Compartilhar

por Deva Layo (Luciáurea Coelho)

Runas para a vida - A Runa Uruz

"Bem-estar eu alcancei com as runas, Sabedoria também. 

Amadureci e alegrei-me com meu crescimento. 

Cada palavra conduziu-me a novas palavras, 

Cada ato proporcionou-me novos atos e escolhas."

(Óðinn, citado no Hávamál - As Palavras do Altíssimo).

A palavra Runa significa segredo, e poeticamente pode ser traduzida como mistério sussurrado. Este mistério é sinalizado por antigos símbolos descobertos na Era Viking, que na história espiritual e não-oficial foram concebidos antes da formação da Terra, na Geometria Sagrada das dimensões superiores, em estruturas arquetípicas para o desenvolvimento da consciência, como tudo o que existe no mundo material em sua composição atômica mais básica.

Assim, as Runas, além de serem o antigo alfabeto escandinavo, foram utilizadas como oráculo e símbolos de cura, expansão das percepções e da consciência, guiando o desenvolvimento do povo nórdico.

A forma tradicional que nos é apresentada é a formação de 24 caracteres do Futhark Antigo (alfabeto), dividido em 3 famílias de 8 símbolos, que são os Aettir, ou 8 símbolos-família em 3 partes. Estas famílias fornecem informações sobre a jornada da consciência e refletem a divisão social da antiga sociedade nórdica: provedores, guerreiros e sacerdotes/reis. Cada Runa, apesar de ter seu significado independente, atua com sua história em todo o conjunto, auxiliando no aprofundamento da mensagem do oráculo.

A Runa Uruz

"Mudança natural 

Na força de vontade 

Revela coragem verdadeira 

Renovação e vitalidade." 

~Vindaárr (Deva Layo).

A Runa Uruz é a segunda runa do 1º Aett do Old Futhark, representando o princípio glacial arquetípico que se combina com o princípio ígneo de Fehu comentado no texto anterior.

No início de sua Jornada, a Consciência recebe uma forma quando decide descer à matéria, e é a partir desta força vital nutritiva e modeladora que o Universo também recebe sua forma. 

Representa a força, o poder físico, os nossos mecanismos de defesa, a forma como lidamos com a nossa liberdade e a do outro, a nossa saúde, vitalidade e sexualidade.

Contrapartida: ela também pode ser um aviso para não dominar o outro, para cuidar bem da própria saúde, fortalecer-se interiormente ao invés de depender ou vampirizar os demais, pede para sairmos da ignorância e encarar o mundo com maior tenacidade, vigor e coragem.

Palavras-Chave: Saúde, Vitalidade, Coragem, Determinação, Mudança Natural, Vontade, Tesão. 

Dois Minutos de Runas com Deva Layo - Uruz

 

Confira também: Runa Fehu

Compartilhar

Deva Layo (Luciáurea Coelho)

+ artigos

Deva Layo (Luciáurea Coelho) é Condutora de Percepções.
Blog Oficial & Serviços: https://simoneluciaureacoelho.wordpress.com