por Equipe Horóscopo Virtual

Quem são os deuses celtas?

Os celtas foram os povos que viveram na região da Grã-Bretanha e na Europa ocidental por volta dos anos 2.000 e 4.000 a.C. Por serem diversos povos diferentes, eles tiveram em sua cultura muitos deuses que eram cultuados em determinadas épocas ou regiões. Nesse texto, separamos alguns dos principais deuses para você conhecer, de acordo com a região onde eram cultuados.

Mitologia irlandesa

Cuchulain

Vamos começar não por um deus, mas por um herói. Cuchulain foi um guerreiro, filho do deus Lugh, que foi reverenciado e teve suas batalhas narradas pelos poetas da época. Como um grande herói, inspirou os povos tanto na guerra, quanto nos momentos de dificuldade que os celtas passaram.

Lugh 

Foi um guerreiro e herói com um nome que significa “luz”. Como tinha o poder de criar armas mágicas, foi considerado o deus dos ferreiros. Era o guardião de uma espada e uma lança invencíveis, o que mostra o prestígio que tinha.

Brigit 

A deusa do fogo inspirava a cura, a inspiração, a arte e a fertilidade. Além disso, também era uma deusa guerreira e tinha o domínio sobre os metais.

Morrigan 

É uma grande rainha e deusa da guerra. Tem o poder de se transformar em diversos animais, normalmente aparecendo como um corvo, e inspirava os guerreiros em batalha. Também tinha o poder de prever o futuro.

Dagda

É o deus considerado o grande pai benevolente. É o deus da magia, da sabedoria e da abundância. Era conhecido por ser bondoso com tudo e com todos, além de ter um enorme conhecimento. Tem um taco como arma em que um lado mata os homens e o outro tem o poder de ressuscitá-los.

Mitologia gaulesa (região que se estende da França, até a Bélgica e a Itália)

Bel

É o deus do fogo e do brilho. É retratado nas lendas por diversos nomes, mas sempre preservando a característica de um deus solar que inspira os povos celtas.

Cernunnos 

É o deus celta dos animais e da natureza. É representado com cabelo comprido e às vezes chifres, mas sempre com animais ao seu lado. Pode se transformar em cobra, lobo ou cervo.

Epona 

É a deusa dos cavalos. Protetora dos animais, também representa a fertilidade, a maternidade e a abundância. Normalmente, é invocada para trazer prosperidade e proteção.

Sucellus 

É um deus e também rei. Tem o poder da fertilidade e da cura. Com seu grande martelo, ele pode bater na terra para que as plantas acordem e a primavera comece.

Taranis 

É o deus do trovão que passa pelo céu em sua carruagem, também causando os relâmpagos. É também um deus guerreiro muito invocado nos campos de batalha.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.