Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Conheça os decanatos zodiacais!

Segundo a Astrologia, alguns corpos celestes são grandes influenciadores da nossa personalidade, trazendo à tona muitas características marcantes, facilmente identificáveis quando informamos nosso signo, especialmente o solar. Por exemplo: quando alguém diz que é capricorniano, logo nos vem à mente uma pessoa planejadora e bastante motivada pelo trabalho. Ou quando sabemos que algum conhecido é leonino, temos a certeza de estarmos diante de alguém com grande poder de influenciar e uma inclinação inata para ser o centro das atenções.

No entanto nem sempre ser do mesmo signo sugere que as pessoas tenham características idênticas. Obviamente que não, já que o nosso Mapa Astral traz outros fatores que influenciam bastante a nossa personalidade – trazendo alguns pontos mais fortes em um nativo do que em outro. Em adição a isso, ainda existem os decanatos, que correspondem a cada terço em que se divide um signo no Zodíaco.

O que é decanato?

Certamente você já deve ter ouvido falar em decanato, mas sabe o que realmente significa um decanato zodiacal?

Para um melhor entendimento, vamos falar sobre o formato do Zodíaco: ele é um círculo perfeito, em 360 graus, dividido em 12 partes iguais – os signos. Portanto cada signo tem 30 graus. Como todos os signos estão subdivididos em 3 partes (ou terços), esses terços é que são os chamados decanatos, cada um deles compreendendo 10 graus. Seguindo a lógica do sistema hindu, cada decanato zodiacal aponta o próprio astro regente – independentemente daquele que rege o signo. Esse astro é calculado segundo a data de nascimento e o elemento que influencia esse signo.

Primeiro decanato

Compreende os 10 primeiros graus do signo. Esse terço corresponde ao planeta que rege o próprio signo (ou seja, todo primeiro decanato é sempre regido pelo astro regente do signo). Para ficar mais fácil a compreensão, tomemos como exemplo Áries, que é regido pelo planeta Marte. Assim, todo ariano de primeiro decanato tem regência dupla desse astro.

Segundo decanato

Compreende de 11 a 20 graus. Esse terço é regido pelo planeta que rege o próximo signo do mesmo elemento. Sendo assim, vamos analisar o exemplo de Virgem. O próximo signo de mesmo elemento é Capricórnio, regido por Saturno. Ou seja, esse planeta também é regente do segundo decanato virginiano, que igualmente sofre certa influência de Capricórnio em sua personalidade.

Terceiro decanato

Esse é o último terço, que engloba os últimos graus do signo – de 21º a 30º. O planeta regente desse decanato é o mesmo que rege o último signo de cada elemento. Para ficar mais claro, vamos usar Gêmeos como uma ilustração dessa referência de regência. O último signo do elemento que rege Gêmeos (ar) é Aquário, que sofre influência do planeta Urano. Sendo assim, o terceiro decanato geminiano é regido por esse planeta.

Como você pôde perceber, vários são os fatores que influenciam o Mapa Astral de alguém, delineando atributos particulares, mesmo que se trate de duas pessoas do mesmo signo. Isso porque, além do nosso signo solar, ainda há ascendente, descendente, Lua, entre outras influências, como os decanatos, que justificam nossas diferenças, mesmo com algumas coisas em comum. É isso que torna a Astrologia extremamente interessante e mais próxima da nossa compreensão no que diz respeito à sua eficácia na definição do nosso jeito de ser. Quem realmente faz um trabalho astrológico sério entende que todos somos únicos, graças a essas nuances que permitem que compartilhemos o mesmo “espaço” no Zodíaco e, ainda assim, apresentemos tanta diversidade.

Signos – decanatos

A seguir, para uma maior compreensão, destacamos todos os signos, decanatos e seus respectivos planetas regentes, bem como as principais características de cada terço zodiacal. Confira e aprenda mais sobre esse universo encantador que é a Astrologia!

Decanatos de Áries

Áries.

1º decanato: 21 a 31 de março
O regente é Marte. Este astro dá muita garra, força de vontade para conquistar os objetivos e coragem para superar os desafios e percalços da vida sem tripudiar.  

2º decanato: 1 a 10 de abril
O regente deste decanato é o Sol. Este regente faz a pessoa se destacar bastante, principalmente por ser alguém alegre, positivo e criativo. É preciso tomar certo cuidado com arrogância e prepotência. 

3º decanato: 11 a 20 de abril
O regente é Júpiter, que concede determinação e um senso de justiça extremamente apurado.

Decanatos de Touro

Touro.

Conheça a importância dos decanatos zodiacais

1º decanato: 21 a 30 de abril
O primeiro decanato de Touro é regido por Vênus, astro que torna a pessoa mais amável, amigável, cuidadosa e romântica. 

2º decanato: 1 a 10 de maio
O regente é Mercúrio. Este astro traz a habilidade da comunicação, da análise e do discernimento. 

3º decanato: 11 a 20 de maio
Saturno é o astro regente do terceiro decanato de Touro. Traz para seus regidos o cuidado, o planejamento e a análise. São pessoas que não agem por impulso, pois tudo é calculado.

Decanatos de Gêmeos

Gêmeos.

1º decanato: 21 a 30 de maio 
Quem rege é Mercúrio. Pessoas adaptáveis, inteligentes e pacientes. Entendem que o que tudo deve ser conquistado à base do merecimento. 

2º decanato: 31 de maio a 9 de junho
O planeta Vênus traz para seus regidos a necessidade da busca pelo amor. Vênus faz as pessoas do 2º decanato  de Gêmeos serem educadas, gentis e um pouco emotivas. 

3º decanato: 10 a 20 de junho
O regente é Urano. Justiça é muito importante para você, assim como a liberdade de poder tomar suas próprias decisões.

Decanatos de Câncer

Câncer.

1º decanato: 21 a 30 de junho 
A Lua rege as pessoas do primeiro decanato de Câncer. Isso as torna seres extremamente sensíveis, românticos, mas, também, um pouco possessivos e dramáticos. 

2º decanato: 1 a 10 de julho
Quem rege é Plutão, que traz persistência, educação, dedicação e a habilidade de não se deixar levar pelos outros ou por desejos momentâneos. 

3º decanato: 11 a 21 de julho 
Netuno rege este decanato. Quem se encontra nestes graus da roda do Zodíaco são pessoas entregues, ou seja, fazem o possível e o impossível pelas pessoas que amam.

Decanatos de Leão

Leão.

1º decanato: 22 a 31 de julho
O regente é o Sol. A confiança é exacerbada. Busca sempre por destaque em todos os âmbitos da vida, principalmente no trabalho, onde quer posições de chefia, e no amor, pois precisa de alguém que o ame e o bajule. 

2º decanato: 1 a 11 de agosto 
Quem rege este decanato é Júpiter, astro responsável por pessoas curiosas e divertidas. A autoconfiança aparece em excesso. 

3º decanato: 12 a 22 de agosto
Com o regente Marte, as pessoas deste decanato são muito otimistas para enfrentar grandes problemas, mas estressadas com a rotina do dia a dia.

Decanatos de Virgem

Virgem.

Você sabe qual é o planeta regente do seu signo? Descubra

1º decanato: 23 de agosto a 1 de setembro
O regente Mercúrio traz a organização como principal característica. Também é responsável por uma preocupação exacerbada em relação a própria saúde, o que torna a pessoa extremamente preocupada com limpeza.

2º decanato: 2 a 11 de setembro
O segundo decanato é regido por Saturno. Economia e seriedade são as principais características herdadas deste astro.

 3º decanato: 12 a 22 de setembro
Vênus rege este decanato e traz consigo características marcantes: são pessoas românticas, felizes e que zelam pela paz nos ambientes que frequentam e com as pessoas que convivem.

Decanatos de Libra

Libra.

1º decanato: 23 de setembro a 1 de outubro 
Vênus rege as pessoas deste decanato. Por isso, são seres equilibrados, intensos e que pensam bastante. 

2º decanato: 2 a 11 de outubro
Como o regente Urano, pessoas deste decanato são extremamente criativas, ousadas e que não conseguem ficar estagnadas no mesmo lugar. Ficam deprimidas com a “mesmice”. 

3º decanato: 12 a 22 de outubro
O regente é Mercúrio. Pessoas com grande capacidade intelectual e sempre em busca de mais conhecimento.

Decanatos de Escorpião

Escorpião.

1º decanato: 23 de outubro a 1 de novembro 
O regente Plutão traz às pessoas deste decanato muita intuição e intensidade. Por isso, não se deixa enganar com facilidade e se entrega às pessoas que sabe que pode confiar. 

2º decanato: 2 a 11 de novembro 
Netuno rege este decanato e, com ele, traz características como determinação e emoção, o que faz as pessoas não desistirem de seus objetivos e as deixa com dois extremos: muita felicidade nas vitórias, ou extrema frustração nas derrotas. 

3º decanato: 12 a 21 de novembro
Lua rege o terceiro decanato de Escorpião. Aqui, as pessoas odeiam a solidão e fazem de tudo para conseguir se firmarem com alguém. Amam acima de tudo.

Decanatos de Sagitário

Sagitário.

1º decanato: 22 de novembro a 1 de dezembro
O regente é Júpiter. Otimismo e sinceridade, aliados a alegria e liberdade fazem as pessoas deste decanato a não se prenderem a ninguém, apesar de sempre quererem uma companhia para se divertir. 

2º decanato: 2 a 11 de dezembro 
Marte rege este decanato. Decidir tudo baseado em impulsos é a característica mais marcante, seguida por força de vontade e foco nos grandes objetivos da vida. 

3º decanato: 12 a 21 de dezembro
Com o Sol como regente, pessoas deste decanato são carismáticas e muito alegres. Há muito senso de humor e vontade de passar a vida sempre sorrindo.

Decanatos de Capricórnio

Capricórnio.

Os números e planetas têm muito a dizer sobre você! Saiba mais

1º decanato: 22 a 31 de dezembro
O regente deste decanato é Saturno. Pessoas um pouco fechadas, extremamente econômicas (aqui estão os verdadeiros “mãos-de-vaca”). 

2º decanato: 1 a 10 de janeiro
Tendo como regente Vênus, a pessoa deste decanato é destaque em muitas situações, principalmente no âmbito profissional, o qual se dedica muito. 

3º decanato: 11 a 20 de janeiro
Mercúrio rege este decanato. Organização é primordial para as pessoas que aqui nasceram. São também críticos, tímidos e muito dedicados ao trabalho.

Decanatos de Aquário

Aquário.

1º decanato: 21 a 30 de janeiro
O regente Urano traz consigo a extrema valorização à liberdade. Por isso é muito difícil você formar uma base sólida de relacionamento com alguém. 

2º decanato: 31 de janeiro a 9 de fevereiro 
Mercúrio rege o segundo decanato de Aquário. Neste decanato, as pessoas são inteligentes, versáteis positivas e alegres. 

3º decanato: 10 a 19 de fevereiro 
Vênus rege os aquarianos do terceiro decanato, dando a eles características como romantismo e de saber dar valor a tudo que tem e a todos que tem por perto.

Decanatos de Peixes

Peixes.

1º decanato: 20 a 29 de fevereiro 
A regência de Netuno faz os piscianos de o primeiro decanato serem versáteis, adaptáveis, dedicados e criativos. 

2º decanato: 1 a 10 de março 
A Lua como regente traz aos piscianos características como generosidade, amor e ciúmes. São, também, pessoas um pouco avoadas e distraídas. 

3º decanato: 11 a 20 de março 
Plutão é o astro regente. São pessoas intuitivas e muito sensitivas. São atraídos por pessoas que sabem usar sua sensualidade de forma discreta.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.