfase da sua arte se faz presente em letras banhadas a sentimentos. O amor sempre estará presente em suas músicas, seja amor romântico ou sobre questões quanto à humanidade. Bono Vox é compositor, músico e empresário. O vocalista da banda U2 é um incansável guerreiro na luta pelos direitos humanos e leva isso às suas composições.

Entenda como Netuno e Plutão exercem influência sobre a música

O taurino Pixinguinha conseguiu passar todo o seu sentimentalismo por meio do choro, contribuindo diretamente para que o estilo encontrasse uma forma musical definitiva. É considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira.

Paul McCartney x Chico Buarque (Gêmeos)

Geminianos são criativos e comunicativos, geralmente as veias artísticas já vêm do berço. A música costuma ser a sua forma de expressão preferida, e o palco normalmente é o lugar onde se sentem confortáveis para expor o que sentem. Paul McCartney é um expressivo sem muitos rodeios, de alma jovem e que tem grandes composições que são referências mundiais até os dias de hoje.

Chico Buarque é um dos principais compositores brasileiros, além de ser uma personalidade atuante na política. Tido como um dos maiores nomes da MPB, compôs diversas canções importantes com críticas e denúncias sociais, além das letras românticas que instigam o amor.

Jon Bon Jovi x Gilberto Gil (Câncer)

Os cancerianos são os mais sensíveis e sentimentais do Zodíaco. Ser compositor é de grande valia aos quase dramáticos que sentem demais. Jon Bon Jovi é músico e compositor, vocalista da banda Bon Jovi. Em suas letras, enfatiza os sentimentos obtidos em relações e as sensações que o mundo lhe proporciona (típico de um canceriano).

O baiano Gilberto Gil é reconhecido como um dos compositores mais icônicos do Brasil. Na década de 70, ajudou a criar o Tropicalismo, um dos principais movimentos musicais brasileiros, inovando na criação de canções que mesclam diversos ritmos.

Madonna x Ney Matogrosso (Leão)

Leoninos são muito expressivos, e o palco é o lugar deles no mundo. São extremamente criativos e, automaticamente, ótimos na hora da composição. O palco se torna o lugar mais confortável do mundo, pelo fato de que adoram chamar atenção.

Encontre o trecho de música que representa o seu signo!

Madonna é um exemplo nato de leonina. Mescla composições com performances exuberantes. No Brasil, temos o melhor exemplo: Ney Matogrosso, que compõe músicas sobre o amor e aposta nas apresentações marcantes.

Freddie Mercury x Arnaldo Antunes (Virgem)

Virginianos sempre trabalham duro, necessitam atingir a perfeição e se dedicam diariamente para atingir as suas metas, e geralmente conseguem. Freddie Mercury foi um artista impecável, tanto na voz, quanto na presença de palco e até mesmo nas vestimentas (fator muito importante para os virginianos). O vocalista e fundador da banda Queen compunha canções sobre o seu mais profundo íntimo. Até hoje, é considerado um dos melhores do mundo.

Arnaldo Antunes é um músico, compositor, poeta e artista visual. É conhecido na América do Sul por ser um dos principais compositores da música pop brasileira, respirando influências concretistas e pós-modernas. Compositor de hits como "Beija Eu" e "Velha Infância", já teve suas canções interpretadas por grandes artistas.

John Lennon x Vinicius de Moraes (Libra)

Librianos carregam em si, de forma natural, a expressão da arte, seja qual for essa expressão. Expressivos e muito equilibrados, amantes do amor e dos seres humanos, têm como um dos maiores compositores o cofundador dos Beatles, John Lennon, cuja carreira foi focada em expressar sua preocupação com a paz e com o equilíbrio da humanidade. John foi ativista pelos direitos humanos, sofreu com a ausência dos pais na sua criação e usou a música como forma de liberdade.

Vinicius de Moraes foi um libriano sensível que, na infância, já era apelidado como "poetinha". "Garota de Ipanema", "Chega de Saudade" e "Eu Sei Que Vou Te Amar” são algumas das músicas mais importantes da MPB compostas por ele. A sensibilidade era a força do compositor, firmando o sentimentalismo dos librianos.

Anthony Kiedis x Milton Nascimento (Escorpião)

Escorpianos transpassam sensualidade e não escondem essa tendência em suas músicas. Têm também um lado que pouca gente conhece, que é o perfeccionismo. Preocupados com os detalhes, produzem sempre um trabalho de qualidade. Anthony Kiedis é cantor e compositor, vocalista da banda Red Hot Chilli Peppers. Compõe letras fortes sobre a sua vida e não se intimida quando o assunto é exposição.

Milton Nascimento é um compositor brasileiro com uma grande reputação mundial e que brinca com as palavras e sentimentos na hora de compor.

Ludwig van Beethoven x Luiz Gonzaga (Sagitário)

Músico clássico e sagitariano, Beethoven continua até hoje sendo um dos maiores compositores de todos os tempos. Com suas sinfonias impecáveis, conquistou os ouvidos mais aguçados do mundo e é grande referência para quem inicia a carreia musical. Sagitariano que persistia no que queria, foi assistir a uma peça quando estava praticamente surdo e impressionou a todos, pois acompanhava com os olhos os arcos e conseguia detalhar cada erro que os instrumentistas cometiam.

Luiz Gonzaga foi um pernambucano que espalhou o baião, o xote e o xaxado por todo o Brasil. Sagitariano livre, chegou a ser militar na juventude para fugir da família de uma moça com quem foi proibido de se envolver. Assim, ganhava um dinheiro extra tocando sanfona por onde passava. Pessoas do signo de Sagitário praticamente não têm limites!

David Bowie x Rita Lee (Capricórnio)

Persistência e Capricórnio são quase sinônimos, por isso o nosso representante internacional não podia ser ninguém menos do que David Bowie. O cantor enfrentou o conservadorismo até conseguir se firmar como um dos artistas mais criativos e inovadores. Esforço não é nenhum problema para os capricornianos e, com certeza, não foi para o artista e muito menos para a avó do rock brasileiro, Rita Lee.

Relembre os maiores sucessos musicais dos anos 80, 90 e 2000

Rita teve altos e baixos em sua carreira e passou por momentos questionadores. Iniciou a sua carreira apresentando-se com amigos e assumiu o posto de "Rainha do Rock" no Brasil, depois de muito insistir e de assumir o papel de mulher perseverante no que quer.

Franz Schubert x Tom Jobim (Aquário)

Franz foi um aquariano considerado o último dos compositores clássicos e um

dos primeiros românticos. "Ave Maria" é uma de suas composições mais conhecidas no mundo todo, sucesso que emplacou com a sua versão em latim, como é executada atualmente. O compositor marcou a passagem do estilo clássico para o estilo romântico e deu início a uma nova era musical.

Tom Jobim foi aquariano de múltiplos talentos: maestro, cantor, compositor, pianista, violinista e arranjador. A música "Teresa da Praia" foi o primeiro sucesso do compositor a emplacar, uma homenagem à sua mulher, Teresa, que havia, não por acaso, conhecido na praia. Tom chegou a iniciar carreira como arquiteto, mas logo cedeu aos dons que herdou da família e se tornou um grande nome e referência na música brasileira.

Frédéric Chopin x César Guerra-Peixe (Peixes)

Chopin foi um pisciano que marcou a história da música clássica. Revelou-se ainda quando era um bebê, quando engatinhava para baixo do cravo que sua mãe tocava em casa. Em um certo dia, ainda criança, o pequeno Chopin chorou desesperadamente ao ouvir marchas militares, emitindo gritos inconsoláveis repulsa. Mais tarde, ao ser indagado por parentes a respeito do episódio, disse que desde muito cedo odiava músicas barulhentas e vazias. O pisciano apreciador da reflexão é um dos maiores nomes mundiais da música.

César Guerra-Peixe foi um compositor brasileiro de música erudita. Pisciano sensível, foi arranjador e compôs trilhas para filmes, sendo premiado em 1953 como o melhor autor de música de cinema. Durante sua fase de maturidade artística, compôs "Tributo a Portinari", afirmando o seu incomparável domínio de orquestração. Ele é um dos poucos compositores que atingiram o objetivo de transparecer os sentimentos, usando uma linguagem completamente simples e sem perder a profundidade do que era transmitido.

E aí, o que você achou dos signos na composição?

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.