por Equipe Horóscopo Virtual

Aumente sua autoestima!

A nossa autoestima define a forma como nos enxergamos e o que pensamos de nossa aparência, capacidade e importância na sociedade. Ter autoestima baixa significa viver rodeado de muita insegurança, incerteza, tristeza, depressão e reprovação de si mesmo. Por isso, é preciso superar estes obstáculos colocados por nossa mente em relação a nossa aparência, para vivermos de forma mais segura e feliz. Mas o que podemos fazer para melhorar nossa autoestima?

Quando somos perfeccionistas demais com nós mesmos, acabamos conseguindo um resultado contrário ao desejado: em vez de nos sentirmos cada vez melhor, nos sentimos piores, pois percebermos o quão longe estamos da perfeição tão desejada. Se este é o seu caso, respire fundo, feche os olhos, e diga a si mesmo que você não precisa ser uma pessoa perfeita.

Mas afinal, para que buscamos a perfeição, sendo que ela não existe - de qualquer forma? Todos nós temos defeitos e não há como escapar deles. Em contrapartida, todos nós também temos qualidades. Devemos ter a humildade de reconhecer nossos erros e tentar sempre evoluir, corrigindo-os, mas nosso foco deve ser mostrar ao mundo no que somos bons.

É claro que existem momentos em que estamos cabisbaixos e sem ânimo para “ver o lado bom das coisas”, e isso é normal, mas não devemos permitir que estes momentos sejam comuns e corriqueiros em nossa rotina. Vale refletir: “tenho mais momentos de felicidade ou tristeza, em minha vida, por conta da minha aparência e de minhas competências?”. Se descobrir que tem mais momentos tristes, vale a pena refletir a respeito e trabalhar em si próprio essa questão, para que entenda (e concorde) que você também merece ser feliz.

Seja qual for o motivo que lhe faz sentir mal, como críticas externas ou internas, culpa, traumas passados, carência, insegurança ou o que for, você precisa tentar levantar a bola da tua vida e sair dessa fase ruim!

Saiba que você é muito mais que apenas uma junção de pontos fracos. Você, com certeza, tem muitas características positivas que precisa valorizar e admirar em si mesmo. Coloque no papel tudo o que você faz bem, o que mais gosta em você, mesmo que sejam coisas pequenas. Quando juntar tudo em uma lista, se surpreenderá com tantas qualidades boas.

Tenha consciência de que defeitos todos nós temos, mas, se valorizarmos nossos pontos fortes, os defeitos ficarão cada vez menos evidentes. E, para amenizar cada vez mais seus pontos negativos, trabalhe-os. Mas não se sinta pressionada a isso! Trabalhar defeitos é uma opção muito legal para nos tornarmos pessoas melhores, mas não deve ser algo forçado e que cause estresse.

Além disso, tenha paciência. Não é de um dia para o outro que você conseguirá mudar tudo o que te incomoda. As mudanças acontecem aos pouquinhos, mas acontecem. O que não pode é ficar parado, afinal, é melhor as coisas acontecerem devagar do que não acontecerem. Lembre-se disso quando cogitar desistir!

Evite fazer comparativos. Aliás, não os faça até que sua autoestima esteja estabilizada novamente. Entenda que admirar alguém e se espelhar nos valores e qualidades de uma pessoa pode ser muito bom para sua evolução pessoal, mas se comparar diretamente aos outros só fará você pensar “ela faz isso tão bem e eu tão mal”, ou “ela é muito feliz e eu não”, e não é desse tipo de pensamento que você precisa. Sem falar que as pessoas mostram apenas parte da vida delas – vai saber se, quando ela está sozinha, ou fora do ambiente que você a encontra, ela é tão feliz da forma que mostra ser - afinal, todos têm problemas.

Além de tudo isso, lembre-se que você sempre poderá contar com seus melhores amigos, sua família, e todos aqueles que te amam pelo que você verdadeiramente é!


Artigo escrito por Giovanna Frugis da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.