por Equipe Horóscopo Virtual

É possível ter lembranças de vidas passadas?

Imagine se lembrar de algo distante, que aconteceu há muito tempo. Imagine se essas lembranças forem de um lugar que você nunca visitou e em uma época que ainda nem era nascido. Por mais estranho que pareça, esse tipo de situação existe, e muito, no mundo. 

Desde o Egito antigo, ou até mesmo em civilizações mais antigas, se tem registros de situações assim, mas somente agora a ciência começou a revelar estudos a respeito do assunto. Afinal, reencarnação existe ou não?

Se depender de algumas crenças religiosas, isso não é questionável, é uma certeza. Se depender da ciência, ainda é algo sem estudos conclusivos, porém existem estudos que indicam que pode existir reencarnação e, além disso, termos memórias dessas vidas passadas. 

Um dos maiores estudiosos do assunto no meio acadêmico é Ian Stevenson, da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos. O médico coletou e estudou, em mais de sessenta anos de carreira, inúmeras histórias de crianças que diziam ter lembranças de vidas passadas. E, em muitos casos, ele pesquisava se as afirmações poderiam ter sido verdadeiras. Para a surpresa dos cientistas, ele encontrou muitos fatos, que foram documentados em seu livro: “Vinte casos sugestivos de reencarnação”, ainda não lançado no Brasil.  

Leia também sobre os 7 sinais de que você está na última reencarnação!

No Brasil, tivemos o pesquisador Hernani Guimarães Andrade, que lançou diversos livros sobre o assunto, entre eles: “Reencarnações no Brasil”. Neste livro, em específico, ele conta diversos casos, entre eles o da menina Simone, que falava palavras em italiano e contava histórias da Segunda Guerra Mundial com pouco mais de um ano. 

Quando esses casos são estudados e os pesquisadores buscam as informações desses relatos, muitas verdades são encontradas, como descrições dos lugares onde a pessoa viveu, nomes e apelidos de parentes, entre outras informações que somente a própria pessoa poderia saber. Por mais cético que você possa ser, essas histórias realmente despertam a curiosidade.

É então que o assunto vira polêmica... Se o caso dessas crianças que lembram de vidas passadas for verdadeiro, isso comprova a reencarnação. E, se a reencarnação for uma verdade, o que mudaria em sua vida? Você viveria de forma diferente? Você mudaria sua forma de ver o mundo? Será que podemos nos beneficiar dessa crença? As respostas para essas reflexões são bastante individuais e não existe uma verdade única. Um bom direcionamento é entender o porquê você gostaria de saber o que aconteceu em possíveis vidas passadas. Será que elas explicariam problemas da sua vida atual? Será que essas memórias te ajudariam a ser uma pessoa melhor? Se a resposta for sim, talvez você deva estudar mais sobre esse assunto. E, quem sabe, até descobrir quem foi em outras vidas. 


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.