por Deva Layo

Runas para a vida - A Runa Thurisaz

"Bem-estar eu alcancei com as runas, sabedoria também. 

Amadureci e alegrei-me com meu crescimento. 

Cada palavra conduziu-me a novas palavras, 

Cada ato proporcionou-me novos atos e escolhas."

(Óðinn, citado no Hávamál - As Palavras do Altíssimo).

A palavra Runa significa segredo, e poeticamente pode ser traduzida como mistério sussurrado. Este mistério é sinalizado por antigos símbolos descobertos na Era Viking, que na história espiritual e não-oficial foram concebidos antes da formação da Terra, na Geometria Sagrada das dimensões superiores, em estruturas arquetípicas para o desenvolvimento da consciência, como tudo o que existe no mundo material em sua composição atômica mais básica.

Assim, as Runas, além de serem o antigo alfabeto escandinavo, foram utilizadas como oráculo e símbolos de cura, expansão das percepções e da consciência, guiando o desenvolvimento do povo nórdico.

A forma tradicional que nos é apresentada é a formação de 24 caracteres do Futhark (alfabeto) Antigo, dividido em 3 famílias de 8 símbolos, que são os Aettir, ou 8 símbolos-família em 3 partes. Estas famílias fornecem informações sobre a jornada da consciência e refletem a divisão social da antiga sociedade nórdica: provedores, guerreiros e sacerdotes/reis. Cada Runa, apesar de ter seu significado independente, atua com sua história em todo o conjunto, auxiliando no aprofundamento da mensagem do oráculo.

A Runa Thurisaz

"Ação e reação 

Espera e contemplação 

Toda rosa tem seus espinhos 

Para sua proteção"

~Vindaárr (Deva Layo)

Thurisaz é a 3ª runa do 1º Aett, representa a força reativa e destrutiva, comumente usada em casos de defesa e ataque. A primeira runa (Fehu) mostra a abundância e a gratidão como princípios norteadores da consciência.

A segunda runa (Uruz) mostra o princípio da manifestação e Thurisaz mostra a vontade do despertar, a ação, como união do fogo de Fehu com o gelo de Uruz. Representa o espinho e o falo cósmico, possuindo uma força fertilizadora e regeneradora.

Assim, Thurs é uma força reativa e direcionada, que também evoca elementos da sexualidade e do erotismo. Em seu aspecto de Mjollnir (O Martelo de Thor), evoca a força destrutiva pedindo para ser utilizada com sabedoria, pois tudo o que vive no universo também precisa morrer para poder regenerar-se.

Alerta: Thurisaz também nos adverte sobre o comodismo e o excesso de passividade com que nos acostumamos nas situações do dia a dia, sempre esperando que outros façam aquilo que nós mesmos deveríamos fazer. É um alerta para aqueles que "empurram a vida com a barriga".

É também uma lição da não-conformidade, da necessidade de reagir em defesa própria, do "não aceitar cabresto de ninguém."

Atentemos para estas questões com bom senso, discernimento e sabedoria!

Palavras-Chave: Ação, Consequências, Ponderação, Defesa, Ataque, Aviso. 

Deva Layo

+ artigos

Deva Layo é Condutora de Percepções, uma canalizadora com vasta atuação no segmento da espiritualidade e do autoconhecimento.
Professora e comunicadora, é estudiosa da psicologia junguiana, com formação holística em terapia tântrica neo-reichiana, renascimento e educação somática. Conduz círculos femininos e encontros voltados para o desenvolvimento humano.
Atua também como runemal [clarividência e consultoria com runas] e terapeuta vibracional [radiestesia, radiônica, reiki, rune healing], sendo autora do blog Psicopompo de Lilith, mentora do Consciência Rúnica, e inspirando palestras pela expansão da consciência planetária.

site psicopompodelilith.com

facebook /DevaLayo

email [email protected]

instagram @devalayo

celular (62) 99279-0727

blog conscienciarunica.com