Compartilhar

por Erickson Rosa

Seja alguém que possui um propósito

Nossa vida é algo muito precioso e sagrado. Uma bênção que recebemos e da qual precisamos ser gratos. Cada ser no planeta merece a felicidade, simplesmente por estar pisando nesta terra. Porém, nem sempre estamos felizes. Isso porque o sofrimento faz parte de nossa vida. Não podemos ignorar que a vida possui felicidade e sofrimento sempre juntos. Escrevi sobre a origem do sofrimento e como isso ocorre no texto indicado no link a seguir: 

A origem do sofrimento

Não é fácil passar por situações que nos fazem sofrer, mas se temos um propósito é algo que nos ajuda a seguir. O propósito não é algo que faz com que o sofrimento não exista, mas sim que você siga em frente apesar dele. Mas o que é realmente um propósito?

Maior que o eu

Liberte-se dos rótulos sociais. Inspire-se!

Segundo o dicionário, propósito significa: intenção (de fazer algo); projeto, desígnio. Aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito. Aquilo a que alguém se propôs ou por que se decidiu; decisão, determinação, resolução. Mas não é apenas algo que você se propõe a fazer que lhe trará um propósito verdadeiro. Apenas ter a intenção de fazer algo ou se propor a uma ação não significa que será um propósito verdadeiro e que lhe ajudará a lidar com situações difíceis. O propósito é algo maior. Aqui vai o grande segredo do propósito: ele precisa ser maior que o eu.

O eu é quando nos centramos apenas em nossos desejos e anseios. Esquecemos que a felicidade é maior quando nos alegramos não só pela nossa felicidade mas também pela felicidade dos outros. Saímos do nosso autocentramento e acabamos criando mais possibilidades de gerar felicidade. A alegria dos outros passa a ser a nossa também. No texto do link a seguir falei sobre essa armadilha (https://www.horoscopovirtual.com.br/artigos/3-maiores-inimigos-da-felicidade-o-autocentramento). É uma armadilha que faz com que percamos a visão ampla de gerar benefícios para as outras pessoas.

Ter um propósito significa sair dessa fixação em si mesmo. Ampliar nossa visão e saber que ao ajudar os outros estamos criando nosso propósito. O propósito de nossa vida não pode se resumir a ter coisas materiais e viver uma vida apenas no hedonismo. A vida é algo muito maior que isso. Ela deve ser vivida intensamente e para isso precisamos saber que o importante é nos dedicarmos a algo que amplie nossa noção de eu. O eu é algo pequeno comparado à vastidão ampla do planeta. Quando olhamos para a imensidão de pessoas e seres que habitam este mundo, com todas as necessidades que elas possuem, seria muito pequeno de nossa parte e um desperdício de nossa vida preciosa se dedicar exclusivamente para satisfazer os impulsos do eu.

Podemos ampliar nossa visão de mundo e criar um propósito que nos indica para onde ir. Mesmo que haja sofrimento, saberemos que estamos no caminho certo, pois ele amplia nossa visão, amplia nosso ser e mostra que podemos e somos muito mais do que apenas seres que estão fixados na noção de eu. Vale a pena viver uma vida mais ampla, com mais significado e com mais propósito. Que ele seja para beneficiar os seres neste mundo e não apenas o eu. Seja a vastidão que habita em seu interior.


Leia também: Direcione seus propósitos para a felicidade

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.