Compartilhar

por Vera Mesquita

O que um filme pode nos ensinar

Outro dia estava passando o filme “À Procura da Felicidade”, com Will Smith, na televisão. Eu me lembrava que tinha adorado, mas que também chorei muito com essa história. Se você não assistiu, ou não se lembra, vai um resumo:

Um homem casado e com um filho pequeno tenta ganhar a vida vendendo aparelhos médicos, mas sem sucesso. Ele está sem um tostão e, para piorar, sua mulher o abandona com a criança, um menino de 5 anos. Os dois chegam ao limite da pobreza, sem ter onde dormir ou o que comer e Chris decide participar de um estágio não remunerado em uma empresa que trabalha com a bolsa de valores. Apenas um em 20 candidatos é efetivado. 

Bom, com isso você já consegue imaginar o drama dessa dupla, que tenta sobreviver e ficar unida mesmo com todas as dificuldades.  

É um típico blockbuster americano, mas tem um detalhe bem importante: a história é baseada em fatos reais. O Chris Garner do filme existe e está vivinho para contar sua história em programas pelos Estados Unidos, como o da Oprah, na época. 

O que aprendi com o filme À Procura da Felicidade?

Eu disse que chorei muito com esse filme, principalmente porque os dois personagens sofrem demais e eu tenho pavor de ver criança sofrendo, mesmo que na ficção. Mas mesmo toda emotiva, consegui tirar lições importantes dessa história. 

Talvez a mais importante delas seja a de não desistir. Encontre um objetivo e uma motivação verdadeira, daquelas que falam com o seu coração, que você chegará aonde precisa estar. Claro que existem adversidades, dificuldades e às vezes precisamos adaptar nossos planos, mas desistir, nunca! 

Também foi com esse filme que eu comecei a entender o verdadeiro significado de ter filhos. Você é capaz de ir até o inferno e voltar todos os dias só para dar o melhor para seu filho e, à noite, ainda tem pique para histórias e brincadeiras. Esse amor é mais forte do que qualquer coisa que você acha que sente. 

Quando juntei esses dois aprendizados, percebi que posso tudo. E acho que essa é grande mensagem do filme. Quando se trata de felicidade, não existe fundo do poço ou situações impossíveis. O que existem são contratempos e oportunidades. Saiba encontrar a sua chance em qualquer situação e o sucesso virá, com certeza. 

Por que assistir ao filme À Procura da Felicidade?

Bem, se você gosta de uma boa história, esse filme é para você, mas mais do que isso, ao assistir a essa obra, me senti motivada a ir atrás de meus sonhos, chegar mais longe e ser uma pessoa melhor. Então, se você está em uma fase desmotivada, recomendo que pare por duas horas e acompanhe a trajetória desse homem com seu filho. Você vai chorar e ficar até um pouco deprimida, mas garanto, o aprendizado virá assim que os créditos passarem e você vai ficar com um sentimento bom no coração. Sentimento de que é hora de agir e fazer mudanças na sua vida.

Compartilhar

Vera Mesquita

+ artigos

Jornalista e radialista, escreve sobre bem-estar e relacionamentos no site Astrocentro. Apaixonada pelo mundo esotérico, estou iniciando meus estudos sobre Tarot, o que tem sido uma grande aventura de autoconhecimento e descobertas.