Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Pai Nosso: a importância da oração que Jesus ensinou

O catolicismo é uma das religiões mais populares do mundo. Bastante difundida principalmente durante a Idade Média, essa doutrina ganhou muitos adeptos por meio das cruzadas e também por conta dos missionários, ou seja, indivíduos que saíam em busca de pessoas pagãs que procuravam ser convertidas.

Nesse cenário, mesmo aqueles que são de outras religiões ou nem ao menos seguem uma filosofia de vida exata já ouviram falar do catolicismo e conhecem alguns de seus principais santos e figuras famosas. Jesus Cristo, por exemplo, é extremamente popular e sua imagem também é bastante difundida entre a sociedade, assim como sua mãe, Virgem Maria. Os sacrifícios dos dois são lembrados até os dias atuais por todos, até mesmo por aqueles que não são cristãos.

Por esse motivo, todos já ouviram falar da oração do Pai Nosso. Essa é, afinal de contas, a prece católica mais famosa de todas. Mesmo que você não saiba as palavras exatas que compõem essa reza, é bem provável que você já tenha ouvido alguém recitando seus belos e famosos versos, seja em sua casa ou até mesmo na escola.

Entretanto, mesmo sendo extremamente conhecida, a verdade é que não são todos que conhecem a história e origem dessa oração. Além disso, muitos nem ao menos entendem o seu poder e todos os benefícios que essa prece pode oferecer em nosso dia a dia.

Isso acontece porque a sua fama não provoca, infelizmente, um aprofundamento maior de todas as suas características que são tão importantes e são capazes de aumentar ainda mais o seu poder entre todos os fiéis.

Com isso em mente, o Horóscopo Virtual criou um artigo que se aprofunda dentro dessa oração. Assim, você conhece a sua história, os seus benefícios, sua importância e até mesmo a interpretação de alguns trechos. Confira agora mesmo!

Dicas de uso dos Salmos

A origem da oração do Pai Nosso

 

Um dos motivos pelo qual a oração do Pai Nosso é tão popular é o fato de que ela foi ensinada aos fiéis pelo próprio Jesus Cristo. Sendo assim, o seu poder é incomparável. A sua simplicidade, inclusive, é muito impressionante, e faz com que todas as pessoas sejam capazes de guardar os seus versos de maneira bastante fácil.

Diferente do que muitas pessoas acreditam, contudo, Jesus não foi “programado” para criar e espalhar essa prece. Ele era iluminado por Deus e essa iluminação tornou possível que ele possuísse uma resposta quando seus discípulos pediram para que ele os ensinasse a orar. Entretanto, a prece é uma criação totalmente sua!

Encontrada em Mateus 6:9-13, essa oração se tornou um modelo que foi seguido durante muito tempo, na época em que a criação de preces era ainda mais popular do que hoje em dia. Isso aconteceu justamente porque foi Jesus quem a criou, o que garante a satisfação de Deus.
 

Os benefícios da oração

Assim como todas as outras orações, o Pai Nosso foi criado com o objetivo de ajudar as pessoas a restaurarem e fortalecerem a sua fé. Além disso, os seus versos tocantes e emocionantes fazem com que a gente sinta uma conexão mais forte com Deus e Jesus, algo que é muito procurado por todos os fiéis.

Sendo assim, podemos dizer que a oração em questão nos ajuda a estabelecer uma comunicação bastante agradável com os dois seres mais poderosos do universo de acordo com o catolicismo!

É importante lembrar, contudo, que mesmo sendo extremamente poderosa, a oração do Pai Nosso não deve ser usada como uma fórmula mágica que vai solucionar todos os nossos problemas. Nós podemos, é claro, pedir ajuda e a iluminação do Senhor, mas também devemos fazer a nossa parte para que os nossos pedidos sejam atendidos.

Por meio dessa oração, nosso dia a dia se torna mais positivo. Assim, nossa atitude em relação ao mundo se modifica, o que nos ajuda a recebermos mais frutos agradáveis em nossa vida. Entretanto, é imprescindível que nós estejamos abertos a essas mudanças, caso contrário, não perceberemos nenhum tipo de benefício em relação à oração.

Conheça o poder da oração 

A importância dessa oração para outras religiões

Diferente do que muitas pessoas acreditam o Pai Nosso não é uma exclusividade do catolicismo. Embora essa oração seja muito mais famosa e difundida nessa religião, ela também é bastante popular entre outras.


Os espíritas, por exemplo, utilizam essa prece com bastante frequência. Embora os versos tenham algumas alterações, a sua base é a mesma e, sendo assim, podemos dizer que eles utilizam um Pai Nosso modificado, contudo, ainda muito poderoso. Além disso, a Igreja Católica Ortodoxa, a Igreja Anglicana e a Igreja Protestante também utilizam essa prece em suas rezas.

Isso acontece porque o poder de Jesus Cristo é muito grande e toca inúmeros corações. Sendo assim, ele não deve ser destinado apenas aos católicos; todas as pessoas merecem sentir esse amor e essa fé.

A interpretação da oração

Existem algumas palavras e frases que são consideradas chaves dentro da oração do Pai Nosso. Aqui, ao invés de analisarmos todos os trechos, iremos conhecer esses termos bastante importantes para a prece como um todo. Veja:

• “Santificado seja o Vosso nome”: aqui, percebemos que precisamos colocar Deus acima de tudo. Ou seja, o sentido de adoração é explorado nesse verso;

• “Seja feita a Vossa vontade”: mesmo que realizemos nossos pedidos, devemos ter em mente que ele não necessariamente será atendido. Deus sabe o que é melhor para nós. Sendo assim, a submissão é coloca em pauta;

• “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido”: para o catolicismo, o perdão é um sentimento de grande importância. Por isso, ele é possui grande destaque dentro da oração.

Aprenda a oração do Divino Espírito Santo

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.