Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Separação: Aprenda a superá-la e evolua com ela

Nem todos os relacionamentos estão destinados a serem eternos. A imagem que fazemos deles e a nossa esperança de que durem para sempre podem falar mais alto do que os desejos de uma das pessoas. Com as expectativas rompidas, é normal que a frustração e a tristeza tomem conta dos corações de quem planejava um futuro ao lado de outra pessoa.

A separação é uma decisão que não necessariamente é tomada em conjunto. Pode ser que uma pessoa ainda esteja apaixonada por quem escolheu partir. Nesse momento e ao longo de todo o processo de separação, é preciso ter maturidade, calma e introspecção. Ainda que o primeiro impulso de alguém com o coração partido seja buscar superar, essa atitude pode resultar no efeito contrário.

Quando alguém decide que quer superar o fim de um relacionamento com outra pessoa, ela imagina que deve destruir tudo o que pertenceu a quem amou, apagar as fotos, cortar o contato, esquecer todas as lembranças dos momentos que viveram juntos. O processo de separação acaba se tornando uma fase de negação, uma tentativa impossível de dizer que nada daquele relacionamento aconteceu.

Uma separação não precisa ser um evento de sofrimento, cheio de traumas, discussões e ofensas. É preciso compreender que, por qualquer motivo, uma pessoa pode deixar de gostar de outra. Isso não anula toda a história que viveram nem todas as lembranças que construíram. Isso é só um sinal de que uma das pessoas mudou e passou a se sentir de um jeito diferente.

Descubra a reação de cada signo com o fim do relacionamento

O processo de separação também não é um sinal de que a pessoa que foi deixada nunca mais encontrará outra para estar com ela. O fato de uma pessoa não querer mais se envolver romanticamente com outra não significa que será assim para todas as pessoas do mundo. A forma como alguém se sente sobre outra pessoa só diz respeito a esse alguém.

Quem acabou de se separar de quem amava tem o direito de se sentir triste ou até com raiva, mas isso não é o mais importante. Quando vivemos uma experiência intensa ao compartilhar nossas vidas e nossos sonhos com outra pessoa, podemos sentir dificuldade para nos desvencilharmos dessa sensação de que só podemos ser felizes se estivermos com outra pessoa.

A verdade é que um processo de separação pode ensinar muito sobre quem são essas pessoas que estavam nesse relacionamento. É um momento para olhar para dentro de si, analisar as próprias vontades, o quanto evoluiu do começo ao fim da relação, o que espera do futuro e quais são as lembranças preferidas do passado.

Faça o Cupido do Amor

Não é adequado, nesse momento, descontar qualquer sentimento negativo na pessoa que não tem mais sentimentos pela outra. Todo mundo tem direito de amar quem quer que seja, a qualquer momento. E também tem o direito de deixar de amar. Faz parte da vida e é preciso ter maturidade e calma para entender esse processo.

Aproveitar esse momento sem outra pessoa pode ser uma forma de descobrir como é viver e sentir a própria companhia. Tudo que passou ainda terá importância e significado, mas deve fazer parte do passado. Um processo de separação pode ensinar sobre amadurecimento, mudança, compromisso, respeito e compreensão.

Compreender que o fato de uma pessoa não querer se relacionar com você não anula a sua vida afetiva é essencial nesse momento. É importante aprender que nem todas as pessoas vão querer um relacionamento umas com as outras, e isso não é um problema específico de alguém.

Respeitar o próprio tempo para viver o luto da separação é essencial. Qualquer tentativa de forçar um afastamento de memórias que ainda estão vivas e vibrantes pode piorar tudo. Negar o que sentimos não faz os sentimentos desaparecerem, só os intensifica.

O processo de separação sempre será doloroso, mas é com ele que aprendemos a nos desvencilhar de outra pessoa e voltar a ser ímpares. Quando for o momento certo, o amor pode reaparecer na vida de quem havia perdido as esperanças ou essa pessoa pode descobrir que é mais feliz sozinha.

Leia também: Simpatias de amor

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.