Compartilhar

por Erickson Rosa

Os 3 passos para desenvolver a autoestima e encontrar sua missão

Quais os 3 primeiros passos necessários, que você deve dar para iniciar o autoconhecimento e aumentar sua autoestima?

Eu acredito piamente que cada pessoa possui um propósito, alguns encontram, enquanto que outros se perdem nesse processo. 

Eu acredito que somos testados, duramente, durante a vida para verificar se somos merecedores de encontrar tal alegria. Pois acredite, depois que você encontra seu propósito de vida, encontramos a verdadeira felicidade e tudo em nossa vida se alinha e ganha outro brilho. A felicidade emocional, financeira e profissional nos encontra.

O propósito de vida é uma lembrança de quem somos e do impacto que causamos no universo. Isso faz com que a vida seja completa e feliz. 

Acredito que ajudar você a encontrar sua missão de vida é a minha missão e do Coach Matinal. Não apenas encontrar sua missão, mas o sentido que guia sua missão de vida. O sentido da vida.

E uma das formas para fazermos isso é desenvolvermos as habilidades que auxiliarão você nesse processo e que, consequentemente, aumentaram sua autoestima. Por isso vamos falar aqui das 3 principais habilidades que deve desenvolver:

1. Capacidade de descrever suas emoções

Conseguir descrever o que sente é essencial para a pessoa que busca o sentido de sua vida. Pois isso denota conhecimento emocional de si. A pessoa que possui essa definição consegue saber como se sente. Definições como frustrado, irritado, nervoso, ansioso, é melhor do que uma pessoa que apenas diz que está se sentindo mal. 

Por que? Bem, porque uma pessoa que consegue definir suas emoções aceita melhor os sentimentos negativos e isso gera uma compreensão melhor de si mesmo. Por isso essa habilidade é tão importante. Para haver aceitação de si, precisa-se primeiro do entendimento de si mesmo. 

Quando não sabemos nomear nossas emoções temos o que Freud chamou de angústia. A angústia é caracterizada pelo desconhecimento do mal-estar. A pessoa que sente angústia não sabe o porquê de estar sentindo esse sentimento. Apenas sente o mal-estar.

2. Aceitação das emoções

Depois de conhecer essas emoções e sentimentos, é importante aceitá-los. Quem nega a si mesmo os sentimentos negativos, nega também a chance de modificá-los. É importante aceitar a parte que você nega a si mesmo. Carl Jung, psicólogo criador da teoria dos arquétipos, falava da importância de aceitar a sombra.

A sombra são as emoções e sentimentos negativos que temos, mas negamos a nós mesmos. Como se não fosse correto ter esse sentimento ou emoção. Assim não conseguimos descobrir a origem dessa emoção. Por exemplo, se alguém lhe deixou com raiva, é muito provável que essa raiva já estivesse dentro de você e esse evento só libertou sua raiva. 

A capacidade de aceitação gera em nós o autoconhecimento, e isso é fundamental para encontrarmos nosso propósito maior, pois muitas vezes nosso maior poder reside em nossa sombra, e quando não aceitamos isso, perdemos o contato com uma parte de nosso ser. 

Negligenciar essa parte é criar um inimigo interior, ou seja, o nosso eu autossabotador. Quanto mais negamos a existência de um eu negativo, mais aumentamos o poder das emoções e sentimentos negativos. Isso porque ficamos em uma luta interna para negar nossas emoções negativas, como raiva, inveja, vingança, etc. Porém quando estamos fragilizados essas emoções acabam nos dominando. É como estar em uma piscina tentando manter submersas diversas bolas. Quando você se descuida ela vem com toda força para cima.

3. Perdoar a si mesmo

Um dos grandes diferenciais daqueles que vivem sua missão de vida é a contemplação dos fracassos de forma tranquila, porém sem ignorá-los. 

Os erros e fracassos devem ser encarados como um aprendizado e se perdoar é fator essencial para quem deseja realmente encontrar sua missão e viver dela. Veja que enquanto nutrir culpa pelos seus erros e fracassos jamais crescerá com eles e nem aprenderá com eles.

Por isso que no Coach Matinal Members trabalhamos com o método AFP, que é aprendizado, foco e planejamento. O aprendizado é importante para que você realize sua missão de vida. Sem ele você não adquire o conhecimento.

Perdoar a si mesmo é fator fundamental para o aprendizado. 

Então esses são as três primeiras habilidades que você precisa desenvolver para subir o primeiro degrau que é do autoconhecimento e consequentemente aumentar sua autoestima, pois sem o amor próprio é impossível encontrar sua missão. 

Ame-se e cuide mais de você mesma. Afinal, você merece.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.