por Valquiria Rita Geraldini

As flores laranjas na Terapia Floral

Mistura do amarelo e do vermelho, a cor laranja é com certeza o tom mais energético que existe! 

O laranja está associado ao dinamismo da juventude, à alegria, à vitalidade, à abertura para a vida, à energia, ao entusiasmo, à diversão, à sociabilidade e ao lúdico. Cor terciária que tem o mesmo nome da fruta que lhe dá o nome e que lembra muito a estação de verão e do calor. 

No livro “A Psicologia das Cores”, a autora Eva Heller afirma que existem 45 tons de laranja e fala que antes que a fruta laranja se tornasse conhecida por toda a Europa, a cor laranja não existia, pode-se procurar em vão pela cor laranja nos livros antigos. 

Na Natureza, também encontramos flores laranjas. Na Terapia Floral, existem algumas essências florais feitas com flores de cor laranja. Apenas para exemplificar, vou citar três: 

 Alpine Lily

Indicada para a rejeição da sexualidade e da identidade feminina bem como o sentimento de inferioridade por ser mulher. É muito útil para mulheres que têm conflitos com a figura materna e, por conseguinte, com a feminilidade. Auxilia a mulher durante a concepção e a gravidez a vivenciar de forma positiva os próprios órgãos reprodutores. É também indicada para a mulher que resiste às mudanças e flutuações corporais durante a menopausa.

Calendula

Permite um melhor uso do poder verbal. É muito útil quando as pessoas tendem a brigar ou a usar palavras “ásperas” sendo duras e destrutivas em termos verbais. Vai proporcionar calidez, receptividade, cordialidade e doçura à comunicação, permitindo ao mesmo tempo uma boa escuta e uma melhor recepção das mensagens dos outros. 

California Poppy

É indicada para os que procuram encontrar fora o que devem buscar dentro de si mesmos. Ela ajudará a resgatar a confiança nos próprios sentimentos e ouvir a voz do coração. É a flor que representa o estado da Califórnia nos EUA. 

Estas três essências florais são pertencentes ao Sistema dos Florais da Califórnia, criadas pela Patricia Kaminsky e pelo Richard Katz. 

Os florais não possuem contraindicação, podendo ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês, sendo possível usá-los conjuntamente com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação de todo o país. Normalmente são utilizados tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia. 

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.