Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O poder das 25 runas

As runas fazem parte do alfabeto nórdico e são um importante instrumento que a cultura viking utilizava para descobrir as verdades ocultas por trás de determinados acontecimentos e situações. Em geral, elas servem tanto como oráculo quanto para elevar seu autoconhecimento a outro nível. No total são 25 runas, e nós preparamos uma breve descrição para que você possa compreender melhor o significado de cada uma delas. Preparado? Então, vamos lá!

Fehu ou Feoh

Essa runa está ligada à carreira e ao poder aquisitivo em geral. O aparecimento dela sugere prosperidade, o alcance daquilo pelo qual se veio trabalhando e é possível saber em qual área ela irá atuar analisando a runa que a acompanha.

Invertida: anuncia atraso, obstáculo, ou falha de algum tipo, podendo se revelar como perda material ou até mesmo frustração emocional.

Uruz ou Ur

Essa runa emana uma reserva de energia muito forte, pode representar tanto boa saúde quanto um gás a mais para realizar algo novo como um novo projeto, planos, empreendimentos, etc.

Invertida: indica resistência à mudança e mau uso da energia.

Thurisaz, Porn ou Thorn

Essa runa traz consigo uma energia de proteção e pede paciência para analisar bem as situações antes de tomar uma decisão.

Invertida: pede cuidado extra com a ansiedade, que pode levar à impulsividade e à impaciência.

Ansuz ou Os

Essa runa representa o aprendizado, pode indicar sabedoria para colocar em prática o que foi aprendido, descobrir novos caminhos, ou pode remeter até mesmo ao ganho de conhecimento por meio de terceiros.

Invertida: pede para tomar cuidado com o que ouve, não acreditar em tudo que dizem, e analisar bem os conselhos que recebe.

Raidho, Raido ou Rad 

Essa runa traz consigo boas novas para tudo que for relacionado a mudanças, seja viagem ou novos contatos profissionais. Ela traz consigo a ideia da união, podendo ser o encontro de duas pessoas ou o equilíbrio espiritual.

Invertida: nessa posição ela indica más notícias como decepções ou inúmeros obstáculos pelo caminho.

Kenaz, Kano, Cen ou Ken

Essa runa apresenta a luz no fim do túnel, podendo ser tanto na forma de esperança quanto na de oportunidade. Porém, ela também indica a necessidade de estar aberto e disposto para aceitar e realizar a mudança que deseja.

Invertida: nessa posição ela pede o ajuste das velas, indica que algo foi longe demais e, por isso, é hora de analisar o que está errado e recomeçar de forma diferente.

Gebo, Gyfu ou Gifu

Essa runa traz consigo a lembrança de tudo que podemos oferecer de bom, como amor, bondade e generosidade. Porém, ela ainda lembra que para que possamos receber o que buscamos, primeiramente precisamos estar em equilíbrio com nosso interior.

Invertida: não tem.

Wunjo ou Wyn

Essa runa representa a satisfação e a plenitude. Ela indica que é hora de valorizar e aproveitar o que conseguiu e vem conseguindo conquistar.

Invertida: nessa posição ela pede atenção com o abuso dos prazeres, ou indica até mesmo a perda de algo que o levará a reavaliar os próprios atos.

Hagalaz, Hagall, Hagel ou Hagal

Essa runa revela um período confuso, cheio de dúvidas e questionamentos, e que apesar de difícil, é necessário para que novos caminhos possam ser encontrados.

Invertida: não tem.

Naudhiz, Nied, Nauthiz ou Nyd

Essa runa pede por paciência e por um momento mais introspectivo, nada de agir precipitadamente ou se apegar ao mundo material. Pelo contrário, é hora de descobrir mais sobre si mesmo e buscar vencer os próprios medos.

Invertida: alerta de que está no caminho errado. É hora de refletir e ajustar os planos.

Isa ou Is

Essa runa indica atrasos, dependendo das runas que a acompanharem, o atraso pode ser tanto momentâneo quanto o fim definitivo de algo.

Invertida: não tem.

Jera, Ger ou Yer

Essa é a runa da colheita, ela reforça a ideia de tudo que é plantado lhe é devolvido. Porém, dependendo das runas que a acompanharem, ela também traz a ideia de que tudo leva tempo para acontecer e, por isso, é preciso ter paciência.

Invertida: não tem.

Eihwaz ou Eoh

Essa runa pede por análise e planejamento. Ela indica que o que foi planejado é alcançável, porém, é preciso estar atento aos obstáculos, tendo a mente aberta para modificar o que for preciso.

Invertida: não tem.

Perdhro, Perth ou Peorth

Essa runa representa o oculto, podendo ser tanto vontades quanto sentimentos ou capacidades ocultas. Ela ainda pode indicar ganhos e surpresas inesperadas.

Invertida: nessa posição ela pede cautela, não é hora de arriscar, e é bom estar preparado para obstáculos ou revelações que preferiria não ter que lidar.

Algiz, Eolh ou Eolhs

Essa runa traz consigo boas notícias, uma nova oportunidade irá aparecer, e a sua intuição se revelará a sua melhor amiga.

Invertida: nessa posição essa runa pede cautela, já que indica um momento vulnerável. Ela também comunica que é hora de não confiar tão facilmente nas pessoas ao seu redor.

Sowilo, Sigel, Sowelu ou Sygel

Essa runa revela mudanças positivas na sua vida. Porém, ela pede tranquilidade, nada de se esforçar ou se preocupar demais. Lembre-se: tudo em excesso faz mal.

Invertida: não tem.

Tiwaz, Tir, Tyr ou Teiwaz

Essa runa representa o seu poder de ação, ela revela que você tem a força necessária para alcançar aquilo que deseja. Ela ainda está ligada à vida social e amorosa, podendo indicar um novo amor.

Invertida: nessa posição ela indica que há um bloqueio interno, dificuldades em tudo que envolver competição, inclusive impedimento de comunicação no campo amoroso.

Berkano ou Beorc

Essa runa é um anúncio da felicidade. Ela revela uma nova etapa, seja no campo amoroso, profissional ou criativo. Dependendo das runas que a acompanharem, ela pode indicar filhos, casamento, ou novidades no contexto familiar.

Invertida: nessa posição ela sugere que talvez seja melhor deixar certos projetos para outra hora. No contexto social, essa runa revela apreensão ou ansiedade com algum ente querido.

Ehwaz, Eh ou Eow

Essa runa revela que você está vivenciando uma mudança para melhor, ainda que o processo para isso seja gradual.

Invertida: nessa posição, ela indica que o indivíduo se sente preso a determinada situação e pede por mudança. Porém, se as runas que a acompanharem forem negativas, o ideal é esperar para não agir precipitadamente.

Mannaz ou Man

Essa runa representa a cooperação. Ela indica que na busca de novos conhecimentos ou conselhos, o ideal é manter uma atitude positiva e buscar a sabedoria na sua rede de contatos.

Invertida: nessa posição, ela indica obstáculos nos planos causados por outras pessoas. Por isso, o ideal nesse momento é manter-se quieto e não esperar por ajuda.

Laguz, Lafaz ou Lagu

Essa runa revela o poder da sua mente. Ela representa facilidade de aprendizado, o bom desenvolvimento da imaginação e, principalmente, indica que a sua intuição é o melhor caminho para lidar com qualquer situação.

Invertida: nessa posição, ela pede que você saia de qualquer situação ruim o mais rápido possível. Fora isso, ela indica que esse é um momento de bloqueio mental e que seus instintos não estão numa boa fase para serem seu guia principal.

Ingwaz, Ing ou Inguz

Essa runa traz consigo a calmaria, representando a conclusão bem sucedida de um problema ou a realização de algo há muito tempo esperado.

Invertida: não tem.

Daeg ou Dagaz

Essa runa anuncia mudanças positivas, ainda que o processo para alcançá-las seja gradual. Ela propõe, mesmo nos momentos difíceis, que você tem a capacidade necessária para lidar com qualquer situação.

Invertida: não tem.

Othala, Othila, Odal ou Ethel

Essa runa representa a herança, seja de traços, características ou posses. Ela faz alusão a tudo que ainda será conquistado.

Invertida: nessa posição ela indica atrasos em heranças, ou ainda perda de posses. Em geral, ela pede por paciência e uma análise clara e objetiva dos fatos.

Wird, Wyrd ou Runa Branca

Essa runa representa o karma de cada um. Ela revela acontecimentos inevitáveis e pede para que o indivíduo confie na sua coragem, capacidade e poder de mudança.

É claro que o estudo das runas é algo bastante complexo e exige um conhecimento bem mais profundo para que possa ser feita uma leitura clara e confiável, já que a interpretação final se dá pelo significado da combinação das runas que são tiradas, e não pelo significado individual de cada uma. Mas, ainda que seja um oráculo complexo, isso não as torna menos fascinantes. Preparado para estudar mais? Conte-nos nos comentários as suas descobertas!


Artigo escrito por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.