Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

5 dicas para não se tornar uma vítima emocional

Se você vive triste ou irritado, achando que os outros estão fazendo algo contra você, te negando coisas, te delegando tarefas que você não gostaria ou ainda que o universo está te punindo por uma razão X: você está vivendo, literalmente, uma grande dor de cabeça! É claro que, às vezes, o mundo realmente parece estar contra nós, mas se essa é uma sensação constante na sua vida, talvez você esteja se vitimizando demais. Para ajudá-lo, nós separamos 5 dicas para você abandonar esse comportamento:

Seja responsável por suas ações, sentimentos e desejos 

É natural querermos culpar o mundo quando nos sentimos impotentes, mas é essencial entender que existem determinadas situações que não dependem só da gente. E não só isso: tudo o que fazemos ou desejamos tem as suas consequências e nós precisamos ser responsáveis por isso! 

Pense em como você pode mudar a situação

Não adianta nada ficar reclamando e culpando o universo para sempre. Quanto mais rápido você se afastar da tristeza, se levantar e pensar em uma solução, mais rápido encontrará a felicidade de novo!

Aprenda a não culpar os outros

Pode ser difícil de entender, mas viver em sociedade é entender que a nossa vida e as nossas escolhas dependem só da gente. O que você puder fazer por você, faça! Se o outro não está fazendo a parte dele: “ema, ema, ema, cada um com os seus problemas”. E isso também quer dizer que se o outro deixa algo inacabado, e isso acaba te prejudicando, é melhor você correr atrás do prejuízo por si mesmo ao invés de ficar esperando alguma atitude da outra pessoa.

Seja gentil com si mesmo

Leia também "Você é vítima de comportamentos autossabotadores?"

Se vitimizar o tempo todo faz mal para a sua saúde mental! Por isso, dê um tempo para si mesmo e lembre-se que o mundo não se resume em presas e predadores. 

Aprenda a perdoar 

Ainda que você culpe o outro por algo, você precisa aprender a perdoar. Às vezes, as pessoas fazem coisas sem pensar, mas quando ficam mais velhas se arrependem ou, no mínimo, notam o quão bobas foram. Por isso, não as leve tão a sério! Só assim o seu coração ficará leve e os seus ombros livres de rancor.

Como se policiar? 

Melhorar o nosso comportamento é uma questão de prática e de constante vigia. Para ajudá-lo ainda mais, quando perceber que está se fazendo de vítima, questione-se: 

O que está me incomodando pode ter sido um acaso ou não? 

A pessoa realmente tem um motivo para ter algo contra mim ou será que não sou eu que estou vendo coisa onde não tem? 

A minha empresa realmente está criando caso comigo ou será que não fui eu quem cometeu um erro? 

O mundo está me punindo ou sou só eu colhendo os frutos do que plantei no passado?  

Abandonar velhos hábitos não é tarefa fácil, mas se fazer de vítima o tempo todo é algo que se torna pesado, tanto para a nossa vida quanto para a vida das pessoas que convivem conosco. Se o mundo lhe parece um lugar sombrio, tente seguir as nossas dicas e coloque nesses olhos os seus óculos de positividade!


Artigo escrito por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.