A música de bossa nova de cada signo

Por Equipe Horóscopo Virtual Publicado: Atualizado:

Um estilo genuinamente brasileiro, surgido no finzinho dos anos 1950, fazendo fronteira com os anos 1960. Essa é a bossa nova, um gênero único, influenciado pelo samba carioca e pelo jazz dos EUA. Mas alguns estudiosos da música também associam o choro, a moda de viola e o blues como referências.

A bossa nova se consolidou no país com “Chega de Saudade”, canção de Vinicius de Moraes imortalizada por João Gilberto em voz e violão. O movimento durou até 1966, mas até os dias de hoje contamos com composições que seguem esse estilo.

A expressão “bossa” era uma gíria lá da década de 1930, que surgiu pela primeira vez no samba “São Coisas Nossas”, de Noel Rosa. Seu significado é: “Jeito original; lábia; vocação” ou, ainda, “jeito ou moda novos”. E realmente tinha tudo a ver com esse novo estilo.

Entre os artistas mais relevantes, podemos destacar: Vinicius de Moraes, João Gilberto, Tom Jobim, Nara Leão, Baden Powell, Ronaldo Bôscoli, Francis Hime, Toquinho, entre outros.

Características da bossa nova

Esse estilo foi marcado por características próprias, acompanhando a modernização do país na época. O tom coloquial e a voz calma e quase sussurrante são as mais notáveis.

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO

Violão e piano são os principais instrumentos para acompanhar as letras melódicas e poetizadas. Os temas mais comuns da bossa nova estão ligados ao dia a dia, em especial da classe média, berço dos seus criadores, sentimentos como o amor e exaltação à natureza (o mar, principalmente, já que o estilo nasceu na Zona Sul carioca).

Uma música para cada signo

Um ritmo tão rico e cheio de originalidade certamente tem músicas que já fizeram parte da história de vida de muita gente, justamente por ter letras que têm tudo a ver com nossa personalidade.

Pensando nisso, o Horóscopo Virtual resolver fazer uma associação com a Astrologia para trazer a música de nossa nova de cada signo, com base na influência dos astros sobre o comportamento de cada um. Confira a seguir e divirta-se!

A música de bossa nova de Áries

“Samba de uma Nota Só” (1960) — Tom Jobim e Newton Mendonça

Arianos são impacientes e não gostam de perder tempo com nada, então fizemos uma brincadeira com “uma nota só”, mostrando essa “pressa” de fazer as coisas logo e improvisar: as notas restantes vêm depois, aí a gente vê o que faz. Assim é a vida para esse nativo.

A música de bossa nova de Touro

“O Barquinho” (1961) — Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli

Apesar de serem grandes trabalhadores, os taurinos adoram uma calmaria e uma vida confortável. “Tudo isso é paz” retrata perfeitamente o que esse nativo espera da vida.

A música de bossa nova de Gêmeos

“Águas de Março” (1972) — Tom Jobim

O geminiano é cheio de energia, comunicativo, inteligente e até um pouco caótico e profuso.

Os grandes nomes da bossa nova que representam cada signo

Essa canção traz um jogo de palavras bastante estruturado, com uma narrativa visual e o uso de metáforas, somado à riqueza instrumental.

Tem bastante informação, e é disso que esse nativo mais gosta.

A música de bossa nova de Câncer

“Chega de Saudade” (1959) — Tom Jobim e Vinicius de Moraes

Os cancerianos são apegados à família e às pessoas que amam. Esses nativos não conseguem se ver longe dos seus entes queridos, então qualquer distância, para eles, é um verdadeiro sofrimento.

A música de bossa nova de Leão

“Garota de Ipanema” (1962) — Tom Jobim e Vinicius De Moraes

Leoninos são charmosos, ligam muito para a aparência e amam ser o centro das atenções. E esse signo não merecia menos do que o hino da bossa nova, que teve até versão em inglês, com direito a um Grammy de Gravação do Ano.

A música de bossa nova de Virgem

“Desafinado” (1959) — João Gilberto

Virginianos gostam de tudo de forma impecável. São muito críticos, com os outros e consigo mesmos , então essa canção é mais um “recado” para eles, que gostam de tudo à perfeição e não suportam quando algo “desanda”.

A música de bossa nova de Libra

“Coisa Mais Linda” (1964) — João Gilberto

Librianos adoram equilíbrio em tudo e são pessoas com um senso estético apurado.

Conheça o compositor de cada signo

Para eles, admirar a beleza, as cores e as formas é um tônico para a alma.

A música de bossa nova de Escorpião

“Flor de Maracujá” (1975) — João Donato

Os nativos de Escorpião têm a sensualidade à flor da pele, somada a um ar de mistério, que resulta no seu charme e na vontade que os outros têm de descobrir o que se passa dentro da cabeça deles.

Essa canção retrata bem o lado sensual e misterioso do escorpiano, que faz a gente se sentir ainda mais seduzido por esse nativo.

A música de bossa nova de Sagitário

“Samba do Avião” (1962) — Tom Jobim e Vinicius de Moraes

Sagitarianos são pessoas divertidas e que adoram viajar e conhecer locais encantadores. E nada mais encantador do que a cidade do Rio vista de cima.

Para esse nativo, as praias sem fim da orla carioca são mais do que uma charmosa aventura.

A música de bossa nova de Capricórnio

“Amor Certinho” (1960) — João Gilberto

Capricornianos são pessoas que adoram planejar tudo, inclusive na esfera amorosa. Mas não pense que eles são pessoas calculistas quando o assunto é sentimento.

Eles só querem que tudo dê certo e que tudo seja “bem bolado” para que possam viver um amor certinho e garantido.

A música de bossa nova de Aquário

“Mas Que Nada” (1966) — Jorge Ben Jor

Aquarianos gostam de liberdade e de fazer o que gostam.

Faça o teste e descubra a qual estilo musical você pertence

Não admitem que ninguém lhes diga o que fazer. Sai da frente, que lá vem o aquariano!

A música de bossa nova de Peixes

“Eu Sei Que Vou Te Amar” (1959) — Tom Jobim e Vinicius de Moraes

Piscianos são amor puro. O lema deles é: “O que importa é o amor”. Tudo para eles habita o universo dos sentimentos e da intuição.

Eles sabem que vão amar por toda a vida, não importam as circunstâncias, porque é disso que eles são feitos.

E aí? Curtiu a música de bossa nova do seu signo? Se você conhece alguém que pode se identificar com alguma dessas letras, compartilhe esse conteúdo.

E aproveite para conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas canções, enriquecendo um pouco mais o seu repertório musical!

MPB: