Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

A importância dos decanatos

Nossos signos dizem muito sobre a nossa personalidade e, graças a algumas das nossas características mais marcantes, eles são facilmente identificados. Por exemplo, os arianos são conhecidos por serem impacientes, os virginianos são “temidos” por sua postura bastante crítica, já os escorpianos são muito reservados e um tanto controladores.

Mas é bem comum que esses atributos não sejam idênticos para todas as pessoas – eles podem ser mais fracos em um nativo e mais fortes em outro, ou mesmo inexistirem em algum outro nativo. Isso se deve ao fato de cada signo estar subdivido em decanatos, então o comportamento dos nativos de um mesmo signo vai depender, entre outros fatores, do decanato em que cada um nasceu.

O que são os decanatos

A importância dos decanatos

O Zodíaco está disposto na forma de um círculo perfeito de 360 graus. Como ele está dividido em 12 signos, cada um tem 30 graus e está subdividido em três terços (cada qual com 10 graus) – os chamados decanatos –, assim dispostos: primeiro decanato, compreendendo de 0 a 10 graus; segundo decanato, de 11 a 20 graus; e terceiro, de 21 a 30 graus.

Ao passo que a importância do planeta regente seja sempre mais dominante, já que é esse fator que determina os atributos de cada signo, o decanato é uma das nuances da energia astral exercidas sobre o signo.

De acordo com o sistema hindu, o decanato aponta qual planeta rege o nativo de acordo com a data de nascimento e é definido de acordo com o elemento que influencia os signos. Sendo assim, o primeiro decanato corresponde ao planeta que rege o próprio signo; o segundo decanato, ao planeta que rege o próximo signo do mesmo elemento; e o terceiro decanato, ao planeta que rege o último signo desse elemento. É o que chamamos de triplicidade dos elementos.

É por essa razão que nativos de um mesmo signo podem comportar-se de formas completamente distintas, trazendo justamente essas nuances que nos tornam únicos, mesmo compartilhando o mesmo signo no Zodíaco.

Os decanatos de cada signo

Para ficar mais fácil de compreender, vamos destacar cada signo, o elemento que o influencia e os seus três decanatos (cada qual com seu planeta regente), apresentando também as suas principais características.

Áries – triplicidade de fogo

Áries

Primeiro decanato (21/03 a 30/03) – regido por Marte

Os nativos nascidos nesse terço são os mais combativos, corajosos e perseverantes. São aqueles que não fogem de nenhuma batalha e estão sempre dispostos a usar sua força excessiva.

Segundo decanato (31/03 a 10/04) – regido pelo Sol

Além de serem ótimos líderes, esses nativos, por terem o Sol como influência, têm uma grande capacidade de se destacar e brilhar por onde passam. O excesso de orgulho pode soar como arrogância.

Terceiro decanato (11/04 a 20/04) – regido por Júpiter

Esses são os nativos dotados de grande senso de justiça. São muito determinados e prezam a lealdade de quem está a sua volta, em especial no amor.

Touro – triplicidade de terra

Decanatos de Touro

Primeiro decanato (21 a 30/04) – regido por Vênus

Os nativos desse decanato são pessoas românticas e zelosas. Não medem esforços para demonstrar afeto e vivem sempre cercados de amigos.

Segundo decanato (1º a 10/05) – regido por Mercúrio

Esse é o decanato dos taurinos comunicativos, dotados de sensualidade e bastante analíticos. Preferem não se influenciar pelo lado emocional.

Terceiro decanato (11 a 20/05) – regido por Saturno

Nativos cautelosos e que pensam sempre antes de agir. São metódicos e organizados e odeiam surpresas (em especial com as finanças), razão pela qual preferem se planejar.

Conheça e entenda o que são os decanatos zodiacais

Gêmeos – triplicidade de ar

Decanatos de Gêmeos

Primeiro decanato (21 a 30/05) – regido por Mercúrio

Pessoas flexíveis e altamente adaptáveis. Chamam atenção por sua inteligência e facilidade de comunicação. Nada passa batido por eles.

Segundo decanato (31/05 a 09/06) – regido por Vênus

São os nativos que priorizam o amor, que valorizam os relacionamentos duradouros. São educados e com uma certa tendência a serem emotivos.

Terceiro decanato (10 a 20/06) – regido por Urano

É a parcela mais difícil desse signo. São inteligentes e têm grande senso de justiça. Liberdade é a palavra-chave para esses nativos.

Câncer – triplicidade de água

Decanatos de Câncer

Primeiro decanato (21 a 30/06) – regido pela Lua

Essa é a porção dos nativos mais sensíveis e dramáticos. Sofrem demais, muitas vezes por motivos bobos. O ciúme pode ser um entrave nas relações.

Segundo decanato (1º a 10/07) – regido por Plutão

São nativos focados e persistentes. Apesar da personalidade marcante, são pessoas doces. É o terço do signo que consegue controlar melhor as emoções.

Terceiro decanato (11 a 21/07) – regido por Netuno

São aqueles que direcionam a sua atenção e dedicação aos outros, sempre interessados em afagar os sentimentos alheios. Mas tendem ao hábito de exigir atenção, fruto de uma carência proeminente.

Leão – triplicidade de fogo

Decanatos de Leão

Primeiro decanato (22 a 31/07) – regido pelo Sol

Boa aparência é uma grande preocupação entre os nativos dessa parcela. O Sol lhes confere o brilho próprio e a tendência a se destacar com mais intensidade que os outros decanatos.

Segundo decanato (1º a 10/08) – regido por Júpiter

São aqueles nativos propensos a colher os frutos de seu empenho. Com uma autoconfiança considerável, não têm medo de arriscar, então “chegar lá” é uma consequência.

Terceiro decanato (11 a 22/08) – regido por Marte

Sob a regência do planeta que tem o mesmo nome do deus grego da guerra, esses nativos não têm medo de ir à luta, ainda mais se a meta é a vitória. É o decanato mais determinado de Leão.

Virgem – triplicidade de terra

Decanatos de Virgem

Primeiro decanato (23/08 a 01/09) – regido por Mercúrio

É o decanato dos organizados e metódicos, e o mais versátil entre todos os outros. Suas metas são sempre cumpridas, não importam os obstáculos.

Segundo decanato (02 a 11/09) – regido por Saturno

Nativos desse decanato são bastante equilibrados, responsáveis e objetivos. Lidar com dinheiro é uma qualidade de destaque, estão sempre em dia com as suas contas.

Terceiro decanato (12 a 22/09) – regido por Vênus

É o decanato dos nativos que têm muitos amigos e são muito queridos por eles. Buscam relações duradouras e são discretamente românticos. A paz em todas as relações é altamente valorizada. É o terço dos nativos que se destacam pela preocupação com a beleza.

Saiba qual é o planeta regente de cada signo

Libra – triplicidade de ar

Decanatos de Libra

Primeiro decanato (23/09 a 01/10) – regido por Vênus

O planeta que divide nome com a deusa grega do amor confere a esses nativos o poder da sedução e uma certa autoconfiança. São alegres, charmosos e admirados por amigos e interesses românticos.

Segundo decanato (02 a 11/10) – regido por Urano

Comunicativos, criativos e ótimos em relacionamentos. Esses são os nativos desse decanato. Jogo de cintura é uma qualidade apreciada no trabalho, e isso eles têm de sobra. Vivem buscando um amor, para corroborar o equilíbrio.

Terceiro decanato (12 a 22/10) – regido por Mercúrio

Com uma habilidade inata para dialogar – somada a um jeito alegre e extrovertido –, essas pessoas conseguem se destacar onde quer que estejam. São muito inteligentes e versáteis.

Escorpião – triplicidade de água

Decanatos de Escorpião

Primeiro decanato (23/10 a 01/11) – regido por Plutão

Naturalmente desconfiados, os nativos desse terço são intensos e misteriosos. Só se abrem quando sentem confiança plena. São muito reservados, não gostam de se expor.

Segundo decanato (02 a 11/11) – regido por Netuno

São nativos emotivos e intuitivos. Apesar de serem bastante determinados, eles não sabem lidar com derrotas, podendo reagir muito mal quando não são bem-sucedidos em suas empreitadas.

Terceiro decanato (12 a 21/11) – regido pela Lua

Emotivos e apaixonados. Assim são os nativos desse decanato. Mas, como bons escorpianos, o amor pode trazer ciúme e falta de controle, em especial nas discussões de casal. Precisam aprender a lidar com as emoções.

Sagitário – triplicidade de fogo

Decanatos de Sagitario

Primeiro decanato (22/11 a 01/12) – regido por Júpiter

Otimistas e aventureiros, esses nativos gostam de olhar o copo “meio cheio”. Tudo para eles é um grande aprendizado, que os ajuda a evoluírem como pessoas.

Segundo decanato (02 a 11/12) – regido por Marte

Mesmo sendo pessoas pacíficas, a influência de Marte lhes traz uma grande inclinação para não fugir das batalhas. Ainda mais se estiverem lutando por aquilo em que acreditam.

Terceiro decanato (12 a 21/12) – regido pelo Sol

O Sol traz para esses nativos o brilho e a capacidade de se destacarem em qualquer campo. São ótimas companhias, exalam charme e carisma.

Capricórnio – triplicidade de terra

Decanatos de Capricornio

Primeiro decanato (22 a 31/12) – regido por Saturno

Nativos desse terço são preocupados com a situação financeira, sempre em busca de aumentar sua renda. Graças a sua extrema capacidade de se organizar e planejar – em todos os campos da vida –, conseguem ser bem-sucedidos.

Segundo decanato (1º a 10/01) – regido por Vênus

Sedutores, esses nativos não só conquistam seus pares como também mostram esse magnetismo em seu trabalho, saindo-se muito bem como líderes. São admirados por suas equipes e respeitados por seus superiores.

Terceiro decanato (11 a 20/01) – regido por Mercúrio

Extremamente comunicativos, são dedicados e bem articulados, em especial nas atividades de trabalho. Graças a sua habilidade de comunicação, sabem expressar quando não estão satisfeitos com alguma coisa. Nunca se perdem nas pendências, nem que isso lhes custe os momentos de lazer.

Entenda o que os planetas significam no Mapa Astral

Aquário – triplicidade de ar

Decanatos de Aquário

Primeiro decanato (21 a 30/01) – regido por Urano

O diálogo é a força motriz desses nativos. São eloquentes e também abertos a conversar com todos, inclusive com filhos, superiores e subordinados. Prezam a liberdade e, portanto, não se prendem a relacionamentos tão facilmente.

Segundo decanato (31/01 a 09/02) – regido por Mercúrio

Alto astral. É assim que podemos definir os nativos desse decanato. Transbordam alegria, simpatia e bom humor, além de serem extremamente inteligentes, adeptos de um bom papo cabeça.

Terceiro decanato (10 a 19/02) – regido por Vênus

Autoconfiantes e encantadores, esses nativos exalam romantismo (quando lhes convém), mas não se apaixonam perdidamente, pois seu lado racional não permite. É carinhoso com os amigos, familiares e companheiros.

Peixes – triplicidade de água

Decanatos de Peixes

Primeiro decanato (20 a 29/02) – regido por Netuno

São os nativos da imaginação fértil, pintam o mundo com as cores que desejam e sabem ver beleza até nas coisas ordinárias. São versáteis e buscam seus amigos na diversidade, lidando bem com todos os tipos de pessoas.

Segundo decanato (1º a 10/03) – regido pela Lua

São os piscianos mais intensos. Alegria e tristeza são sentidas em seu “volume” máximo, com todas as letras. Extremamente distraídos, não conseguem se organizar muito (bagunça é quase uma necessidade para esses nativos). São generosos e adoram demonstrar seus sentimentos a quem amam.

Terceiro decanato (11 a 20/03) – regido por Plutão

O último decanato desse signo traz pessoas mais introspectivas. Aquelas pessoas que contemplam o mar, refletem sobre tudo e filosofam o tempo todo. Mas tudo quase sempre de forma mais intimista. Gostam de pessoas delicadas e leveza nas relações.

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre os decanatos dos signos, dê uma olhadinha no seu e verifique se “bate” com o seu jeito de ser, de pensar e de se relacionar. Experimente conversar com alguém que seja do mesmo signo, mas que tenha nascido sob outro decanato, e compare as diferenças. Você pode se surpreender com a diversidade de personalidades dentro de um mesmo signo e como um fator como o decanato pode dizer bastante sobre alguém, de uma forma extremamente específica.

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.