por Equipe Horóscopo Virtual

O poder dos mantras

O mantra, termo utilizado no hinduísmo, budismo e em outras correntes espirituais, é o ato de utilizar o som para mudar a vibração energética de quem o entoa e do que está ao seu redor. Como tudo no universo é formado por energia, isso quer dizer que tudo vibra a todo instante e, por isso, uma vibração pode mudar as energias e, consequentemente, até mesmo a matéria. Uma das formas de vibrarmos uma determinada energia é através do som.

O som é algo físico. Experimente ficar na frente de um grande alto-falante com som alto e repare no seu corpo. Você vai sentir a pulsação física nele. Isso porque o som se propaga pelo ar, e você sente o ar se deslocando e batendo em você. Dessa forma, todo e qualquer som possui uma vibração que afetará o seu corpo, mente e alma - e é por isso que os mantras têm um poder tão forte.

Eles podem alterar o estado de consciência, mudar o seu humor, servir como tratamento auxiliar para diversos males, podem ajudar a movimentar e energizar os seus chakras (os centros energéticos que todo ser humano possui) e causar muitos outros efeitos. Esses efeitos vão depender do que você está soando. Cada palavra possui a sua vibração e, por isso, devemos tomar muito cuidado com o que falamos.

Agora que você já sabe o poder que o som possui, veja abaixo alguns dos mantras mais conhecidos:

Om

É chamado de “vibração primordial” e é considerado a essência que dá origem a todos os outros mantras.

Om Mani Padme Hum

Muito utilizado por monges tibetanos, esse mantra ajuda a limpar as energias negativas que são consequências do sofrimento.

Om Shanti Om

No hinduísmo, é o mantra associado a paz. Repetido diversas vezes ele pode causar uma sensação de tranquilidade e relaxamento profundo.

Como citado acima, alguns mantras também são indicados para energizar os chakras. São eles:

Lam

Para o chakra base, conhecido como Muladhara, que conecta o corpo ao mundo físico e vibra na cor vermelha.

Vam

Para o chakra Swadhistana, que é responsável pelos processos criativos e vibra na cor laranja.

Ram

Para o chakra do plexo solar, o Manipura. Ele ajuda a equilibrar e distribuir a energia vital pelo corpo e vibra na cor amarelo dourado.

Yam

Para o chakra Anahata, que é o chakra responsável pelas emoções e que vibra na cor verde-esmeralda.

Ham

Para o chakra Vishuddha, que é o chakra da expressão e comunicação. Ele vibra na cor azul claro.

Om

Para o chakra do “terceiro olho”, chamado de Ajna, que é responsável pela intuição. Ele vibra na cor azul-marinho.

Ogum Satyam Om

Para o chakra Sahasrara, que é o chakra que nos conecta ao mundo espiritual e vibra na cor violeta.

Para sentir o poder dos mantras, procure vídeos no Youtube e medite com o som de cada um. Além disso, lembre-se que o mantra é a manifestação do poder do som. Por isso, você pode também criar seus próprios mantras com frases que te façam bem e tragam bons pensamentos e sentimentos para você. Boas meditações!


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.