por Equipe Horóscopo Virtual

Relação entre astrologia e astronomia

A astrologia e a astronomia, desde os tempos dos sumérios, em mais ou menos 4 mil anos antes de Cristo, eram estudadas em conjunto. Se por um lado observava-se o movimento dos astros fisicamente, também se estudava a analogia que se fazia com os comportamentos e traços de personalidade das pessoas, além da associação com acontecimentos no planeta. Essa relação se estendeu por um bom tempo, até o século dezoito.

A partir do século dezoito, a astronomia oficialmente não tinha mais nada a ver com a astrologia, mesmo que antes disso já existissem estudiosos que separavam as duas coisas. Desde então a astronomia tem se dedicado aos fenômenos físicos, mensuráveis, do movimento e da existência dos astros e com isso criou-se todo um vocabulário próprio da astronomia com seus inúmeros termos. E é a partir disso que a união com a astrologia ficou cada vez mais difícil.

A astrologia, se voltando mais para o estudo da personalidade, se aproximou muito mais de termos utilizados na psicologia do que os termos usados pela astronomia. Muitas vezes um astrólogo pode estar falando sobre um movimento de um planeta, mas por não saber a termologia utilizada por um astrônomo, acaba sendo incompreendido no meio acadêmico. Pelo outro lado, o astrônomo, por não entender o que o astrólogo quer dizer, acha que astrologia é fundamentada em bases incorretas e que não utiliza métodos científicos para ser uma ciência aceita.

Sabendo disso, estamos diante de um caso que causa mais desentendimentos pelos termos utilizados do que pelo estudo feito. Se ambos os lados se esforçassem para conhecer os termos tanto da astrologia quanto da astronomia, poderiam surgir avanços bem interessantes nas duas áreas.

Se você se interessa por um desses dois estudos, dê uma chance também para o outro. Um astrólogo pode enriquecer muito o seu conhecimento ao estudar astronomia e um astrônomo pode dar uma chance para o autoconhecimento através de símbolos da astrologia. No fim das contas, ao deixar o preconceito de lado, todo mundo ganha. E, se um dia essas duas áreas já trabalharam juntas, por que não dar uma chance para elas se juntarem novamente? 


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.