Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

5 filmes para saber mais sobre as religiões brasileiras

Uma das melhores maneiras de conhecer um pouco mais sobre qualquer assunto é, sem dúvida, estudando sobre ele. No entanto a leitura nos exige um tempo que, muitas vezes, não temos e é aí que entra o cinema, para nos ajudar neste conhecimento. As histórias, quando contadas em formato de filme, são muito bem aceitas pela maioria das pessoas e, além de servirem de entretenimento, podem ser importantes lições. 

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre espiritualidade e também adore um filminho, é só separar a pipoca e fazer sua busca pelo que mais gostar. Abaixo, te damos cinco dicas de filmes com este tema central. Acompanhe!

Besouro

O filme, de 2009, conta a história do capoeirista Manuel Henrique Pereira, cujo apelido era Besouro. A história se passa na Bahia dos anos 20, quando os ensinamentos da escravidão ainda eram latentes no povo. Por meio da disciplina e do misticismo, o personagem principal vira um verdadeiro guerreiro e faz com que o telespectador aprenda um pouco mais sobre a Umbanda. Vale dizer que as cenas de luta do filme foram feitas pelo mesmo coreógrafo da trilogia Kill Bill, de Quentin Tarantino.

Chico Xavier

Lançado em 2010, esse filme retrata a trajetória desse importante médium brasileiro. Com direção de Daniel Filho e com Nelson Xavier representando o personagem principal, o filme é obrigatório para qualquer um que queira saber um pouco mais sobre a espiritualidade brasileira. Baseado no livro "As Vidas de Chico Xavier", de Marcel Souto Maior, ele retrata em detalhes a trajetória dessa figura icônica que viveu 92 anos e psicografou mais de 400 livros.

Santo Forte

Mais um filme brasileiro, do ano de 1999. Desta vez falamos de um documentário do aclamado cineasta Eduardo Coutinho. Ele retrata a vida de diversos moradores da favela Vila Parque da Cidade, no Rio de Janeiro, que relatam sua vivência espiritual e a importância da espiritualidade em suas trajetórias. São diversas histórias sobre o contato com o sobrenatural, independentemente da religião a qual pertencem.

Leia também sobre os 5 fatores que constroem a espiritualidade.

Cafundó

A história desse filme é de João Camargo, um escravo que é tomado por um espírito de cura conhecido como Preto Velho. Lançado em 2005 e estrelado por Lázaro Ramos, o longa é inspirado em uma história real do "milagreiro" de Sorocaba, que até criou uma igreja.

Pierre Fatumbi Verger: O mensageiro entre dois mundos

Mais um documentário, desta vez contando a história do fotógrafo Pierre Verger. Narrado por Gilberto Gil, o filme aborda principalmente a dedicação do fotógrafo em estudar as influências culturais existentes entre o Brasil e a África, com destaque para a Umbanda e o Candomblé.


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.