Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Os grandes nomes da Bossa Nova de acordo com o Zodíaco

Existem alguns períodos que ficam marcados na história por inúmeros motivos. No Brasil, por exemplo, o final da década de 1950 ficou conhecido pelo surgimento de um gênero musical que é importantíssimo até os dias de hoje: a bossa nova.

Conhecida no mundo inteiro, a bossa nova foi idealizada no Rio de Janeiro. Cantores muito famosos, como João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes estavam envolvidos em sua criação, e “Garota de Ipanema” se tornou, provavelmente, a música mais conhecida desse gênero musical, possuindo até mesmo versões internacionais. Até os dias de hoje vários artistas arriscam regravar a canção. O gênero musical foi chamado de “uma nova forma de criar samba” e possui influências até mesmo do jazz.

Como tudo no mundo, a bossa nova passou por algumas modificações ao longo do tempo, entretanto o seu caráter popular e nacionalista nunca foi deixado de lado... Pelo contrário! Ele se tornou ainda mais intenso, o que contribuiu para a sua grande popularidade.

Mais do que um simples gênero musical, contudo, a bossa nova também se tornou um movimento no Brasil, fazendo críticas a diversas áreas da sociedade. Assim como todo movimento, ele acabou dando lugar à MPB. Contudo o seu legado continua vivo até os dias de hoje, assim como levamos na memória todas as músicas e os artistas que surgiram naquela época.

Um exemplo disso é a criação do Dia Nacional da Bossa Nova. Celebrado em 25 de janeiro, ou seja, no aniversário de Tom Jobim, essa data procura relembrar todos os feitos desse movimento e gênero musical, ao mesmo tempo em que homenageia todos os envolvidos e todas as lindas canções que foram criadas na época.

Com isso em mente, o Horóscopo Virtual decidiu criar uma pauta especial para dar maior visibilidade a esse assunto, ao mesmo tempo em que oferece maior visibilidade para a cultura brasileira. Aqui você irá conhecer alguns cantores que foram muito importantes para a bossa nova, entenderá como os seus signos influenciaram suas obras e também verá algumas canções da época. Confira!

Áries – Astrud Gilberto

Famosa não somente no Brasil, mas no mundo inteiro, Astrud Gilberto, nascida no dia 29 de março de 1940, conquistou todas as pessoas com sua voz impressionante e a sua atitude marcante, típica de uma ariana. Com músicas tanto em inglês quanto em português, ela é muito confiante, afiada e intensa e podemos perceber todas essas características muito comuns nesse signo em suas canções.

Música: Berimbau

“Capoeira me mandou

Dizer que já chegou

Chegou para lutar

Berimbau me confirmou

Vai ter briga de amor

Tristeza camará...”

Touro – Carlos Lyra

Responsável por oferecer maior ritmo à bossa nova ao incorporar característica do samba ao gênero musical, Carlos Lyra, nascido no dia 11 de maio de 1933, é uma figura muito importante para o movimento. Seu lado taurino pode ser percebido em suas músicas, principalmente quando ele aborda temas relacionados ao amor, à amizade e à sua determinação, que era percebida em todas as áreas de sua vida.

Música: O Descanso do Guerreiro

“Meu violão seresteiro

Pelo mundo inteiro

Roga do Senhor

O descanso do guerreiro

Que merece ter todo o trabalhador”

Gêmeos – João Gilberto

Por fazer parte de uma família de musicistas, era de se esperar que João Gilberto, nascido no dia 10 de junho de 1931, se interessasse por esse mundo, não é mesmo? O baiano ficou à frente do movimento durante muito tempo, sendo um dos principais nomes da bossa nova. O seu lado geminiano aparecia constantemente em suas músicas, que ele criava para desabafar e pela constante necessidade de expressar os seus sentimentos.

Música: Chega De Saudade

“Vai, minha tristeza, e diz a ela

Que sem ela não pode ser

Diz-lhe numa prece que ela regresse

Porque eu não posso mais sofrer”

Descubra qual a playlist de cada signo!

Câncer – Toquinho

Compositor, cantor e violinista. Esse é Toquinho, nascido no dia 6 de julho de 1946, que foi um dos principais nomes da bossa nova e até os dias de hoje nos agracia com belas canções. Assim como todo canceriano, ele é muito emotivo, sensível e imaginativo, e isso é transmitido por meio de suas canções, que sempre são muito emocionantes. Por causa de sua personalidade protetiva, ele dedica várias de suas canções às crianças.

Música: Aquarela

“E o futuro é uma astronave

Que tentamos pilotar

Não tem tempo nem piedade

Nem tem hora de chegar”

Leão – Baden Powell

Sem nunca negar o seu dom para a música, Baden Powell, nascido no dia 6 de agosto de 1937, não tinha medo do palco. Vindo de uma família de músicos, ele entrou em contato com a bossa nova justamente pelo fato de que cantava em um local muito frequentado pelos artistas do movimento. Assim, logo passou a fazer parte da turma, já que, como todo leonino, era muito extrovertido e sociável.

Música: Consolação

“Eu amei, amei demais

O que eu sofri por causa do amor

Ninguém sofreu

Eu chorei, perdi a paz

Mas o que eu sei

É que ninguém nunca teve mais

Mais do que eu”

Virgem – Edu Lobo

Cantor, compositor, arranjador, instrumentista... São muitas as habilidades de Edu Lobo, nascido no dia 29 de agosto de 1943. Mas não tem problema: como todo virginiano, ele é muito organizado e consegue lidar com todas as suas responsabilidades de maneira impressionante. Além disso, ele adora o desafio e o trabalho, por isso nunca reclama de nada e é uma pessoa muito leal.

Música: Ponteio

“Era um dia, era claro

Quase meio

Tinha um que jurou

Me quebrar

Mas não lembro de dor

Nem receio

Só sabia das ondas do mar...”

Os signos no Karaokê: Qual é a sua música?

Libra – Vinícius de Moraes

Não dá para falar de bossa nova sem falar de Vinícius de Moraes. Nascido no dia 19 de outubro de 1913, ele foi um dos principais compositores e cantores do movimento, por isso fez parte de sua criação e fundação. Assim como todo libriano, ele adorava agradar a todas as pessoas ao seu redor, por isso muitas de suas músicas foram inspiradas em figuras reais de sua vida. A icônica “Garota de Ipanema”, por exemplo, é uma homenagem à sua avó!

Música: Garota de Ipanema

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça

É ela, menina, que vem e que passa

Seu doce balanço, caminho do mar

Moça do corpo dourado, do Sol de Ipanema

O seu balançado é mais que um poema

É a coisa mais linda que eu já vi passar”

Escorpião – Ronaldo Bôscoli

Responsável por parcerias belas e inesquecíveis, Ronaldo Bôscoli, nascido no dia 28 de outubro de 1928, foi responsável pela criação de músicas muito marcantes da bossa nova. Romântico e intenso como todos os escorpianos, ele gostava de transmitir sentimentos bons e emocionantes em suas canções. Ele engatou, inclusive, um romance com Elis Regina que durou cerca de cinco anos.

Música: O Barquinho

“Dia de luz festa de sol

E o barquinho a navegar

No macio azul do mar, tudo é verão o amor se faz

Num barquinho pelo mar

Que desliza sem parar

Sem intenção nossa canção vai saindo

Deste mar e o sol

Beija o barco e luz, dias tão azuis”

Sagitário – Alaíde Costa

Com mais de 20 discos, Alaíde Costa é um nome bastante conhecido dentro da bossa nova. Nascida no dia 8 de dezembro de 1935, ela possui mais de 50 anos de carreira. Sua personalidade típica de uma sagitariana pode ser percebida em todas as suas músicas, que retratam assuntos como flertes, amores e amizades, algo que é muito bem visto por todas as pessoas regidas por esse signo.

Música: Dama das Camélias

“A sorrir, você me apareceu,

E as flores que você me deu,

Guardei no cofre da recordação,

Porém depois você partiu,

Pra muito longe e não voltou,

E a saudade que ficou

Não quis abandonar meu coração”

Capricórnio – Nara Leão

Considerada a musa da bossa nova, Nara Leão, nascida no dia 19 de janeiro de 1942, era a típica capricorniana. Isso porque, além de ser muito versátil no gênero musical, ela também possuía um charme e um carisma impressionante, o que cativava todas as pessoas ao seu redor. Assim como todos que são regidos por esse signo, ela adorava uma boa competição, pois acreditava que isso a fazia melhorar diversos aspectos em sua vida de artista.

Música: O Circo

“Faço versos pro palhaço que na vida já foi tudo

Foi soldado, carpinteiro, seresteiro e vagabundo

Sem juízo e sem juízo fez feliz a todo mundo

Mas no fundo não sabia que em seu rosto coloria

Todo encanto do sorriso que seu povo não sorria”

Aquário – Tom Jobim

Nascido no dia 25 de janeiro de 1927, Tom Jobim é um dos principais nomes da bossa nova. Ele foi, afinal de contas, um dos criadores desse gênero e movimento musical. E não poderia ser diferente, não é mesmo? Assim como todo aquariano, ele era extremamente inteligente, criativo e original, além de que também possuía uma personalidade muito doce, romântica e agradável.

Música: Eu sei que vou te amar

“Eu sei que vou te amar,

Por toda a minha vida eu vou te amar,

Em cada despedida eu vou te amar,

Desesperadamente, eu sei que vou te amar.”

Peixes – Elis Regina

Com apenas 11 anos, Elis Regina, nascida no dia 17 de março de 1945, já fazia alguns bicos em rádios. Aos 15, lançou o seu primeiro disco e ficou conhecida no Brasil inteiro pela sua bela voz. Na bossa nova, tratava de assuntos muito importantes para a sociedade. Assim como toda pisciana, era muito sensível e focava em assuntos emocionais e que tocavam o coração de todas as pessoas, mas sempre de maneira criativa e surpreendente.

Música: Alô, alô, marciano

“Alô, alô, marciano

Aqui quem fala é da Terra

Pra variar estamos em guerra

Você não imagina a loucura

O ser humano tá na maior fissura porque

Tá cada vez mais down the high society”


Leia também: Conheça a banda de rock nacional de cada signo

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.