Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Aumente sua autoestima com cuidados caseiros

O amor-próprio e a autoestima de muitas pessoas vivem em cheque. A sua é uma delas? Se você pensa que esses conceitos são apenas uma questão de olhar no espelho e gostar do que vê, você está muito enganado! Ainda que o espelho seja um fator, existem muitos outros, como saber se perdoar, ser gentil com suas escolhas, entender que não é perfeito, ter orgulho de si mesmo e da sua trajetória... Enfim, é entender o que é o reflexo no espelho e o que realmente existe por trás dele.

Uma vez que nossa autoestima esteja no lugar, teremos uma vida mais leve, carregaremos mais amor no coração, nos sentiremos bem conosco mesmo e seremos bons com as outras pessoas. Apesar de tantas pessoas enfrentarem um problema com o amor-próprio, nem tudo é tão difícil quanto parece e nem sempre a solução se encontra no mundo exterior. Muito pelo contrário!

Pensando no seu bem-estar, o Horóscopo Virtual preparou 15 dicas para melhorar sua autoestima em sua própria casa!

- Aprenda algo novo

Mulher segurando xícara de chá lendo um livro a sua frente

Quando você aprende algo novo, seja um novo hobby ou um curso sobre algo que te interessa, você se vê produtivo! Você sente que está chegando a algum lugar e que isso é todo mérito seu! A sabedoria e o orgulho de si mesmo estão superligados à autoestima!

Conheça os 3 pilares básicos da autoestima

- Liste suas conquistas

Mulher escrevendo em um caderno ao lado de um croissant e café

Que jeito melhor de enxergar sua trajetória do que escrevendo sobre ela? Às vezes nos esquecemos do quanto melhoramos e nos desenvolvemos ao longo da estrada, por isso é que quando listamos tudo o que conquistamos e nos lembramos de todos os obstáculos enfrentados, percebemos que somos fortes, resilientes e, por fim, aprendemos a admirar a nossa própria história.

- Esclareça seus valores

Mulher olhando o mar com cabelo solto

De vez em quando nos vemos desapontados conosco porque estamos seguindo um caminho que antes parecia certo, mas que agora não combina mais com a nossa visão de mundo. Isso pode acontecer porque mudamos em algum aspecto e não nos identificamos mais com o que fazemos. Esclareça, portanto, os seus valores e siga o caminho em que acredita!

- Ajude alguém

Duas mãos no centro em meio a colunas de concreto

Ao ajudar alguém, podemos nos ajudar, seja porque esse processo pode se revelar uma autocura ou simplesmente porque percebemos que somos generosos, então nos vemos orgulhosos quanto à nossa atitude.

- Faça as pazes com seu passado

Mulher apoiada em uma janela de madeiras olhando para o lado

Certas lembranças são muito pesadas para os nossos ombros, então carregar mágoas ou ressentimentos só nos deixa mais carregados e cheios de pesares. Com o intuito de ficar mais leve e de bem consigo mesmo, busque fazer uma reflexão, compreenda o tempo que passou, o que mudou, se existe espaço para o perdão e veja se consegue tirar alguma lição disso tudo.

Entenda a importância do perdão para a autoestima

- Leia algo inspirador

Pessoa segurando livros empilhados com a mão

Esperança de nos tornarmos alguém ou de encontrarmos algo melhor em nossas vidas já é meio caminho andado para conquistar o que está em jogo. Por isso leia algo inspirador e volte a acreditar em si mesmo!

- Cuide do seu corpo

Pessoa segurando um franco de óleo para o corpo e colocando na mão

Pegue um creme e faça uma massagem no seu corpo. Sinta onde está tenso, trabalhe nas regiões que precisam ser relaxadas e aproveite esse momento para se conhecer, afinal autocuidado é essencial para manter a autoestima.

- Arrume-se

Mulher de olhos fechados e sorrindo com sua mão apoiando a parede ao lado

Fique bonita para si mesma, passe uma maquiagem, coloque uma roupa sensacional e passe o resto do dia se admirando no espelho! Como nossa mãe nos dizia: se não nos amarmos, ninguém irá fazê-lo!

- Faça uma sessão de fotos

Mulher tirando foto de si em sua sala

Caso tenha se arrumado ou tenha acordado num dia bom, que tal fazer uma sessão de fotos em casa mesmo? Pegue seu celular, coloque o timer para funcionar e capriche nas poses! Conheça seus ângulos, como se sente melhor, mais bonita e veja os resultados no rolo da câmera: você é maravilhosa!

Atente-se a 3 comportamentos que geram baixa autoestima

- Medite

Pessoa meditando em um jardim

Cuidado mental e emocional são essenciais para nos compreendermos, administrarmos nossas emoções e nos sentirmos bem conosco mesmo. Sendo assim, separe uns minutos do seu dia para si, faça uma meditação, seja gentil consigo mesmo, abrace suas falhas e exalte o que há de melhor em você!

- Faça exercícios

Mulher no chão fazendo abdominal

Quando trabalhamos o corpo, trabalhamos a nossa autoestima, isso é incontestável. Sendo assim, dedique um tempo do seu dia para o seu bem-estar, use aplicativos de exercício, videogame, vídeoaula ou alguma sessão de alongamento! O importante é se movimentar!

- Durma bem

Mulher deitada na cama dormindo

Não enxergamos as coisas como elas são quando estamos cansados ou com fome, por isso é que uma boa noite de sono é essencial para nosso bem-estar e para a nossa autoestima (principalmente para nossas companheiras “olheiras”).

- Alimente-se bem

Mesa com prato com diversos alimentos e ao lado um ramo de flor e um abacate cortado ao meio

Como dissemos anteriormente, não enxergamos as coisas como elas são quando estamos cansados ou com fome, por isso faça todas as refeições do dia, aposte em pratos coloridos, tome bastante líquido e brilhe com a sua saúde por aí!

- Dê uma nova cara às roupas velhas

Cama com algumas roupas e uma flor

Sabe aquelas roupas velhas que você ama, não quer dar embora, mas também não usa mais? Que tal dar uma repaginada nelas? Às vezes ficamos com nosso amor-próprio lá em baixo por causa das nossas roupas, mas nem sempre temos dinheiro para comprar aquele guarda-roupa novo. Então procure dicas na internet, faça alguns cortes, costure alguns detalhes e aposte num novo estilo!

Descubra agora como anda o seu amor-próprio

- Seja gentil, julgue menos

Pessoa segurando um pedaço de espelho e olhando para si

Essa é a dica e a conclusão! Seja gentil consigo mesmo e abrace quem você é, com todas as suas qualidades e defeitos. Busque fazer o mesmo com os outros. Muitas pessoas se sentem confortáveis em encontrar o defeito alheio por meio das redes sociais e sendo tóxicas ao fazer comentários maldosos. Não seja uma dessas pessoas. Energia negativa só atrairá negatividade para a sua vida. Muitos dizem que somos o que comemos, mas também somos o que falamos. Diga coisas boas, portanto! Exale positividade, amor, comente mil e um elogios e treine seus olhos para ver o melhor que existe dentro de você e das pessoas que te cercam. Crie uma corrente de amor-próprio começando com você!

 
 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.